x
Convex Datacenter
Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 83
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Osmir, o jeep com barramento verde expressa minha preocupação.

Veja que eu imagino seu sistema algo que parecido. A força da caixa de direção até este ponto de junção estará decomposta em força axial e força perpendicular.

A força axial movimenta o sistema de direção esquerda - direita. A força vertical empurra a barra para baixo, envergando a mesma.

Dependendo desta geometria, a altura do jeep, o DIA da barra, dos penus, vc terá problemas sérios de bumpsteer, relativa facilidade em dobrar o barramento ou fratura imprevisível.

Claro, vc pode contrabalancear parte do problema de resistencia mecanica usando um baramento de 2 polegadas, mas mesmo assim a vida dos terminais será abaixo do esperado, oque requer contante monitoramento e o bumpsteer: sobreviver a ele.

O certo, seria o barramento sempre trabalhar o mais horizontal possível e é por isso que uma adaptação como o ELMER fez (com high steer) alivia esses problemas. Agora, montar embaixo, é problema.
    Acho que o barramento é amarelo (mestre Leopoldo ta precisando de óculos)

Osmir, esses dias fizemos mais uma adaptação dessa num CJ aqui e tirei umas fotos pensando nesse topico. Ainda falta encurtar um pouco a rosca ao lado direito do olhal (esquerda da foto) pra se aproximar mais da extremidade e trocar esse tubo roscado por um pedaço maior, montei com esse só pra fazer as fotos.

Veja aí e comente
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barra-01.jpg   -barra-02.jpg   -barra-03.jpg   -barra-04.jpg  

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    A viatura das fotos acima é de um cliente, já ta rodando apareceu aqui e tirei umas fotos da montagem final.

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc09376.jpg   -dsc09377.jpg  

Elmer, esta "pecinha" é usinada, fundida... como a fabricam? Estou refazendo o sistema de direção da Rural e fiquei interessado em adquirí-la. Tem preço para o olhal + pedaço de barra roscada + envio PAC para MG?

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Cara, eu não faço isso pra vender, fazemos pra alguns clientes quando a adaptação é realizada aqui na oficina pois requer vários ajustes, mas vc pode pegar as dicas, arrumar o material e mandar fazer em uma tornearia. Nas paginas desse topico expliquei como foi feita a peça Terminal de 608, como faço?

[]'s

All:

Estive pensando no assunto e me ocorreu uma idéia (que pode ser repetida mas não a vi citada, nem para bem nem para mal). Tomando uma peça maciça de aço (o que for mais adequado a esta aplicação), um tarugo de 4cm de espessura, com cerca de 17 cm de comprimento, um lado pode ser usinado até ficar com a espessura para que se abra rosca externa igual a do terminal, no meio é feito um furo cônico e no outro lado abre-se uma rosca interna também igual à do terminal, sendo assim necessário diminuir o tamanho da barra de direção que liga um munhão ao outro e se torna uma peça flexível, podendo o cônico ficar virado para qualquer um dos lados (ainda para cima ou para baixo ou em ângulos) afinal de contas as adaptações nestas viaturas não seguem um padrão. Segue um desenho tosco na intenção de ilustrar minha idéia.

Editei o texto para acrescentar que no lado da rosca interna seria utilizado uma porca para travar a peça na posição desejada e evitar que a mesma "desenrosque".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -graphic1.jpg  
    4X4 Brasil Razão: complementando a idéia.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    O material tosco tem de ser aço de alta liga, temperado e revenido.

Usinar não é difícil , mas as operações seguintes complicam.

Outro ponto é a geração de rosca ... o melhor seria rolar em vez de usinar, outro problema.

Por fim, vem o custo, direto e indireto:

Se vc faz para sí e absorve os custos, fica com o risco da peça não dar certo e quebrar entre a tempera e/ou o uso.

Lembre-se que este risco inclui a não compreensão de todas as forças envolvidas no projeto e consequente dimensionamento, seleção do material, tratamento termico, processo de usinagem, acabamento e fatores como corrosão, fadiga e manutenabilidade de uma peça qualquer, além da responsabilidade se alguém se machucar.

Se vc faz para vender, além disso acima, vai ter problemas de lote, repetibilidade, etc...
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Citação Postado originalmente por BrunoBB
    podendo o cônico ficar virado para qualquer um dos lados (ainda para cima ou para baixo ou em ângulos) afinal de contas as adaptações nestas viaturas não seguem um padrão
    Bruno, os CJs que já vi com este olhal virado pra cima vivem tendo desgaste prematuro no terminal que vai montado ali pois nesse caso as barras ficam sobrepostas sendo que o correto é que fiquem paralelas horizontalmente e essa posição errada tambem faz empenar a barra de direção facilmente devido ao desvio de trajetoria do esforço vindo da caixa de direção, e isso acontece principalmente nas trilhas, aí quando encalha um cj com uma roda apontando pra cada lado nego vai la em baixo enfia o cabo do hi-lift, marretada, etc. E eu fico só olhando, rindo e criticando(tirando sarro) as gambis que alguns ainda usam...

[]'s

Elmer:

A peça não ficará com o olhal para cima, por ser de rosca poderá ficar em qualquer posição que atenda à adaptação do usuário, creio que a minha explicação só fez deixar mais dúvidas. A proposta é muito semelhante à peça que você faz, a diferença maior é que ao invés de ser em duas partes (o olhal com roscas externas e tubo com rosca interna), será peça única.
    Estive em BH esta semana e encomendei duas peças destas, ficam prontas na semana que vem. Depois de instalada eu tiro fotos e envio.

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6

Talking

Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Sistema de barras e terminais do MBenz-608 adaptados no Troller:

Instabilidade Direcional no T4

[]'s

fazer isso num troller é fácil, quero ver fazer isso num cj com feixes de molas e eixos de troller..

[]´s quebrando a cabeça com isso

Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Sistema de barras e terminais do MBenz-608 adaptados no Troller:

Instabilidade Direcional no T4

[]'s
    Elmer, vc usa a barra toda do 608 ou usa peças do troller tb? Refura o munhão no esmeril?

Abs

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    São utilizadas duas barras do 608 que devem ser encurtadas e emendadas pra ficar na largura correta pro troller conforme manda o figurino(tem dicas sobre isso na primeira pagina deste topico).

A única peça que presta do sistema original foi o olhal da barra que vem do pitman, a gente reaproveita esse olhal pra montagem do novo sistema:

Aumentamos o furo dos braços de munhão, do braço pitman e desse olhal da foto acima pra ficar na medida ideal pro novo terminal, sim, é feito no esmeril (vc deve ter visto as fotos la na seção troller não é?)

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem