x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    21/09/2009
    Agradecimentos: 0

GANHEI CJ5!! e agora.. uqq eu faço??

Então galera, meu nome é Cezar e falo de vila velha-es. Sempre fui um apaixonado pelo mundo off road e em particular pelo jeep willys, porem até entao nunca tive condições financeiras de ter o meu. Formei na faculdade, comecei a trabalhar e o primeiro dinheiro que juntei, liguei pra um tio meu que, tinha um CJ5 parado na fazenda dele havia mais de 10 anos me oferecendo entao pra compra-lo. Resultado: Ele me deu o JEEP!!! Fui correndo la no interior de Minas Gerais busca-lo e agora está na minha garagem!

A partir daí, tenho lido varios post, comecei a pesquisar bastante, e quanto mais pesquiso e mais escuto o meu mecanico, mais opiniões diferentes aparecem e mais duvidas vao surgindo.

Trata-se de um CJ5 1960 motor BF 161, cambio 3 marchas todo original e abandonado a mais de uma decada. a grana q até então tinha juntado pra comprar ele, vou entao restaura-lo e fazer algumas modificações para usar tanto no dia a dia qto em trilhas de finais de semana.

Suspensão: foi indicado pelo meu mecanico de trocar tudo e colocar a suspensao da toyota bandeirante, será que preciso trocar mesmo? será que nao da pra colocar só parte da suspensao como o feixe de molas ou fazer fazer alguma coisa pra deixa-lo mais confortavel pro dia a dia e aguentar o tranco das trilhas? Lembrando que tem muita coisa pra fazer e o orçamento é curto rsrs

Lendo varios posts, percebi que com a atual mecanica, o uso do dia a dia fica inviavel, afinal, um motor 6 cilindros e cambio de 3 marchas a gasolina fica complicado, como eu posso fazer pra diminuir o consumo e manter tração, reduzida, e a forca q eu preciso ter pra nao ficar agarrado nas trilhas? pensei em trocar o cambio pra um de willys mesmo 4 marchas e andei pensando tambem em colocar um kit GNV pro dia a dia, ou sera melhor trocar tudo? me falaram do motor de opala alcool com cambio e tudo, mais nao vou perder a traçao e reduzida?

E freios??? a disco ou original ? so nas 2 rodas da frente ou nas 4?

Direção ? original? de santana, chevete opala??

Tenho lido bastante, pesquisado muito, porem como não conheço nenhum jipeiro aqui e, por causa do meu trabalho me sobra muito pouco tempo pra aprender tudo que preciso e tomar minha decisão... mais eu chego la! rsrs

Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Fala Cezar.....
    bem vindo ao mundo luco dos jipeiros e parabéns pela sua maquina,pode ter certeza que vc vai ter muitas alegrias com ele.
    Na minha opinião como vc disse que ta com orçamento curto:
    Mantem o motor BF161 e a caixa de 3 marchas,da uma boa revizada no conjunto
    Da uma boa geral na suspensão dele,pra colocar a de toyota vai uns 1500 no minimo
    insvista sim em freio,coloc a disco na dianteira dele pelo menos
    invista em direção tbm,a de santana é uma boa pedida.
    eu acho que vc deve fazer o basico para vc ter um jeep confiavel e poder curtir ele,se vc for fazer td pode reservar uma bela grama e um bom tempo parado.
    Com a configuração,motor e caixa originais,disco na dianteira e direção de santana vc pode pegar trilhas numa bo ae curtir o jeep.
    Ai com o tempo vc faz as modifiçaões que quiser e vai sentindo o resultado aos poucos.

trate de curtir o jeep
    v ai postando por aqui sempre tem alguem pra te ajudar ou confundir mais ainda hehe
    abraços

Usuário
    Entrada
    21/09/2009
    Citação Postado originalmente por anderson_wzorek Ver Post
    Fala Cezar.....
    bem vindo ao mundo luco dos jipeiros e parabéns pela sua maquina,pode ter certeza que vc vai ter muitas alegrias com ele.
    Na minha opinião como vc disse que ta com orçamento curto:
    Mantem o motor BF161 e a caixa de 3 marchas,da uma boa revizada no conjunto
    Da uma boa geral na suspensão dele,pra colocar a de toyota vai uns 1500 no minimo
    insvista sim em freio,coloc a disco na dianteira dele pelo menos
    invista em direção tbm,a de santana é uma boa pedida.
    eu acho que vc deve fazer o basico para vc ter um jeep confiavel e poder curtir ele,se vc for fazer td pode reservar uma bela grama e um bom tempo parado.
    Vlw pela resposta!! mais andei pesquisando preços e da pra trocar o cambio por 4 marchas se realmente for o melhor a fazer, tb daria pro freio a disco dianteiro e direçao de santana, nao daria pra trocar a susp, mais dar uma melhorada nela daria tb.. porem.. melhor uq especificamente? o kit GNV eu ja tenho e tb tenho disponivel um cambio opala 4 marchas, é so pegar e colocar! mais sera q eu nao perderia a traçao e reduzida? e realmente tem diferença em relação ao consumo?

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    boa noite amigo,

Parabens por ser o mais novo integrante do mundo off-road.

Antes de mais nada,

A primeira coisa que vc precisa fazer?

Seu tio lhe deu um presente maravilhoso, possivelmente o presente que mais lhe dará prazeres em sua vida.
    Vai lá visita-lo e agradece-lo, compre uma boa champanhe, vinho, whisky (ou seja lá o que ele goste).

Quanto a mecanica, nada melhor do que a necessidade.
    Ande com ele, espere os problemas irem aparecendo.... com o tempo vc vai começar a perceber que algumas coisas podem ser "melhoradas".
    Faça com o tempo e bem feito, nada de "gambiarra", é melhor demorar a fazer do que colocar sua segurança (e a de outras pessoas) em risco.

Aqui no forum, vc vai conseguir muitas dicas e formulas para preparar o seu jipão. Leia tudo, analize e selecione o que é viavel a você e sua viatura.

Parabens.

Usuário
    Entrada
    21/09/2009
    Anderson e Bravo, muito obrigado pelas respostas!! vou fazer uq me indicaram, e conforme for surgindo as necessidades, vou fazendo as alterações necessarias. entrarei num clube, farei trilhas e mandarei muita cachassa salinas pro meu tio!! ele gosta muitoo!! uiaoiuhauih

um grande abraço!!

Sortudo!!!!

Parabéns ai sortudo, seja bem vindo no mundo off-road.Primeiro defina o estilo de Jeep q vc quer, off-road ou passeio. Analize bem o projeto, porque tudo o q vc gastar errado vai ser prejuizo, tudo nos 4x4 é muito caro, vai com calma, cuidado com a euforia, espero ter ajudado, abraços de quem já gastou um monte!!!!!!!
    Land 110 2003 2.8 Power Stroke. Willys cj5 79 4.1,clark 4m, quincho Ekron,bloqueio Duplo, suspensão Toyota com jumelos revolver,eixos flutuantes HD.

Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Parabéns Cezar, você terá muitas alegrias e decepções. Se estiver com o espírito de jipeiro, as decepções se transformarão em desafios a serem superados. Jeep quebra. Isso é fato. Um dos motivos desse fórum é aprender a fazer, pra gastar menos com mecânico.
    Em relação à sua dúvida de motor e 4x4, não se preocupe. O motor do Opala é excelente e muito valente fora da estrada. Você vai usar as 4 marchas e ainda contará com tração 4x4 e reduzida. Mas como já disseram antes, começa pelo freio a disco na dianteira. Se fizer uma procura aqui no fórum sobre freio, encontrará muitos tópicos sobre o asunto e várias boas soluções. Boa diversão!
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
    Entrada
    05/06/2007
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Cezar, parabens...

seu tio não quer me adotar como sobrinho:::

brincadeiras a parte, acho que necessidade em jeep é freio a disco na dianteira e direção hidraulica de opala.

A de santana aguenta muito bem no dia a dia, mas a minha não aguentou a trilha...

de resto aproveita, ve se vale a pena revisar e usar ou nem gasta com isso passa logo pra outro motor e cambio....

Parabens pelo jeep

Citação Postado originalmente por Cezar. Ver Post
    Vlw pela resposta!! mais andei pesquisando preços e da pra trocar o cambio por 4 marchas se realmente for o melhor a fazer, tb daria pro freio a disco dianteiro e direçao de santana, nao daria pra trocar a susp, mais dar uma melhorada nela daria tb.. porem.. melhor uq especificamente? o kit GNV eu ja tenho e tb tenho disponivel um cambio opala 4 marchas, é so pegar e colocar! mais sera q eu nao perderia a traçao e reduzida? e realmente tem diferença em relação ao consumo?
    Cesar, com o kit GNV vc deve conseguir fazer entre 8 a 9 km/m³ na estrada. Não sei como é a sua cidade, se for tudo plano deve fazer até mais. Aqui na serra eu faço isso com o meu BF 3 marchas.
    A perda de potência vai girar em torno de 30% se vc não der uma mexida leve no motor. No meu caso eu dobrei as áreas de escape e admissão, diminuindo consideravelmente essa perda e melhorando o consumo.
    A direção do santana é uma opção boa, mas pode sair mais cara que uma de opala dependendo da forma que vc adapta-la.
    A minha eu fiz com o sistema de guias para não forçar a cremalheira, e fiz tudo sozinho em casa. Se dependesse de terceiros para usinar, soldar, projetar e ajustar, acho que gastaria mais de R$500,00.

Abraço

Usuário Avatar de JrFranchini
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Maringa/PR
    Cezar, parabéns pelo ingresso ao mundo offroad. Quero que saiba que é um mundo sem volta... Depois que se enferruja o sangue.... rsrsrs

Primeiro o que vc deve levar em conta é a segurança. Uma boa revisão nos freios traseiros e a instalação do freio a disco dianteiro são fundamentais... pois andar é muito bom... mas conseguir parar é muito melhor....
    Suspensão, uma boa revisão nos feixes de molas e trocas de buchas e jumelos já dará boas condições de uso.
    Direção: Eu uso a direção do maverick, é barata, mas não é hidraulica mas também não é muito pesada... principalmente porque o seu jeep deve estar com os pneus originais. Ela lhe servirá muito bem até vc juntar uma grana e decidir por uma hidraulica.
    Motor e Cambio: Dê uma boa revisada em tudo, óleos, velas, cabos e principalmente instalação elétrica. Quanto a troca do motor e cambio, é melhor vc esperar um pouco. Curta o jeep, pesquise e avalie as oportunidades melhor, fazer as coisas com pressa nem sempre é a melhor opção. E motor e Cambio são adaptações que necessitam de grana e um bom mecanico para fazê-las. Aqui no forum vc poderá avaliar qual motor e cambio vc acredita ser a melhor configuração para o uso do seu jeep.
    Interessante também vc entrar em algum clube de jepeiros, que acredito irão contribuir em muito no seu conhecimento do jeep e de boas mecânicas...
    Quanto ao Kit GNV, eu mesmo o tenho no meu jeep. Faça um levantamento nos custos da instalação, manutenção(vistorias e troca de documentação) e analise se valerá a pena pelo consumo diário enquanto.
    Invista um pouco no seu conforto, já que irá utilizá-lo para o dia-a-dia. Bancos, capota e claro um som são indispensáveis....

No mais... curta seu presente, seja paciente, dedicado e aprenda com cada alteração e manutenção no seu jeep.... Essa é a verdadeira idéia do offroad e desse forum....

Abraços
    4X4 Brasil
    Troller 2015 3.2

eai cara parabens pelo jeep!!

primeiramente se eu tivesse em seu lugar!! eu investiria em freio a disco, uma bela revisada no motor cambio , e se tiveer mto ferrugem ou podres consertaria isso...
    apos isso como vc vai rodar na cidade tambem investiria em pneus , buchas de poliuretano na carroceria ,pneus bons e trocaria os bancos originais q nao minha opiniao sao horroveis!!

qdo vc tiver alguma pratica e mais grana trocaria motor cambio etc...

eu ando na minha cidade de jeep e ele é todo original na parte de motor e cambio.... nunca tiver problemas fazendo as revisoes nele depois das trilhas etc e de algum tempo de uso ele nunca me dexo na mao...

abraco

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Cezar, seja bem vindo ao mundo da aventura.
    Segurança em 1º lugar. Revise freios e direção. Se o orçamento permitir coloque freio a disco na frente e servofreio a vácuo com pedaleiras suspensas. É aconselhavel trocar a caixa de direção pela do opala ou do maverick. Não há necessidade se ser hidraulica, novamente, se o orçamento permitir ponha hidraulica.
    A direção do Santana fica boa se você for usar com pneus finos, para pneus largos, acima de 9" ou 235 mm ela fica fraca, podendo quebrar em trilhas mais pesadas.
    Revise a suspenção. Coloque jumelos com buchas de poliuretano e tambem buchas de poliuretano na outra ponta das molas. Molas da Toy Band ficam boas, mas são caras. Uma boa revisão na suspensão original quebra bem o galho.
    Os diferenciais do 1960 são curtos, a relação deve ser 8X43 (oito dentes no pinhão e 43 na corôa). A partir de 69 a Ford colocou a relação 9X44, um pouco mais longa. O jeep perde um pouco em força mas ganha em velocidade final e economia. É caso de gosto pessoal, eu gosto mais longa ele ainda continua com força suficiente e fica mais rápido e econômico.
    Faça essas revisões e ande com ele. Depois, quando você já o estiver conhecendo bem você decide o que quer mudar.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem