x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Dá para adaptar motor, embreagem e caixa do Opala 4cil no Jeep?




    Boa noite pessoal, meu Jeep 1966 é original com motor BF161 e caixa de 3 marchas com GNV. Como o motor não está muito bom e minha caixa também não está muito santa, apareceu uma oportunidade de comprar um Opala 1980 4 cil por 700,00 pila com motor bom e lata meia podre.

    Perguntas:
    1° Se eu trocar o 6 cil pelo motor do Opala, posso trocar a caixa original do Jeep pela do Opala? Essa caixa, que deve ser de 4 marchas, será que aguenta o uso na cidade? Não pretendo mais coloca-lo em trilhas pesadas.
    2º A embreagem do Opala pode ser aproveitada também? Será que ela é mais forte que a do Jeep?
    3º Como o Opala está com documentos atrasados, tem como eu legalizar o motor dele no meu Jeep sem precisar pagar os impostos? Preciso dar baixa no carro? O antigo proprietário vai se incomodar se eu desmanchar esse carro e vender a lata para o ferro velho?

    Se puderem me dar umas dicas agradeço, pois tenho até sábado para comprar o carro.

  • #2
    Usuário Avatar de Willys51or
    Entrada
    04/11/2007
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    47
    Posts
    338
    Agradecimentos: 0

    Caixa opala

    Colega, Os mais entendidos podem lhe responder melhor, mais pelo que sei essa caixa não serviria para o jeeo por causa da relação ser mais alongada. Além disso, parece-me que ela é muito comprida fisicamente. Se puderes optar pela caixa do chevette 4 ou 5 marchas (1.0 ou 1.6), seria muito mais vantajoso. Valeu.

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Boa noite pessoal, meu Jeep 1966 é original com motor BF161 e caixa de 3 marchas com GNV. Como o motor não está muito bom e minha caixa também não está muito santa, apareceu uma oportunidade de comprar um Opala 1980 4 cil por 700,00 pila com motor bom e lata meia podre.

    Perguntas:
    1° Se eu trocar o 6 cil pelo motor do Opala, posso trocar a caixa original do Jeep pela do Opala? Essa caixa, que deve ser de 4 marchas, será que aguenta o uso na cidade? Não pretendo mais coloca-lo em trilhas pesadas.
    2º A embreagem do Opala pode ser aproveitada também? Será que ela é mais forte que a do Jeep?
    3º Como o Opala está com documentos atrasados, tem como eu legalizar o motor dele no meu Jeep sem precisar pagar os impostos? Preciso dar baixa no carro? O antigo proprietário vai se incomodar se eu desmanchar esse carro e vender a lata para o ferro velho?

    Se puderem me dar umas dicas agradeço, pois tenho até sábado para comprar o carro.

    Caro Rafaminc!!

    Vamos às suas perguntas!

    1ª - Pode, só terá que fazer o acoplamento da t-case (a caixa que liga o 4x4 e a reduzida no jeep), se for o câmbio cleck-cleck (que é com varetas), é muito resistente, o único inconveniente, é quando há folgas nas varetas.
    Sendo o cambio que tem a carcaça de alumínio, aguenta bem também;

    2ª - A potência dos motores em questão são quase semelhantes, então, os sitemas de embreagem tem resistências a forças semelhantes;

    3ª - Sobre a documentação, recomendo pegar um recibo de compra (desses prontos, de papelaria) e preencher, com os dados do motor e do antigo proprietário, no Paraná o detran aceita, assim, a responsabilidade fica com o antigo proprietário, não precisando de "dar baixa".

    Agora se o veículo está com você, ou seja, comprou, terá que dar baixa mesmo...

    Espero ter ajudado!

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    1,160
    Agradecimentos: 0
    Cara vai numa receita que ja deu certo,por sinal muito boa
    Motor de opala 4cc com caixa de chevette 5 marchas,fica um conjunto muito bom,resistente e deixa o jeep mais agil,alem de ajudar na economia
    Eu particularmente recomendo,to com essa caixa a quase 1 ano,e ate agora so alegria...
    qualquer duvida estamos ai
    abraços

  • #5
    ja vi uns jeeps com motor, câmbio e eixos de opala... mas não eram mais 4x4... mas é possível a adaptação, e quanto à documentação atrasada do opala nem precisa dar baixa...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/06/2008
    Local
    são bernardo do campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    caixa de câmbio do chevete

    Anderson!Ou quem mais me puder sanar esta dúvida!(quem possui este tipo de configuração)


    Boa noite!
    Eu nesta 3 semanas passadas mandei montar o kit deep tec mais a caixa de câmbio de chevete com caixa sêca do opala no motor do opala em minha F-75.
    O restante eu é que estou fazendo,pois não gosto de mandar outros fazerem;só que surgiu uma dúvida,ou melhor dificuldade,o disco de embreagem não libera o platô,quando pisado até o fundo no pedal,portanto não consigo engatar as marchas,nem se o rolamento de encosto ficar encostado(sem pisar no pedal) por completo no platô o que não é bom.

    O conjunto é o seguinte:motor opala,caixa sêca do opala,câmbio de chevete com kit Deep Tec,eixo piloto do chevete,rolamento do eixo piloto do opala,rolamento de encosto do opala,moringa do chevete,disco de fricção do opala ,platô do opala.
    Amanhã irei inverter o disco de embreagem,pois não sei se coloquei do lado certo(não há marcas e nem sei se irá resolver).

    Portanto gostaria de saber se alguma coisa ainda está faltando??!!

    Já mexi na regulagem do cabo(atrás da parede corta-fogo,parafuso da caixa sêca etc.,e também já troquei embreagens de vários carros/jeeps desde 1985 só que como este ficou ,sem liberar nada me assusta!).

    Obrigado...
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    1,160
    Agradecimentos: 0
    opa blz?
    Olha pelo que li ai no seu relato eta td certinho,eu provedi da mesma forma na minha montagem.
    Vc utiliza o rolamento do piloto do opala certo com o eixo piloto do chevette,quando vc montou o rolamento do opala foi refeito o encaixe para a trava do rolamento?Pois o rolamento do opala é um pouco mais espesso que do chevette,talvez ai seria uma causa,mas é pouco provavel.
    Qual o cabo embreagem que vc usa?pode ser que esteja faltando curso no cabo,procura um cabo bem longo,o maior que eu achei foi um de chevette tubarão e mesmo assim pra fazer da embregem precisei aumentar cerca de 30 mm o tamanho do cabo,amanha te passo uma foto do esquema que fiz.
    O volante e o plato são novos?se não forem manda dar um passe no torno nos dois,pode ser uma causa tbm.
    Disco de embreagem montado invertido,pode ser problema tbm,eu lembro que quando fui montar meu mecanico me atentou para uma lado certo,no centro do disco tem o estriado certo? uma das pontas é mais longa,monta essa ponta para o lado do volante do motor.Entendeu mais ou menos?

    na adaptação,na minha opinião oque poderia ser causar do seu problema seria isso ai,
    Vou olhar pro meu jeep e pensar mais um pouco hehe,
    se tiver resultado me mantenha informado
    qualquer coisa estamos ai
    abraços

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/06/2008
    Local
    são bernardo do campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    kit Deep tec

    Oi Anderson!
    Foi feito sim o canal da trava do rolamento do eixo-piloto que é do opala.
    Agora quanto ao cabo, aí sim acho que pode ser o "pulo do gato",realmente eu estou utilizando o mesmo do opala,esqueci de escrever,mas antes dessa adaptação, esta F-75 já estava com motor de opala e câmbio de 5 marchas do opala,com pedaleira também do opala,e funcionava(tinha um bom curso)muito bem.

    O platô,disco e rolamento estão bons,apenas o volante é que está com "fadiga"queimado,mas acredito que isso não seja o motivo de não ter realmente nada,nada de curso(o disco não se desgruda do platô nem fudnd...)
    Pelo que imagino se der um passe, principalmente no platô,aí é que o problema irá se agravar,pois o disco irá ficar "mais distante"do rolamento de encosto,já que a caixa sêca estará na mesma posição
    .
    Te digo ,já fiz várias trocas de embreagens em vários carros que possuí, mas nunca me deparei com um caso desses,e como já gastei muito em outras "coisitas",não quero me precipitar.

    O cabo é a única peça que não bate no meu conjunto em relação ao seu,só que se eu colocar um cabo mais longo irá "faltar pedal", eu já até fiz uma simulação deixando o rolamento de encosto bem pressionado ao platô(não recomendável),através da porca de ajuste,depois disso eu pressionava o pedal,e nada do disco liberar o platô.

    Acho que o disco de embreagem está montado do lado errado(li na net que poderia ser uma das causas,não sei como)e realmente você está correto quanto ao lado,pois meses atrás eu montei o da minha belina 4x4,e o disco que retirei tem impresso o lado do platô(vi ontem no meu "ferro-velho").

    Ah!também ontem eu mandei 3 e-mails para a Deep Tec,caso não me respondam a tempo irei telefonar.

    Grato pela atenção...

    Tendo novidades te informo...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/06/2008
    Local
    são bernardo do campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    resolvido!

    Consegui resolver o problema!
    Era somente o disco de embreagem invertido,já montei e testei sem o cardan.
    O difícil foi fazer encaixar o conjunto do câmbio por baixo da pick-up,acho que pesa uns 80 kilos,isso foi uma briga feia,eu o macaco jacaré e vários apoios(sempre faço todo e qualquer serviço sózinho),quando instalei na vêz anterior o fiz com a talha e já com a caixa de câmbio montada no motor.
    O sr.Edwin da Deep Tec também me deu umas dicas por e-mail e depois eu telefonei a ele(muito prestativo).

    Não sabia que a inversão do disco causava o problema de as molas baterem no parafuso do volante.
    Achava que o lado mais saliente se referia na parte central do disco onde estão as estrias e não na parte em que as molas estão,que são opostas!
    Acho que já devo ter montado discos invertidos em meus carros,pois lembro-me que em um br-800 que tive o curso estava e ficou estranguladissímo!
    Nas fotos observe que o disco da belina possui a inscriçao de montagem,na do opala sei lá se sujou mas não vi...

    Agora estou soldando o eixo cardan dianteiro,e tirarei novas medidas para o traseiro...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -disc-belina.jpg   -disco.jpg   -nova-cx-cambio.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    1,160
    Agradecimentos: 0
    Opa blz?
    Maravilha que ta resolvido seu problema,quando eu tava fazendo a minha montagem quase coloquei o disco invertido,sorte que tive uma dica de uma mecanico na hora certa.
    colocar a caixa sozinho é ruim mesmo,ja sofri muito com isso,sempre coloquei sozinho,e o pior na epoca não tinha macaco jacaré,então colocava um macaco sanfona em cima de um skate velho huahuahu,mas funcionava.
    parabéns pelo seu conjunto ta muito bonito,agora é so curtir
    Olha a minha montagem na foto abaixo
    abraços,quaquer coisa a gente tenta resolver
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caixa.jpg  

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/02/2009
    Idade
    64
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Qual o garfo de acionamento da embreagem na adaptação motor Opala x caixa 4x4 Jeep.

    Boa-noite. Sou novo por aqui, mas peguei algumas dicas sobre esta adaptação muito comum, do motor do Opala na caixa de marchas do Jeep (e etc), adquiri recentemente um Land Rover 1950 Type 1 com motor de Opala 4 cil. (141s) já adaptado à uma caixa de marchas vermelha, com três alavancas, está com o volante do Opala original, o platô do Opala original e o disco de embreagem de 215 milimetros do Jeep, com 23 estrias, porém tem quem venda o disco novo de 230 mm aqui no Rio, por 150 o comum e 200 o Heavy Duty, estou com o eixo piloto original da caixa. com 23 estrias, a bucha do volante foi feita, está em má condições, porém existe para a medida do eixo piloto, a morinha está normal e o colar é o que veio, provavelmete desta caixa, porque corre normal sem folgas na moringa, o meu problema é o GARFO DE ACIONAMENTO da embreagem, o que veio nele (como parte da então sucata) é da D10 GM, aquele com um pino, mas não há apoio para este pino deste garfo, preciso saber qual garfo de acionamento usar, provavelmente o que se encaixar melhor no colar, ou terei que fazer alguma adaptação. Pretendo utilizar a pedaleira original por eixo do Land Rover, que fica (com o pedal no ponto alto de descanso) bem perto e na direção da fixação do garfo. Alguém por aí já fez esta adaptação? Qual o melhor garfo de embreagem a ser utilizado no colar original da caixa do Jeep (4x4). Da próxima vez colocarei fotografias. E também gostaria de saber como identificar minha caixa de marchas, se é de 3 ou 4 marchas, tem 3 alavancas, a do meio joga a tração na dianteira e a terceira acho que é da reduzida. Desde já muito obrigado por qualquer dica.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/02/2009
    Idade
    64
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Qual o GARFO DA EMBREAGEM a usar nesta adaptação?

    Boa-noite. O disco de embreagem de 230 milímetros com 23 estrias pode ser facilmente feito em qualquer loja especializada neste tipo de serviço, aqui no Rio sai por 150 o comum e 200 o Heavy Duty, o platô do Opala remanufaturado sai por 80,00 e o colar por 65,00. Estou tendo problemas em encontrar um GARFO DE ACIONAMENTO DA EMBREAGEM utilizando o colar do Jeep (suponho que minha caixa seja de Jeep ou similar, é vermelha, enorme e com 3 alavancas, a bucha do volante do motor foi feita na medida do eixo piloto de 23 estrias, está tudo encaixando normalmente e ligando as ponteiras (luvas / cotrame 180) normalmente, porém o garfo que veio é da D10 GM, aquele que tem um pino que se encaixa por trás para dar maior poder de alavanca, mas que não se adapta bem, alguém por aí saberia me dizer qual o garfo de embreagem ideal a usar nesta adaptação? Pretendo usar o pedal original, por eixo, que fica bem perto da fixação do garfo. Alguma idéia? Devo procurar um GARFO que se encaixe no colar e depois, se necessário, adaptar a parte de fora?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade