
Postado originalmente por
leandro_favero
Fabiano,
Acordou com o pé esquerdo nessa Sexta-Feira 13? Que bom que no nosso país levamos na brincadeira. Assista uma palestra do Daniel Godri e verá que os gringos pesquisam para saber como o povo brasileiro é tão animado!!!
Voltando o assunto:
Ele emite radiação alfa, beta e gama. A alfa e beta não atravessam pela tampa de vidro do instrumento. A radiação gama que passa através do vidro e é facilmente detectado por alguns metros. Em 30 cm a radiação é normalmente 30 vezes menor do que a superfície do instrumento.
Para comparação, a radiação na face do relógio é de 0,5 mR / h. Em 30 cm, a radiação é inferior a 0,03 mR / h. A uma distância de 2 metros, a radiação é difícil de distinguir da normal. Na maioria dos casos não há nenhuma razão para estar preocupado.

Estes dispositivos não devem ser desmontados ou ter o vidro removido.
Caso quebre o vidro, coloque ele em um saco plástico e veja com a secretaria de meio ambiente onde jogar fora. Os velocimetros não devem ser guardados em grande quantidades (20 ou mais). A quantidade de radiação emitida é relacionada com a quantidade de tinta e não com a idade ou o tamanho do velocimetro.