Caros amigos,
na minha luta pela perfeição na instalação da direção hidráulica em meu Jeep 1983, entrei no chat de dúvidas e fiz a seguinte pergunta:
"Possuo um Ford / Jeep 1983, equipado originalmente com o motor Ford Gerogia OHC, 4cc. 8V, 2.3 Litros, e estou pretendendo equipá-lo com Direção Hidráulica e Ar-Condicionado, por isso gostaria de saber se os suportes da Bomba Hidráulica e do Compressor do Ar-Condicionado da Ford / Ranger XL 2.3 Litros 8V "Argentina", servem em meu motor, assim como as respectivas polias e correias.
Agradecendo a atenção
Leonardo Alvarenga Moreira"
Como o atendente me informou, ele iria encaminhar minha dúvida para o departamento técnico da empresa para solucionar meu problema e eu posteriormente receberia um e-mail.
Para meu espanto, no dia de hoje, fui "violentado" com o seguinte e-mail resposta:
" Sr. Leonardo,
Mediante seu contato via chat, informamos que não podemos indicar a instalação de peças que não são de veículos Ford. Sugerimos que recorra a algum mecânico que conheça o seu veículo Jeep e peça uma orientação adequada.
Obrigado pelo contato.
Ainda assim, nos colocamos à disposição.
FordServiço ao Cliente
Bom atendimento é original de fábrica"
Pela paixão que pratico aos nosso queridos companheiros metálicos, e com a séria ajuda de nosso amigo Giovani Donini, que outro dia nos presenteou com uma aula sobre a fabricação dos Jeeps no Brasil, respondi o seguinte e-mail:
"Caros Amigos,
após uma consulta feita no chat (no site de vocês), onde perguntei se poderia utilizar os suportes, polias e correias da Ford / Ranger XL 2.3 8V 4cc., para instalação de Direção Hidráulica e Ar-Condicionado em meu Jeep 1983, recebi uma resposta que no mínimo foi muito engraçada, se não fosse triste.
Primeiramente, vou contar um pouco da sua história de vocês:
A Ford comprou 48% das ações da Willys em 15 de outubro de 1967.
Em 27 de outubro, do mesmo ano, passou a chamar Ford/Willys do Brasil.
Em 30 de maio de 1972 ela mudou o nome para Ford do Brasil.
Em 11 de julho de 1975 foi introduzido o motor Ford Georgia OHC 4 cilindros,
nas Rurais e F-75, com câmbio de 4 marchas, já utilizado em outros veículos da marca, desde o fim dos anos 60.
Em 15 de outubro de 1975 o Jeep também começou a ser equipado com esse motor
e câmbio.
Em 25 de abril de 1978 o Jeep atingiu a marca de 200.000 unidades produzidas no Brasil.
No Brasil o CJ-5 recebeu 3 tipos de motores:
- o Hurricane, americano de 4 cilindros, 2.198cm³ e 70hp, até 1959.
- o BF-161, 6 cilindros, 2.600cm³ e 90hp, de 1959 até 1975.
- o Ford OHC, 4 cilindros, 2.300cm³ e 83hp, gasolina, de 1975 até 1983.
- no final de 1982, foi lançado a versão do Ford OHC a álcool.
O câmbio de 4 marchas só equipou o Jeep de 1975 em diante, junto com o motor OHC.
Além dos CJ-5, foram fabricados também os CJ-6, mais longos, com 2 e 4 portas, mais conhecido como Bernardão.
O Jeep teve sua produção encerrada em abril de 1983. Infelizmente.!!
Este motor continuou sendo usado nos Estados Unidos e em outros países por muitos anos, até reaparecer aqui no Brasil, através da Ford/Ranger XL 2.3 8V 4cc., trazidas da Argentina, porém em uma configuração mais renovada, equipado com injeção eletrônica.
Aqui mesmo, ele evoluiu, passando para 2.5 Litros com 8 válvulas e ultimamente tem a configuração 2.3 Litros e 16 válvulas.
É por este motivo que retorno este e-mail, muito indignado, pois além de não conseguir uma resposta plausível, descobri que a própria Ford, não conhece sua história.
Aguardando retorno,
Leonardo Alvarenga Moreira
Jeep 1983, 4cc. OHC Gerogia Álcool, 2.3L 8V.
Minha indignação não permite mais comentários, pois além de tudo eles encerram o e-mail escrevendo "Bom atendimento é original de fábrica"
Abraços
Jeepléo (P.... da Vida)
[/b]