x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68

Hybrid View

Usuário Avatar de Campi
    Entrada
    24/07/2008
    Local
    Santa Cruz das Palmeiras/SP
    Agradecimentos: 0

Cool opala 6cc BF161 ou opala 4cc ?

Caros amigos do fórum.
    Gostaria de saber quantos cv tem o motor opala 4cc e o 6cc, tenho um BF mas tenho dúvidas sobre seu cv e torque. Se alguém puder me solucionar esta dúvida ficarei muito grato, decidi perguntar pois estou pensando em mudar de motor e colocar meu fiel amigo BF de enfeite no canto da sala rsrsrsrs!
    Abraços Campi.

cara, se vai escolher, vai de opala 6 4.1
    sem sompra de duvidas uma das melhores motorizações que tem pro jeep
    o opala 6 tem 150cv, e na versão S tem 170, e 32kg de torque se nao me engano
    o bf 161 tem 90hp e 18kg de torque
    agora o opala 4 eu fico te devendo
    []´s

No lugar do BF-161, eu só colocaria o GM 6 cil S(tucho mecânico), mas com as devidas adaptações p/ aguentar esse tranco. Ele torce o cardã fácil!!! A curva desse motor é quase uma reta!!!heheheheee...
    O GM 4 Cil. é bom, mas vc só consegue +ou- 17kg a 2500rpm e top de potência acho que em 4k tb.
    SDS4x4,
    Julio
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de JP CJ-5
    Entrada
    23/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Camarada Campi, dê uma olhada nesse tópico abaixo, tem bastante info:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=12006

Dentre os motores que vc citou, se é potência / torque que vc quer,
    também voto no GM 6cil.

[ ]'s
    Sds,
    João Paulo

Bom, como TUDO tem que ter uma "antítese"... eu concordo que o BF161 é um excelente motor, mas já faz parte da história muito mais que os velhos GM 6 e 4 "canecos", por conta disso, eu voto no GM 151, vou explicar pq:

1. Motor mais leve que os 6cil, jeep fica mais ágil na lama, afunda menos, aumenta a vida útil dos componentes de suspensao, pneus, transmissao, chassis, direção e freios (e mais meio mundo de coisas que nao lembro agora)
    2. Potência na versão a álcool, se vc colocar comando do gasolina, vai pra 105 CV sem nenhum outro tipo de preparação e o torque. (a chevrolet reduziu a potencia dos Opala a álcool para poder vencer licitações governamentais)
    3. Dos primeiros quatro cilindros, nao era de 17Kgf (estes eram do AP 2.0), mas sim de 19,8Kgf a 2.500RPM (segundo Best Car Web Site), só que nos 4 cilindros mais novos, com compressao maior e a álcool, esta faixa de torque passou perto dos 22Kgf... enquanto que o mais potente de TODAS as versoes 6 bocas rendeu 30,1 Kgf a 2.000 RPM (na versao 4.1 álcool)
    3. Motor menos "gastão" que o 6 cilindros e mais compatível com o resto da mecanica Willys... aumentar muito a potencia e o torque causa quebra e desgaste precoce dos compomentes mecanicos, como eu disse antes e como Julio tbem falou sobre torcer o cardan...

Será mesmo que seis cilindros é taaoo melhor? quem sabe as diferenças de torque e potencia que ele tem a mais que a versao 4 cilindros nao seja consumida, inclusive, pelo aumento de peso? depois, nada que um bom "veneno" para aproximar o 4 boca dos 6 canecos... aqui no site vc encontra as receitas de transformar ele num 3.0, ou mesmo a troca de um carburador maior, escapamentos dimensionados, rebaixo no cabeçote... tudo isso pode melhorar muito os valores de torque e potencia, aproximando àqueles que vc encontra nos seis cilindros, porém, sem aumentar o peso...

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Esse ano, se Deus quiser, o meu Jeep vai funfar com o GM 6!!

O motor foi preparado para chegar aos 4.4L, e já está pronto!!

Ganhou tuchos mecanicos americanos, comando 250/S, DFV446 e algumas outras coisas. De acordo com o preparador dele, o motor deve tá na casa dos 200cv e uns 33kg de torque. Nada mal...

IMHO,

O BF é um excelente motor, porém, limitado! É muito valente na trilha, desde que vc não deixe de usar a reduzida. Na cidade onde tem muitas subidas, ele deixa um pouco a desejar... (essa é a minha opinião depois de 2 anos de convivência com esse motor) e também bebe pra kar@lho!

O GM151, também é um otimo motor, sua potencia e torque é consideravelmente superior ao do BF, e já deixa o Jeep bem mais esperto. Mas se a intenção é colocar pneuzão e diabo a 4, pode ser que ele fique um pouco xoxo, a não ser que esse motor seja preparado ou a relação do diferencial seja bem curta!

Já o GM250, tem potencia de sobra, torque de sobra, e emoção de sobra!!
    Desde que bem regulado, o consumo de combustível supera o BF!!

Enfim, a minha opinião: GM 250 (seja 4.1, 250S, a gasola, alcool, gnv......), não pelo fato de ser o motor que tenho, mas sim devido a alta confiança, força e potência que essa usina proporciona aos seus donos!

Abraço,
    Lucas Nassif.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    O amigo não mencionou se vai trocar só o motor, se não for trocar o câmbio vai de 4cc que é 3B, bom, bonito e barato. Abrs.

Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Esse ano, se Deus quiser, o meu Jeep vai funfar com o GM 6!!

O motor foi preparado para chegar aos 4.4L, e já está pronto!!

Ganhou tuchos mecanicos americanos, comando 250/S, DFV446 e algumas outras coisas. De acordo com o preparador dele, o motor deve tá na casa dos 200cv e uns 33kg de torque. Nada mal...

IMHO,

O BF é um excelente motor, porém, limitado! É muito valente na trilha, desde que vc não deixe de usar a reduzida. Na cidade onde tem muitas subidas, ele deixa um pouco a desejar... (essa é a minha opinião depois de 2 anos de convivência com esse motor) e também bebe pra kar@lho!

O GM151, também é um otimo motor, sua potencia e torque é consideravelmente superior ao do BF, e já deixa o Jeep bem mais esperto. Mas se a intenção é colocar pneuzão e diabo a 4, pode ser que ele fique um pouco xoxo, a não ser que esse motor seja preparado ou a relação do diferencial seja bem curta!

Já o GM250, tem potencia de sobra, torque de sobra, e emoção de sobra!!
    Desde que bem regulado, o consumo de combustível supera o BF!!

Enfim, a minha opinião: GM 250 (seja 4.1, 250S, a gasola, alcool, gnv......), não pelo fato de ser o motor que tenho, mas sim devido a alta confiança, força e potência que essa usina proporciona aos seus donos!

Abraço,
    Lucas Nassif.

Em numero de torque, o motor do opala 4 cil é mais fraco que o BF!
    Levando em consideração que vou instalar esse motor numa f-75 com pneus dynatork 33 e diferencial 56x9 não vai ficar xoxo?

Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Amigo, o GM 151 é um ótimo motor. Vou passar uma receitinha, que deixa o bicho cavalar:

-Pistão 4", bielas curtas GM250(opala 6cc), virabrequim GM153(opala 4cc até 74) --> leva o motor para quase 2.8L;

-Cabeçote retrabalhado, taxado em 9.5:1(para gasolina), polimento dos dutos, rebaixado em 1mm, válvulas de admissão abertas para 40mm e de escape para 30mm (40x30), tuchos mecânicos, varetas e balanceiros novos;

-Comando de válvulas mecânico, 272ºx268º de duracão (para não perde muito torque em baixas rotações);

- Carburador: DFV446(melhor vazão, regulagem mais difícil) ou Solex H34 SEIE(mais fácil de regular, menor vazão);

- Escape dimensionado 4x1, 4x2 ou 4x2x1 de 2.5" direto ou com 1 abafador/silenciador;

- Ignição eletrônica, eu colocaria alguma a prova d'água, iria de Motor Spice DD, que me permite refazer o mapa da ignição, me tira o distribuidor e me deixa imune à água;

- Potência: 130~140hp à 5000~5800rpm e 24~25 kgf.m de torque à 2800~3000rpm na gasolina. Deverá fazer uma média de 4~5 km/L, além de ser resistente, potente, leve,que vai girar QUASE igual um VW AP, e com potência do GM250.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

Pedro,

Em qq ano do 151 dá pra fazer tudo isso?

Tem idéia do custo das peças e serviço?

Obrigado,
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Bloco dos GM151 até 91, são os SEM retentor;

O valor vai de 4k à 10k, depende das peças(forjadas) que usar, ou se quiser passar pra injeção.

Do modo mais simples, que rende a mesma coisa, é mais o menos o preço de uma retífica, entre 3,5k e 4k.

Abraços!!!!
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Agradecimentos: 7
    Dae pessoal...

Como o tópico é sobre opala 6, Bf161 ou opala 4...

Vou relatar um caso aqui do Horizontina...

Um amigo comprou uma "cachorra loca", famosa F85... estava toda original...porém com o motor Bf fundido... a intenção era deixar o mais original possível... sendo assim o motor original deveria continuar... porém o valor da retífica assustou... e ele resolveu partir para outro motor...

A primeira alternativa era colocar um opala 6... porém muito caro... aqui na região tão pedindo em torno de 2.5k... já o irmão mais novo o opala 4... sai na faixa dos 0.5k a 1.0k... ou seja da para colocar quase 3 opala 4 pelo preço de um opala 6...

Então tal amigo optou pelo opala 4... e eureca... ta apavorado com o resultado... a f85 ficou leve na dianteira e com o entre-eixo maior que do jeep... passa por tudo... e o motor não faz feio não...

Eu tenho no meu jeep um opala 4 também... porém um pouco apimentado... comando e etc... e confeço a voces... da pau em opala 6 brincando... só perde na hora da força bruta mas em trilha, chega se ridículo os 6 cilindro com todo aquele peso motro...

Bem não sei se ajudou muito, mas pensem na relação peso potência... na trilha faz muita diferença...

E como dito anteriormente o 4 cilindros preparado... fica show... eu tenho um e não troco por nada...

Forte abraço a todos...
    Christian Ullmann

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem