Amigo Leopoldo... tbem acho que sempre vao haver micromovimentações... nao é atoa que o sistema original é fundido em uma única peça...
Agora, tou aqui me lembrando que as Toyota Bandeirantes usam, originalmente, o Hi-Steer como única ligação para o sistema de direção... alguem sabe como é fixado nela? Até onde lembro, na Band só existem os quatro parafusos do castelo para segurar o braço....
na Toyota o highsteer é fixado apenas pelos 4 prisioneiros !!!
tem uma de um amigo que perde alinhamento apos trilhas pesadas !!!
na Toyota o highsteer é fixado apenas pelos 4 prisioneiros !!!
tem uma de um amigo que perde alinhamento apos trilhas pesadas !!!
É... e ainda ontem pude perceber que outro veículo assim é o JPX, que usa um Hi-Steer de furação dupla "parecido" (mas nem tanto) com os da Toyota...
Tou começando a achar que este "tanto" de maneiras de travar o Hi-Steer vai do "gosto do cliente", ou seja, se for pra usar pneus 750x16 é uma coisa... se for pra usar 35" com mais "meio mundo" de agregados... daih a coisa muda de figura. Vai entao de cada jeep! o que podemos discutir aqui é uma "formula básica" para estabilizar o Hi-Steer, porém, jamais encontraremos uma "fórmula universal"....
Mesmo Pedindo O HighSteer Com O Conico Por Cima Para Spoa Não Consegui Resolver Meu Problema.
Esse Final De Semana Estive Olhando E Estudando Um Outro Sistema Que Um Amigo Fez E Ele Usou Por Baixo Do HighSteer Aquela Peça Original Do Munhão Que Guia O Relamento Que Tem 4 Furos, Desculpa, Mas Não Sei O Nome, Ele Simplesmente Pegou O Hs Da Ensimec, Cortou Aquele Encaixe Do Munhão E Soldou O Original Ganhando Alguns Milimetros Na Altura.
Vou Fazer Isso, Mas Já Se Que Mesmo Assim Vou Ter Que Cortar, Fazer Umas Dobras Na Prensa E Soldar Para Ganhar Mais Alguns Milimetros.
Acho Que Assim Resolvo Meu Problema.
Alguem Sabe Me Dizer Se Seria Melhor, Por Causa Da Altura, Em Vez De Usar Parafusos Para Fixar O Hs, Colocar Algum Prisioneiro ?
Bom, Sou Um Pouco Leigo No Assunto Mas Segue Meu Relato.
Comprei Um Kit HighSteer Da Ensimec E Mandei Para O Meu Mecanico De Confiança Para Montar. Começaram Os Problemas. Quando Ele Colocou Uma Das Peças Que é Presa Na Parte Tras Do Munhão O Jeep Não Esterça Mais, A Peça Bate Nos Amortecedores, De Ambos Os Lados, Até Ai Tudo Bem, O Suporte Meus Amortecedores Estão Soldados Na Frente Do Eixo, Já Vi Por Aqui Algumas Fotos Dele Soldado Por Cima, Terei Somente Que Fazer Dois Suportes E Soldar Por Cima. Surgiu Mais Um Problema, A Hora Que Ele Fixou Os Braços Do HighSteer E Colocou Os Terminais (toyota) Ele Não Conseguiu Colocar As Barras, Os Terminais Dão No Meio Das Molas, Porque O Jeep Esta Com As Molas Originais Com Uma Lamina A Mais E Também Spoado. Resumindo, Vou Ter Que Cortar, Dobrar E Soldar As Peças Para Poder Solucionar Meu Problema.
vixe rs .. espero que consiga resolver o seu problema ,
aproveitando , alguem teria as medidas daquela peça que parece uma ferradura que prende o guarda po do munhao ? onde eh preso o reforço do hs da tt4 ?
Bom, Sou Um Pouco Leigo No Assunto Mas Segue Meu Relato.
Comprei Um Kit HighSteer Da Ensimec E Mandei Para O Meu Mecanico De Confiança Para Montar. Começaram Os Problemas. Quando Ele Colocou Uma Das Peças Que é Presa Na Parte Tras Do Munhão O Jeep Não Esterça Mais, A Peça Bate Nos Amortecedores, De Ambos Os Lados, Até Ai Tudo Bem, O Suporte Meus Amortecedores Estão Soldados Na Frente Do Eixo, Já Vi Por Aqui Algumas Fotos Dele Soldado Por Cima, Terei Somente Que Fazer Dois Suportes E Soldar Por Cima. Surgiu Mais Um Problema, A Hora Que Ele Fixou Os Braços Do HighSteer E Colocou Os Terminais (toyota) Ele Não Conseguiu Colocar As Barras, Os Terminais Dão No Meio Das Molas, Porque O Jeep Esta Com As Molas Originais Com Uma Lamina A Mais E Também Spoado. Resumindo, Vou Ter Que Cortar, Dobrar E Soldar As Peças Para Poder Solucionar Meu Problema.
Realmente o highsteer da ensimec não se adapta ao Cj5 não cabem os amortecedores!! fui instalar um aki e tive que trocar os eixo por de rural, o cliente trocou os eixos só pra usar o Highsteer pois ele ja tinha quebrado dois munhões usando terminal de f1000 (não tem parede no orginal pra usar terminal de f1000 ! agora o problemas das barras pegarem na mola, vc pode pedir com o cônico em cima se for SPOA e com o cônico por baixo se for original !!!
Marcos,
esse teu sistema por acaso diminuiria - ou mesmo acabaria - com o problema de shimming ?
Grato...abraços a todos...
algum efeito desse teu invento sobre a ocorrência de shimming ?
Postado originalmente por Marcos ET
Pessoal... tenho até certo receio de postar aqui minhas adaptações (pcausa das pedradas, sabe? - hehehe), mas resolvi enfrentar as críticas e postar aqui a minha solução "by myself" para reduzir ao mínimo o esforço nos parafusos do "castelo" do munhão, e também reduzir ao mínimo as movimentações do Hi-Steer...
Fabiano, blza? cara, parece que ficou bem robusta a sua instalação do Hi-Steer... só tem uma única coisa que talvz chateie vc..... é que qdo vc usa este setor de direção VW, o ideal seria montar a barra de direção na outra roda (lado do motorista), pois da maneira que vc montou, a barra de direção fica muito curta e causa certa instabilidade direcional quando vc passa por ondulações (vc já sentiu isso? o jeep dá umas "guinadas" quando a suspensao trabalha muito)...
Julionot, cara... sofri por muito tempo com Shimmy e nao acho que este tipo de montagem vá resolver nada relacionado com isso... embora existam outros tópicos falando sobre este problema, vou adiantar que para resolver (ou atenuar), vc teria que inspecionar a folga nas buchas do feixe de molas dianteiro (no meu caso, com jumelos para frente, a folga deles piorava muito o shimmy), o estado dos terminais de direção, o alinhamento do jeep, o balanceamento das rodas, folgas no setor de direção, folga nos rolamentos (ou buchas - que sao as usadas hoje em dia) do munhão, folga nos rolamentos de roda e... por fim, e muito importante, o ângulo de cáster... se o Shimmy estiver muito forte e tudo isso que eu falei (exceto o cáster) estiver "em ordem" vc pode tentar resolver o problema adotando cunhas entre os suportes do eixo dianteiro e as molas, alterando assim o angulo de cáster... Uma coisa importante que o Leopoldo falou uma vz sobre isso é que amortecedores de direção NAO resolvem problemas de shimmy, eles apenas "escondem" ou atenuam o sintoma....
Desculpe "assorear" o tópico com esse assunto de shimming, mas é que foi a primeira coisa que me ocorreu quando vi a tua montagem. Mas só para terminar a história... é que apesar de todos os esforços do meu assessor para assuntos de 4x4, continuo com shimming... sempre a 50Km/h quando estou no liso e passo por uma irregularidade qualquer. Apesar de ser sempre nessas condições... pelo menos tem ocorrido bem pouco... mas quando dá, dá mesmo. Ok... tudo bem... vou revisar tudo de novo.
Diga-me então: o que você ganhou com essa tua montagem ? Robustez ?
Diga-me então: o que você ganhou com essa tua montagem ? Robustez ?
Na verdade.. instalar um Hi-Steer nao é bem uma "opção"... é que no meu caso (e no de muitos outros colegas daqui), uso as molas em posição SPOA (sobre os eixos), daih, as laminas ficam bem no "meio do caminho" entre o setor de direção e o olhal do munhão... daih nao é que se ganha nada... apenas torna-se "exigível" diante deste tipo de montagem... acredite! se eu nao tivesse com SPOA, jamais montaria um Hi-Steer no meu jeep... rs
Quanto ao Shimmi, uma imagem de São Judas Tadeu no jeep tbem ajuda.. rs (santo das causas impossíveis?) rsrsrs brincadeiras à parte, penso (posso estar errado) que se tem shimmi, é pq tem folga em algum lugar entre o setor de direção e as rodas.......
OK. Amanha vou checar tudo de novo.
Falou e também disse...
Abraços a todos...
Postado originalmente por Marcos ET
Na verdade.. instalar um Hi-Steer nao é bem uma "opção"... é que no meu caso (e no de muitos outros colegas daqui), uso as molas em posição SPOA (sobre os eixos), daih, as laminas ficam bem no "meio do caminho" entre o setor de direção e o olhal do munhão... daih nao é que se ganha nada... apenas torna-se "exigível" diante deste tipo de montagem... acredite! se eu nao tivesse com SPOA, jamais montaria um Hi-Steer no meu jeep... rs
Quanto ao Shimmi, uma imagem de São Judas Tadeu no jeep tbem ajuda.. rs (santo das causas impossíveis?) rsrsrs brincadeiras à parte, penso (posso estar errado) que se tem shimmi, é pq tem folga em algum lugar entre o setor de direção e as rodas.......
... amortecedores de direção NAO resolvem problemas de shimmy, eles apenas "escondem" ou atenuam o sintoma....
Marcos, permita-me discordar da sua afirmação. Colocar um amortecedor de direção é, sim, solução para o problema. Deixe-me explicar o porquê:
O shimming é uma oscilação forçada cuja fórmula básica é F = ma + cv + kx onde:
F = força externa que alimenta a oscilação.
m = massa do sistema, ou seja, rodas + pneus + braços de direção.
a = aceleração do sistema.
c = AMORTECIMENTO (é sobre isso que vamos falar mais adiante).
v = velocidade do sistema.
k = elasticidade do sistema.
x = deslocamento.
Sendo que:
m.a = força de inércia que aparece quando o sistema é acelerado (a massa se opõe à aceleração).
c.v = força de amortecimento devido à dinâmica (o amortecimento se opõe à velocidade).
k.x = força elástica devido ao deslocamento (a elasticidade se opõe ao deslocamento).
Todo corpo ou sistema tem uma freqüência característica onde a AMPLITUDE DO DESLOCAMENTO é MÁXIMA. Essa freqüência característica chama-se FREQÜÊNCIA NATURAL DE VIBRAÇÃO e, para que um sistema trabalhe com níveis baixos de vibração, é necessário que sua freqüência de trabalho seja o mais distante possível da sua freqüência natural.
Em um sistema que vibra na sua freqüência natural de vibração (como é o caso do shimming), basta alterar UM desses fatores (ma, cv, kx) para eliminar o problema.
Aceleração, velocidade e deslocamento são VARIÁVEIS em função do tempo e são a resposta do conjunto mecânico quando colocado para trabalhar. Não podem, portanto, ser alterados diretamente no conjunto mecânico.
Massa, amortecimento e elasticidade são CONSTANTES e são os únicos fatores que podemos modificar para controlar a vibração do sistema.
De que maneira podemos modificar? Bem, a massa você pode alterar, por exemplo, ao mudar os pneus e rodas, colocando conjuntos mais pesados. Mas isso não é garantia de resolver o problema porque não dá para aumentar demais o peso das rodas e o que provavelmente vai acontecer é mudarmos um pouco a freqüência natural de vibração do sistema para valores próximos ao anterior e teremos novamente o shimming ocorrendo.
A elasticidade é mais difícil ainda de mudar pois aparece na forma de micro-deformações elásticas dos componentes mecânicos do sistema, deformações elásticas dos pneus, etc.
Portanto, o único fator que podemos alterar razoavelmente bem é o amortecimento do sistema. No manual de manutenção da Willys recomenda-se ajustar os parafusos do castelo dos munhões de maneira que seja preciso uma força lateral de (se bem me lembro) 8 kg para movimentá-los. Isso não é nada mais do que a constante de amortecimento do sistema (c).
Outra maneira de alterar c é adicionar um amortecedor de direção. O bom disso é que não precisamos nos preocupar com "quão forte" deve ser o amortecimento. Como o amortecimento só aparece com a velocidade do sistema, e em operação normal as velocidades são baixas, qualquer amortecedor serve, seja forte ou fraco.
É claro que colocar o amortecedor de direção não elimina a necessidade de se fazer uma boa manutenção, retirar as folgas, etc. Mas é, sim, uma solução definitiva para o shimming.
Nos meus Willys eu sempre coloquei amortecedor de direção.