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Tópico: radiador selado

Hybrid View

  • #1
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    radiador selado




    Pessoal,

    Estou interessado em adaptar no Garoto o sistema selado do radiador, aquele onde tem um reservatório de expansão, alguma vez li algo a respeito aqui no forum de terem colocado na parte de cima a mesma da parte de baixo do radiador , gostaria de fazer algo mais simples como por exemplo conectar o respiro do radiador ao reservatório, retirar a mola da tampa e fazer a vadeção na parte de cima da tampa do radiador.

    Alguem já fez isto
    Funciona
    Vale a Pena
    O amor existe
    E o Papai Noel
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    sistema selado.

    Otima idéia.

    Porém, só vale a pena dependendo se é uma instalação prevista no motor do seu CJ ou se voce tem problemas de refrigeração no seu motor.

    Basicamente é oque voce já sabe. Não precisa modificar o radiador. troque o tipo de tampa para a tampa do sistema selado, mas voce tem que ter um derivação do bloco ou da bomba para o tanque de expansão, ida e retorno do tanque para o radiador ou mangueira , a volta. O tanque deve ser instalado ligeiramente acima da linha superior do radiador (se não, não enche o reservatório). Veja lado direito do CJ, vaso de expansão do fiat.

    Voce pode ainda colocar um tanque coletor conectado ao radiador, de forma a manter o respiro sempre cheio de aditivo. Veja lado direito do CJ, recipiente coletor do opala.

    No meu caso, foi o jeito que eu arrumei para acabar com os problemas de refrigeração.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos radiador selado-11210004_126.jpg   radiador selado-11210003_203.jpg  

  • #3
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    Leopoldo,

    Obrigado pela resposta, porém nao entendi muito bem oque vc falou sobre a derivação e que pode ser do bloco ou da bomba, perguntas:

    - esta derivação é na pressão posivitiva ou negativa da bomba (só pode ser negativa, a positiva leva direto para o radiador, certo )
    - os vazos de expansão atuais já não fazem o papel do reservatório
    - seria possivel vc fazer um rascunho das conexoes
    - Você é feliz

    Obs: meu motor é um BF161 ( o óleo que não vaza, ele queima )
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    Jimny HR 2011

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
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    15/12/2005
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    pq vc vai fazer isso? eu pelo ao contrario uso motor ap, com o radiador original, e eliminei o vaso espansor... deixo o radiador uns 2 dedos vazio, nunca tive nenhum problema nesse quase 3 anos...

  • #5
    Amigos Kim/Zé Renato, achei o T do opala!!! E se quiser a loja tem mais 5 aqui, por 20 pilas!!!... Hehehehe...

    Agora é por a mão na massa!!!...

    Amigo Edwint, acho que o que estamos fazendo é aperfeiçoando um sistema que é bom, mas tem seus probleminhas como ferver, secar, sujar todo o motor com aquela agua tipo barrenta e ter que completar toda semana... Sendo assim no meu ponto de vista também posso aperfeiçoar o sistema de arrefecimento do Jeep/Rural, fazendo como todos os motores de hoje, usando reservatório de expansão e liquido de arrefecimento, fazendo assim o motor trabalhar na temperatura ideal, sem perigo de ferver ou congelar...

  • #6
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    18/02/2004
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    Exclamation

    Bom, sei que as dúvidas aqui foram sanadas e a galera já está selada ( ops! ).
    Porém, como eu tb resolví fazer essa bagaça, acabei documentando os procedimentos e acredito que pra alguém que futuramente possa vir a ter dúvidas, as fotos possam ajudar em algo.

    Primeiramente fui na casa de peças e pedí o reservatório de expansão do Gol G3, pois o bico que foi instalado no radiador seria dessa bitola. Garfei dois suportes do varão da cortina de casa ( que a patroa não leia isso ) pra usar de suporte do reservatório no cofre do motor do Jeep.
    Mandei trocar a colméia do radiador com um especialista aqui do Ipiranga, eliminar o bocal superior e já instalar o bico de saída da água superior.
    Por sorte, meu mecânico na reforma inicial do Jeep, já tinha deixado o T no cano da parte de baixo do radiador, então não tive que ir em busca disso.
    Comprei as mangueiras superior e inferior ( 1 metro de cada ), e as 4 braçadeiras.
    Meia horinha depois, estava colocando água de novo no radiador via reservatório. Muito bacana!

    Seguem as fotos:
    Foto 1 -> Suportes na parede corta-fogo;
    Foto 2 -> Reservatório Instalado;
    Foto 3 -> Ligação da mangueira superior no radiador.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
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    18/02/2004
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    Exclamation

    Continuando..

    Foto 4 -> Suportes na parede corta-fogo;
    Foto 5 -> Close no reservatório já devidamente conectado;
    Foto 6 -> Instalação no T da mangueira inferior do radiador;
    Foto 7 -> Reservatório.

    []s
    Caio
    4X4 Brasil

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