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Mangueiras do respiro na tampa do cabeçote - GM 151

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  • 09/08/2008, 21:58
    Alessandro Henrique
    Citação:

    Postado originalmente por GVGRJ Ver Post
    Essa válvula fica localizada logo abaixo da base do carburador, na admissão? È uma peça retangular com rosca ? È só desmontá-la para limpeza ?

    Glauco,
    É esta peça mesmo, uma válvula que mais se parece com uma conexão. :concordo: A válvula pode estar conectada junto a uma conexão do tipo "T" ou diretamente, dependendo se há ou não servo-freio.
    Saliento que outros motores possuem válvulas de formato diferentes, podendo ser montadas na admissão ou na tampa.
    As válvulas dos motores GM 151 e 250, podem ser desmontadas para limpeza.

    Sds.
  • 09/08/2008, 22:02
    Kim
    1 Anexo(s)
    Vamos lá às explicações!!!

    Reparem nessa foto, ela é praticamente auto-explicativa!!!!
  • 09/08/2008, 22:22
    Kim
    3 Anexo(s)
    :shock::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgree n::mrgreen::mrgreen:

    Bem agora escrevendo sério!

    Na primeira foto, podemos ver o respiro frontal, que é logo abaixo da tampa de óleo do motor.

    Possui duas funções, na lenta, o ar vai da atmosfera para dentro do motor, por isso deve ser ligada onde há ar filtrado, se for de panela, deve ser ligada próximo ao bura, se for filtro externo (tipo pick-up), deve ser ligado à mangueira.

    Quando o motor acelera, que começa a haver uma depressão na mufla ou mangueira do filtro de ar, o ar vai do motor para o bura.
    (essas são as duas funções desse respiro)

    Na segunda e terceira foto, vemos a seqüencia do respiro superior da Tanpa de válvulas.

    Ela tem uma única função, que é levar o ar do motor diretamente para o coletor de admissão.

    Em certos motores existe uma válvula próximo ao coletor de admissão, nos motores mais antigos, há um redutor dentro da conexão.

    Então, de um lado temos a ligação para o servo-freio, que a conexão tem diâmetro interno constante e, do outro lado, a conexão afina o diâmetro interno.(foto dois)

    Quando pisa no acelerador, a depressão diminui, então pára ou diminui a quantia de ar que puxa e, assim é onde entra em ação o outro respiro. (explicado anteriormente)

    Quando se regula o bura, já leva em conta essa "entrada de ar".

    Considerações pessoais.
    Tendo em vista a época do projeto, e a potência desenvolvida, penso que a GM pensou em uma saída para que o motor não vazasse muito óleo, pois sendo graxeta no vira, vedação não suficiente na vareta de óleo dentre outras coisas, colocaram um sistema de respiro que sempre fica depressão dentro do motor.

    Abraços.

    Kim.
  • 10/08/2008, 00:17
    Alessandro Henrique
    Através das fotos postadas é possível termos uma boa visão do sistema no entanto, vou falar um pouco mais sobre ele.
    De antemão já peço desculpas, pois irei discordar de alguns pontos.

    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Na primeira foto, podemos ver o respiro frontal, que é logo abaixo da tampa de óleo do motor.

    Possui duas funções, na lenta, o ar vai da atmosfera para dentro do motor, por isso deve ser ligada onde há ar filtrado, se for de panela, deve ser ligada próximo ao bura, se for filtro externo (tipo pick-up), deve ser ligado à mangueira.

    :stop::discordo: Ao contrário, na marcha lenta o fluxo é do interior do motor para o topo do carburador.

    Citação:

    Quando o motor acelera, que começa a haver uma depressão na mufla ou mangueira do filtro de ar, o ar vai do motor para o bura.
    (essas são as duas funções desse respiro).
    :discordo: Os gases fluirão diretamente para a admissão quando houver uma queda na depressão no interior da mesma, permitindo a abertura da válvula, situação esta associada a regime de carga e não a rotação. Ex.: É possível que o motor esteja a 3000 rpm sem carga alguma e analogamente, é possível estar a 1000 rpm sob carga.

    Citação:

    Quando pisa no acelerador, a depressão diminui, então pára ou diminui a quantia de ar que puxa e, assim é onde entra em ação o outro respiro.
    Quando se aciona o acelerador há a tendência da depressão diminuir no interior da admissão no entanto, a quantidade de ar admitida neste momento aumenta. Se esta maior quantidade de ar se deslocar rapidamente (motor acelerando), teremos a manutenção da depressão, caso contrário não.

    Citação:

    Quando se regula o bura, já leva em conta essa "entrada de ar".
    :concordo: A válvula deverá estar fechada de modo a evitar fluxo direto de gases.

    Citação:

    Considerações pessoais.
    Tendo em vista a época do projeto, e a potência desenvolvida, penso que a GM pensou em uma saída para que o motor não vazasse muito óleo, pois sendo graxeta no vira, vedação não suficiente na vareta de óleo dentre outras coisas, colocaram um sistema de respiro que sempre fica depressão dentro do motor.
    Na verdade o respiro em si, já ajuda na questão da estabilização da pressão interna do motor. A pequena depressão formada pelo fluxo de ar do sistema de ventilação pode ajudar neste sentido, mas veja bem que o motor GM em questão com ou sem sistema de ventilação forçada vaza óleo pela gaxeta traseira. Já comentei algumas vantagens deste sistema de ventilação, mas vale também salientar que com este sistema, existe a redução da formação de borra, redução da emissão de poluentes na atmosfera e eliminação de condensação de vapores de óleo que no sistema de respiro convencional acabavam por ocorrer sujando o motor e pingando no chão.
  • 11/08/2008, 11:03
    Marcos ET
    Muito bom todas estas explicações! porém, uma coisa acabou de passar por minha cabeça...

    Se eu uso estes respiros normalmente, eles diminuem a pressao "atmosférica" dentro do motor... assim, o motor vaza menos óleo, pois está com pressao negativa em seu interior.. porém, se eu entrar em um alagado, provavelmente, este sistema vai auxiliar a entrada de água para dentro do motor pelos retentores correto?? ih.....

    Kim, valeu mesmo pelas fotos! vou levar a auto-explicativa para o meu meca! ehehehe agora, "falando sério", nao teria uma foto da "dita cuja"? ainda tou com dificuldades de reconhecer ela na base do "cara-crachá"....

    Alessandro, nao se preocupe em ficar devendo a referencia da valvula... eu vou procurar aqui por esta PCV (mas nao tou botando muita fé que eu vá encontrar), vamos ver no que dá... enquanto isso, se alguem tiver a especificação, melhor! PORÈM, se alguem tiver uma SUBSTITUTA para ela (de um outro veículo, que sirva no GM151, por exemplo), fica melhor ainda!

    Valew pessoal, muito obrigado pela ajuda!!
  • 11/08/2008, 11:48
    Alessandro Henrique
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Se eu uso estes respiros normalmente, eles diminuem a pressao "atmosférica" dentro do motor... assim, o motor vaza menos óleo, pois está com pressao negativa em seu interior.. porém, se eu entrar em um alagado, provavelmente, este sistema vai auxiliar a entrada de água para dentro do motor pelos retentores correto?? ih.....

    Marcos,
    Não há diminuição significativa da pressão interna do motor pelo sistema de ventilação, pois sempre haverá gases provenientes da combustão dentro do cárter e, além disso, a conexão junto ao filtro ou fluxa ajuda a prover a equalização.
    A finalidade do sistema não é ser um paliativo auxiliar na vedação de retentores ou gaixetas e sim prover aeração e direcionamento dos gases para a admissão reduzindo a emissão de poluentes dentre outras vantagens que já citei.

    Sds.
  • 11/08/2008, 14:54
    Marcos ET
    é... realmente, nao deve haver, mesmo porque, estamos falando somente do coletor de admissao de um GM151.. rsrsrs e mesmo q o sistema nao seja um paliativo, eu havia pensado que ele acaba por auxiliar na entrada de corpos estranhos dentro do motor... mas, realmente, nada que uma boa manutençao PREVENTIVA nao resolva...! rs

    Eu lembro que nos velhos motores Continental GoDevil 442, havia uma valvula destas enóooormes que ficava presa na tampa do painel que dava acesso à regulagem dos tuchos de válvulas... quando esta valvula dava problema, parava aberta... a primeira "mensagem" de que ela nao tava funcionando direito era água no óleo... mas nao era água de rios ou atoleiros... era simplesmente condensação de umidade do ar dentro do motor! daih, já começava a perder viscosidade tbem porcausa da gasolina pulverizada que "vazava" pelos anéis de compressao... e por aih vai...
  • 11/08/2008, 14:56
    Marcos ET
    Obs.: Pessoal, ainda estou esperando uma alma bomdosa arrumar uma referencia de catálogo ou uma foto da dita valvula... rsrsrsrs
  • 07/09/2008, 16:54
    SergioSpa
    1 Anexo(s)
    Tampa do cabeçote
    Salve,... para nãoi abrir outro tópico vou aproveitar...
    O que falaram sobre o motor do opala acima... vale para o OHC?
    O meu tem uma tampa de borracha que deixa escapar (oleo acho) algo. Já vi outros motores com essa tampa cega, a minha tem respiro como na foto... é normal ? a tampa está errada? Coloco um filtro alí?
    abraço
    sergio
  • 12/08/2010, 19:08
    cmte_carvalho
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Obs.: Pessoal, ainda estou esperando uma alma bomdosa arrumar uma referencia de catálogo ou uma foto da dita valvula... rsrsrsrs

    Creio que seja essa a referida válvula:

    http://img.photobucket.com/albums/v3...GEDC0131-1.jpg

    http://img.photobucket.com/albums/v3...GEDC0130-1.jpg

    Acabei de limpar a dita cuja e já irei recolocá-la em seu devido lugar. Também fiquei com dúvida quanto às mangueiras da tampa de válvulas e, pesquisando no Google, cheguei a este tópico.

    Abraços!
  • 12/08/2010, 19:46
    cmte_carvalho
    Depois de uma rápida "recherche", achei isso:

    http://img.photobucket.com/albums/v3...lvulacrter.jpg

    A despeito da figura, a válvula que removi é uma peça única - impossível de se desmontar. Também percebi que soprando pelo lado onde vai a mangueira o ar entra facilmente. Pelo outro lado (onde é feita a conexão à admissão), parece ser vedado.

    O funcionamento é esse mesmo, ou será a hora de trocar a dita válvula?
  • 12/08/2010, 20:54
    Kim
    Opa André!

    Sumiu heim!!!!!

    Mais bom que apareceu novamente!!!

    É o seguinte.
    Essa válvula se localiza logo abaixo do carburador do motor de opala (4cil e 6 cil), tem a função de manter o motor com menos vazamentos, pois mantem uma sucção na parte interna do motor, deixando assim a pressão baixa.

    Ela é de uma via apenas, pois como podem acontecer back-fire, ela impede que a explosão vá para a parte interna do motor, podendo assim romper a junta da tampa de válvulas que é de cortiça, ou saia a tampa do óleo de motor, que é de pressão.

    Também serve para motores turbo alimentados, onde a pressão da turbina não vai para a parte interna do motor.

    É uma solução simples e funcional.

    Mais exisstem pessoas que tem "pobrema", que isolam essa válvula, ou a ligam ao servofreio.
    Vai entender, existem idiotas e otários para tudo, para que isolar, se a solução para ele está ali.

    Mais, fazer o que.

    Essa válvula não tem prazo de validade, pois sempre está humidecida com óleo de motor, portanto sempre lubrificada.

    uma limpeza é legal!:concordo:

    Então a ligação deve ser feita da seguinte forma.
    Do purificador de ar (ar já limpo pelo filtro, sem aqueles shuning), deve sair uma mangueira que vai até o anti-chama, na parte frontal da tampa de válvulas 9entrada de ar limpo para o interior do motor)
    Da parte superior, atraz da tampa de válvulas, sairá a mangueira que vai para essa válvula.

    Esse conjunto tem a função de diminuir a pressão e corbonização interna do motor, bem como ventilá-lo.

    É isso.

    Abraços.

    Kim.
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