x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 47

Hybrid View

  • #1



    Pessoal to precisando de ajuda!

    O meu distribuidor roda ao contrario (sentido horario)!! Motor BF-161!
    Comprei no portugues 4x4 e o cara que me vendeu disse que a carcaça era do jeep msm, a tampa do opala 6cc e a mesa eu n sei de ql carro que é! O avanço tá funcionando todo errado, fazendo o carro sair de ponto, ficando fraco, bebendo mto etc etc etc!! Qdo o distribuidor roda ao contrario, tem algo a fazer pra fazer ele rodar no sentido certo, ou eu vo ter que trocar o distribuidor??? Caso precise de trocar, eu tenho que colocar o do monza 1.8 ou 2.0?? Onde eu axo esse do monza pra comprar??

    Absss pessoal

  • #2
    Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    68
    Posts
    401
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por DinoGuimaraes Ver Post
    comprei um sensr hall de AP para colocar em meu motor de opala 4cc, me falaram q podia ficar otimo, mas tbm poderia nao funcionar.
    alguem sabe me informar oke devo fazer exatamente passo a passo?
    estou com o sensorhall la parado, ja ate coloquei a venda pois o eletricista disse q preferia nao arriscar.
    alguem pode ajudar?
    abraços....
    pergunta: um sensor hall ficaria melhor que um distribuidor eletronico original de opala?
    Vou trancrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:

    Bobinas:

    Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
    As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
    Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.

    A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
    Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
    Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.

    A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:

    Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.

    Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

    Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.

    Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.

    As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.

    Resistor:

    Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.

    Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.

    12V / 3 Ohmns = 4 A.

    Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.

    Mas......

    MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.

    Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
    Ex.: 9 220 087 004

    Esquema de ligação:

    Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 3: Vago
    Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
    Pino 5: Terra.
    Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.

    ATENÇÃO.......

    Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
    Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.

    Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
    É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
    Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013

    Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.

    Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.

    Esquema de ligação:

    Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
    Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 4: Terra.
    Pino 5: Vago
    Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
    Pino 7 : Vago

    ATENÇÃO.......

    Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.


    Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor

    Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.

    Ai já é outra historia.

    (se alguem interessar posso pesquisar este sistema)

    Abraços,

    Junior
    4X4 Brasil
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    68
    Posts
    401
    Agradecimento: 1
    Sistema Hall:

    Por volta de 1991 a Bosch desenvolveu o sistema TZ-H, que significa:
    T = Transistor
    Z = Zundung (ignição em alemão)
    H = Hall (nome de um fisico americano que descobriu o efeito Hall)

    Este sistema possui inumeras vantagens comparado aos sistemas anteriores, principalmente por possuir na unidade de comando um limitador de corrente alem do CCR, que irá beneficiar e proteger a bobina de ignição.

    Ligação:

    Pino 1 = Borne 1 da bobina (negativo)
    Pino 2 = Terra
    Pino 3 = Sensor Hall (distribuidor)
    Pino 4 = Positivo (chave de ignição) e borne 15 da bobina (positivo)
    Pino 5 = Sensor Hall (distribuidor)
    Pino 6 = Sensor Hall (distribuidor)
    Pino 7 = vago

    Utilizar a bobina 9 220 081 086 ou 9 220 081 097 (bobina plastica).

    Abraços.
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,747
    Agradecimentos: 4

    bobina

    Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

    Caro Junior,

    Agora pergunto seria esta bobina então para o BF-161 6 cil. com distribuidor original, platinado? Lembrando que estou instalando o modulo do www;dedobroca.com, a que estava instalada era?
    ECHLIN HIGH PERFORMACE 12 VOLTS ECH-12-031 REFRIGERADA A OLEO.

    Obrigado
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #5
    Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    68
    Posts
    401
    Agradecimento: 1
    Não conheço o sistema que voce citou (www.dedobroca.com), mas acredito que sim, a bobina azul é um melhoramento da antiga E-12.

    Abraços,
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/03/2006
    Idade
    41
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Bom dia

    Estou lendo este tópico pq estou pensando em colocar ignição eletrônica em meu jeep 1965 com motor willys 6 cilíndros e a um bom tempo ele está me enchendo o saco, que é so esquentar um pouco ele começa a afogar na lenta morre direto.
    Arrumei o carburador, fiz um retorno e troquei até a bomba de gasolina colocando uma de maverick pois a minha estava ruim.
    A pergunta é será que com a ignição eletrônica os meus problemas irão diminuir?
    valew

  • #7
    Usuário Avatar de DSCAIXETA
    Entrada
    13/03/2006
    Idade
    43
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde caros colegas,

    Estou com o mesmo problema do Lucas e citado desde o começo do tópico.
    As perguntas são:
    1° - Lucas você consegiu resolver seu problema? se sim, como?
    2° - Desde o começo do tópico muitos deram opiniões, mas nenhuma foi concreta de comoresolver o problema. Alguem sabe como fazer um distribuidor de opala 6cc avançar ao contrario?
    3° - Se não qual seria a melhor opção de distribuidor com ignição eletronica, para usar em um bf161 funcionando certo? (obs: queria uma resposta direta, apenas o nome do veiculo em que saiu ou onde encontrar).

    Agradeço quem puder me ajudar........
    T+

  • #8
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,747
    Agradecimentos: 4
    o meu distribuidor esta na bancada todo desmontado, e o avanço a vacuo esta furado e agora?
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #9
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    43
    Posts
    210
    Agradecimento: 1
    Bom, meu Jeep BF161, cx 3 marchas original e distribuidor Wapsa original com platinado parece um cardíaco MUITO fraco.... não sobe uma rampinha...Tenho impressão que um carrinho de bebê chega antes se apostar...
    Verifiquei o carburador e detectei alguns problemas,... embuchamento, entrada de ar falso.... injetor com entupimento...Blz, resolvido! o Jeep melhorou, mas ainda é fraco demais.
    Parti então para olhar o Distribuidor e acho que pode ser a dúvida de muita gente por aqui.
    A capsula de avanço parece estar boa, pois dei uma puxadinha com a boca e a capsula pareceu estar vedada, mas a mesa do distribuidor não "mexeu" somente uma ameaça de movimento....
    De cara deu pra ver também que o fio que sai do distribuidor está no buraco diferente dos outros que já vi....e acho qu epode estar montado errado de forma a atrapalhar o movimento do avanço a vácuo
    Quanto ao avanço centrífugo, não desmontei pra ver, somente mexi um pouquinho no rotor e ele foi pra frente e voltou, mas pode ser que o movimento esteja "fraco".
    Fora estas problemas que desconfio, ainda tenho que ver o ponto depois de conferir o dist.......
    alguém, possui alguma foto ou vídeo de uma distribuidor WAPSA original?
    Acho que muita gente parte para ignição eletrônica, sem mesmo tentar resolver o original....entendo a situação, mas gostaria de colocar em "perfeito funcionamento" antes de maiores mudanças....

  • #10
    Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Vitória - ES / Resplendor - MG/
    Posts
    486
    Agradecimentos: 2
    Segue fotos do meu, quando desmontei pra manutenção. O avanço centrifugo estava quase travado pois muita sujeira bloqueava parcialmente seu movimento. O a vácuo também tinha seu movimento dificultado pela sujeira.

    att
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto0040.jpg   -foto0044.jpg   -foto0050.jpg   -foto0063.jpg   -foto0071.jpg  
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
    GRUPOS WHATSAPP JEEP WILLYS/FORD
    https://m.facebook.com/grupowillysford

  • #11
    Usuário Avatar de eder martins
    Entrada
    23/10/2013
    Local
    Guaçui/ES
    Idade
    27
    Posts
    154
    Agradecimentos: 0
    tambem tenho algo a dizer sobre platinado.
    no meu caso e o distribuidor bosch compramos dois platinados novos tbm da boschi nenhum funcionol trocamos por dois iguais nenhum funcional trocamos dinovo e so um funcionol e muito mal um platinado velho quase queimado de outra marca que tinha aqui funciona melhor e ja tentei com a abertura exata mais aberta ou mais fechada e nao adianta
    essa semana vou comprar um novo de outra marca e tenho certeza que vai funcionar
    cj5 64 100% original na família desde 22/05/1979 (um membro da família) O||||||O

  • #12
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    43
    Posts
    210
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Eder da s. matins Ver Post
    tambem tenho algo a dizer sobre platinado.
    no meu caso e o distribuidor bosch compramos dois platinados novos tbm da boschi nenhum funcionol trocamos por dois iguais nenhum funcional trocamos dinovo e so um funcionol e muito mal um platinado velho quase queimado de outra marca que tinha aqui funciona melhor e ja tentei com a abertura exata mais aberta ou mais fechada e nao adianta
    essa semana vou comprar um novo de outra marca e tenho certeza que vai funcionar
    Oi Eder,
    não poderia ser outro problema além do platinado...
    Tipo aterramento, a fibra do platinado ou mesmo o eixo...
    Cara, to quebrando a cabeça e tentando ver cada detalhe...
    Assisti alguns vídeos de um cara chamado Tonella no youtube, achei muito bom.
    a maioria é de mecânica de fusca, mas há muita coisa de útil que podemos aplicar para nossos Jeeps!
    O Meu Jeep em questão é CJ 5, um 73 igual ao do amigo Bercan.



    Olha aí!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade