
Postado originalmente por
Marcos ET
PessoALL, sei que este assunto é ótima desculpa para uma chuva de pedradas, enforcamentos públicos e coisas do gênero, mas criei coragem e estou aqui pra solicitar a quem puder, algumas informações a respeito:
Estive observando a curva de torque e potência dos motores CHT (ou na sigla Autolatina: AE) 1.600cc e constatei algumas coisas interessantes:
1) Os antigos motores Continental 442 "Go Devil" apresentavam a potência bruta de 60CV a 4.000 rpm e torque máximo de 14,5 Kgf.m em (mais ou menos, pois nao me lembro bem agora) 2.800 rpm
2) Os motores CHT E-Max Gasolina (Ford Escort a partir de 1987) apresentam a potência de 78,8 CV a 5.200 rpm e torque máximo de 13,3 a 2.200rpm com carburador Weber DMTB (original de fábrica- os modelos a álcool tinham 87,5 CV e 14,2 Kgf.m de torque...)
3) Os motores AP1.6 (carburados) apresentam 76CV (Gasolina) aparecendo a 5.600 rpm e torque de 13,3 Kgf.m a 3.200
Pois bem, a primeira vista, o AP não é tão superior ao motor CHT, tanto em potência quanto em torque... desta forma, claro que vocês devem estar pensando: "o cara pirou, nós aki falando de AP. 2.0 e GM 4.1 e ele vem com este merreca de CHT que deveria estar morto e enterrado...", esclareço que só estou pensando em uma alternativa barata e perfeitamente viável, além de muito mais econômica (no caso deste motor, sim, é possível um jeep mais economico) para velhos CJ3A (acho que os CJ5 sao muito pesados para o pobre CHT...).
Claro, alem de economico, os CHT nao tem aquela correia do com. d válv. que, quando arrebenta, leva junto o resto do motor AP... pois neste CHT o comando é no bloco, acionado por corrente metálica.
Então? temos dois motores bem pequenos (1.6cc) com curvas de torque e potência "quase" iguais (perceberam o torque do CHT aparece em rpm BEEMM mais baixo? característica ideal para Jeeps?), e bem melhores que os velhos ( e excelentes - para a época) Continental 442.... só que o CHT é mais robusto e mais econômico, além de mais barato pra comprar.
Diante disso, jogo este novo tópico como quem joga aqueles discos para serem alvejados num campeonato de tiro ao alvo... pois uma vez eu li aki no tópico que alguém conhecia um "velho" que tinha um jeep com motor CHT e que ele estava "feliz da vida", enquanto uma multidão de gente apedreja este pobre motorzinho...
Vai entao a seguinte pergunta: OQ VCS ACHAM DO CHT EM CJs? VCS CONHECEM ALGUÉM QUE USE (ou tenha usado) ESTE MOTOR EM JEEP?
(obs. Nao pretendo colocar este motor, mas é sempre bom saber das possibilidades...)
Grande abraço em defesa do CHT (mas nem tanto! hehe)... tou até postando uma avaliação da revista 4Rodas entre Gol, Escort e Chevette (todos 1.600cc) pra vcs verem que o CHT nao é tão baleado assim... o APzinho até apanhou!