x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Hybrid View

Dá para adaptar motor, embreagem e caixa do Opala 4cil no Jeep?

Boa noite pessoal, meu Jeep 1966 é original com motor BF161 e caixa de 3 marchas com GNV. Como o motor não está muito bom e minha caixa também não está muito santa, apareceu uma oportunidade de comprar um Opala 1980 4 cil por 700,00 pila com motor bom e lata meia podre.

Perguntas:
    1° Se eu trocar o 6 cil pelo motor do Opala, posso trocar a caixa original do Jeep pela do Opala? Essa caixa, que deve ser de 4 marchas, será que aguenta o uso na cidade? Não pretendo mais coloca-lo em trilhas pesadas.
    2º A embreagem do Opala pode ser aproveitada também? Será que ela é mais forte que a do Jeep?
    3º Como o Opala está com documentos atrasados, tem como eu legalizar o motor dele no meu Jeep sem precisar pagar os impostos? Preciso dar baixa no carro? O antigo proprietário vai se incomodar se eu desmanchar esse carro e vender a lata para o ferro velho?

Se puderem me dar umas dicas agradeço, pois tenho até sábado para comprar o carro.

Usuário Avatar de Willys51or
    Entrada
    04/11/2007
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Agradecimentos: 0

Caixa opala

Colega, Os mais entendidos podem lhe responder melhor, mais pelo que sei essa caixa não serviria para o jeeo por causa da relação ser mais alongada. Além disso, parece-me que ela é muito comprida fisicamente. Se puderes optar pela caixa do chevette 4 ou 5 marchas (1.0 ou 1.6), seria muito mais vantajoso. Valeu.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Boa noite pessoal, meu Jeep 1966 é original com motor BF161 e caixa de 3 marchas com GNV. Como o motor não está muito bom e minha caixa também não está muito santa, apareceu uma oportunidade de comprar um Opala 1980 4 cil por 700,00 pila com motor bom e lata meia podre.

Perguntas:
    1° Se eu trocar o 6 cil pelo motor do Opala, posso trocar a caixa original do Jeep pela do Opala? Essa caixa, que deve ser de 4 marchas, será que aguenta o uso na cidade? Não pretendo mais coloca-lo em trilhas pesadas.
    2º A embreagem do Opala pode ser aproveitada também? Será que ela é mais forte que a do Jeep?
    3º Como o Opala está com documentos atrasados, tem como eu legalizar o motor dele no meu Jeep sem precisar pagar os impostos? Preciso dar baixa no carro? O antigo proprietário vai se incomodar se eu desmanchar esse carro e vender a lata para o ferro velho?

Se puderem me dar umas dicas agradeço, pois tenho até sábado para comprar o carro.

Caro Rafaminc!!

Vamos às suas perguntas!

1ª - Pode, só terá que fazer o acoplamento da t-case (a caixa que liga o 4x4 e a reduzida no jeep), se for o câmbio cleck-cleck (que é com varetas), é muito resistente, o único inconveniente, é quando há folgas nas varetas.
    Sendo o cambio que tem a carcaça de alumínio, aguenta bem também;

2ª - A potência dos motores em questão são quase semelhantes, então, os sitemas de embreagem tem resistências a forças semelhantes;

3ª - Sobre a documentação, recomendo pegar um recibo de compra (desses prontos, de papelaria) e preencher, com os dados do motor e do antigo proprietário, no Paraná o detran aceita, assim, a responsabilidade fica com o antigo proprietário, não precisando de "dar baixa".

Agora se o veículo está com você, ou seja, comprou, terá que dar baixa mesmo...

Espero ter ajudado!

Abraços.

Kim.

Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Cara vai numa receita que ja deu certo,por sinal muito boa
    Motor de opala 4cc com caixa de chevette 5 marchas,fica um conjunto muito bom,resistente e deixa o jeep mais agil,alem de ajudar na economia
    Eu particularmente recomendo,to com essa caixa a quase 1 ano,e ate agora so alegria...
    qualquer duvida estamos ai
    abraços

ja vi uns jeeps com motor, câmbio e eixos de opala... mas não eram mais 4x4... mas é possível a adaptação, e quanto à documentação atrasada do opala nem precisa dar baixa...

Usuário
    Entrada
    28/06/2008
    Local
    são bernardo do campo/SP

caixa de câmbio do chevete

Anderson!Ou quem mais me puder sanar esta dúvida!(quem possui este tipo de configuração)

Boa noite!
    Eu nesta 3 semanas passadas mandei montar o kit deep tec mais a caixa de câmbio de chevete com caixa sêca do opala no motor do opala em minha F-75.
    O restante eu é que estou fazendo,pois não gosto de mandar outros fazerem;só que surgiu uma dúvida,ou melhor dificuldade,o disco de embreagem não libera o platô,quando pisado até o fundo no pedal,portanto não consigo engatar as marchas,nem se o rolamento de encosto ficar encostado(sem pisar no pedal) por completo no platô o que não é bom.

O conjunto é o seguinte:motor opala,caixa sêca do opala,câmbio de chevete com kit Deep Tec,eixo piloto do chevete,rolamento do eixo piloto do opala,rolamento de encosto do opala,moringa do chevete,disco de fricção do opala ,platô do opala.
    Amanhã irei inverter o disco de embreagem,pois não sei se coloquei do lado certo(não há marcas e nem sei se irá resolver).

Portanto gostaria de saber se alguma coisa ainda está faltando??!!

Já mexi na regulagem do cabo(atrás da parede corta-fogo,parafuso da caixa sêca etc.,e também já troquei embreagens de vários carros/jeeps desde 1985 só que como este ficou ,sem liberar nada me assusta!).

Obrigado...
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    opa blz?
    Olha pelo que li ai no seu relato eta td certinho,eu provedi da mesma forma na minha montagem.
    Vc utiliza o rolamento do piloto do opala certo com o eixo piloto do chevette,quando vc montou o rolamento do opala foi refeito o encaixe para a trava do rolamento?Pois o rolamento do opala é um pouco mais espesso que do chevette,talvez ai seria uma causa,mas é pouco provavel.
    Qual o cabo embreagem que vc usa?pode ser que esteja faltando curso no cabo,procura um cabo bem longo,o maior que eu achei foi um de chevette tubarão e mesmo assim pra fazer da embregem precisei aumentar cerca de 30 mm o tamanho do cabo,amanha te passo uma foto do esquema que fiz.
    O volante e o plato são novos?se não forem manda dar um passe no torno nos dois,pode ser uma causa tbm.
    Disco de embreagem montado invertido,pode ser problema tbm,eu lembro que quando fui montar meu mecanico me atentou para uma lado certo,no centro do disco tem o estriado certo? uma das pontas é mais longa,monta essa ponta para o lado do volante do motor.Entendeu mais ou menos?

na adaptação,na minha opinião oque poderia ser causar do seu problema seria isso ai,
    Vou olhar pro meu jeep e pensar mais um pouco hehe,
    se tiver resultado me mantenha informado
    qualquer coisa estamos ai
    abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem