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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    GM-250 Folga entre a chaveta da polia no virabrequim!




    Pois é gurizada! Tô com um problema no meu motor opala 6 cilindros .

    O que ocorre é o seguinte:

    No virabrequim vai uma chaveta, do tipo meia lua, para "fixar" a polia certo! Eis que esta chaveta esta com um desgaste na parte inferior fazendo com que haja uma folga entre eles.

    Quando levei num mecânico para regular o carburador foi dado um pingo de solda entre a polia e o virabrequim exatamente por causa desta folga. Detalhe - isto foi feito sem a minha orientação/permissão . Mas neste fim de semana fui para a trilha e o pingo de solda não aguentou (ele tava meia boca mesmo) e quando cheguei em casa, ao verificar os detalhes (estragos) da trilha, constatei esta folga .

    Bom, vou substitui a chaveta. Será que existe novas dessas para vender?

    Pergunto:

    - No caso de ter ocorrido um desgaste no virabrequim também - na "casa" da chaveta - qual seria o procedimento a se tomar? Posso dar novamente um pingo de solda ou seria necessário uma retífica no virabrequim?

    []´s torcendo por uma solução simples

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Vinicius,

    a chaveta existe pra vender, porém se o "alojamento" tiver danificado o procedimento correto seria desmontar o virabrequim e mandar pra retífica que lá eles sabem o q deve ser feito...














    (cara vc tá bem de mecanico né é o mesmo que vacilou com a polia da outra vez )












    ...porém, é possível fazer um trampo no lugar mesmo(já que vc quer algo simples e que resolva)
    O lance é encher de solda onde tiver machucado o alojamento e depois com uma dremmel e um disquinho de policorte vc reabre novamente o alojamento da chaveta e usa a chaveta nova pra testar o encaixe.
    (não deixa o Leopoldo ler isso)

    Ah e depois disso é bom vc trocar o retentor dianteiro pois ele pode danificar com a temperatura da solda.


    Tá, mas isso tudo é somente se o alojamento estiver ruim, depois que sacar a polia vc vai saber.

    Espero ter ajudado.

    1 abraço.

  • #3
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    E aí Elmer!! Trocou de login .

    cara vc tá bem de mecanico né é o mesmo que vacilou com a polia da outra vez
    Pois é, entre dez mecânico que o cara vai um é bom , por isto estou tentando fazer tudo sozinho agora. Mas pior que a chaveta foi colocada por mim da última vez . Não sei se foi porque eu coloquei aquela cola branca (Threebond) que fez com que a chaveta trabalhasse e desgastasse.
    Bom, vou comprar a chaveta nova e depois eu posto o que que aconteceu .

    Valeu pela ajuda!!

  • #4
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Bom gurizada!! Acho que sanei o problema, deu um certo trabalho mas tah pronto!

    A primeira dificuldade foi para comprar a chaveta nova, encomendei a peça e demorou 3 dias para vir. Quando fui buscar me deparei com uma chaveta mais larga e mais alta, porém com a curvatura bem parecida. Comprei assim mesmo, até porque custou R$ 2,00 .
    Analisando o virabrequim vi que tinha um desgaste no alojamento da chaveta. Eis então que fui buscar idéias com um amigo meu (mecânico) aqui de NH e ele me deu uma idéia que achei bem interessante.

    Bom a solução e a idéia deste mecânico foi a seguinte:

    - Desgastei a chaveta de modo que encaixasse perfeitamente no virabrequim;
    - Desgastei a polia para que esta encaixasse na chaveta (foi muito pouco mesmo, algo de meio milímetro);
    - E então desgastei a altura da chaveta e corrigi a curvatura da chaveta (este último foi um ajusto fino , só para ficar beleza mesmo).
    - Depois de muito desgaste , acabei com o trampo.

    Deu um trabalhão, ainda mais porque o torno ficava longe do jeep e daí tinha que ficar indo e vindo para acertar nas medidas , mas acho que ficou legal.

    Elmer: Cara, valeu pela atenção novamente. Tu tah de parabéns pela atenção dirigida ao pessoal do fórum, acho que é difícil de ver um assunto que tu não tah ajudando e sempre com soluções tri! Valeu mesmo!!

    []´s com a chaveta feita sob medida 8) !!

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    ah, nem ajudei muita coisa, afinal o alojamento não tava deformado...

    Mas é como te falei, só dava pra saber o que podia ser feito depois que desmontasse a polia pra ver se tinha danificado o alojamento...

    Bom, mas se dessa vez a polia não segurar aí só parafusando mesmo...

    1 abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Vinícius,

    Com certeza tem + coisa errada que parece.

    A chaveta não trabalha se o parafuso estiver torqueado como deve, se o rasgo na polia não está arrombado e se a chaveta tem o tamanho certo pois encaixa bem "firme" no eixo.

    Tem uma foto da arte em solda?

    - se foi elétrica: tô só pensando aonde foi que o mecanico aterrou o cabo da solda.

    se ele aterrou no bloco do motor e soldou a ...... tu tá frito.

    - se foi oxi-acetilênica:

    arrebentou o metal da ponteira do girabrequim.

    Agora, mesmo bem montado poderá a ponteira romper com o uso ...... falha por fadiga que começa no ponto de solda ou falha por fadiga porque o material estragou.

    E porque por fadiga? é o mesmo processo que se dá no semi-eixo traseiro semi-flutuante: a carga é cíclica (tensão da correia cada momento puxa o eixo para o lado).
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Vinícius,

    Com certeza tem + coisa errada que parece.

    A chaveta não trabalha se o parafuso estiver torqueado como deve, se o rasgo na polia não está arrombado e se a chaveta tem o tamanho certo pois encaixa bem "firme" no eixo.

    Tem uma foto da arte em solda?

    - se foi elétrica: tô só pensando aonde foi que o mecanico aterrou o cabo da solda.

    se ele aterrou no bloco do motor e soldou a ...... tu tá frito.

    - se foi oxi-acetilênica:

    arrebentou o metal da ponteira do girabrequim.

    Agora, mesmo bem montado poderá a ponteira romper com o uso ...... falha por fadiga que começa no ponto de solda ou falha por fadiga porque o material estragou.

    E porque por fadiga? é o mesmo processo que se dá no semi-eixo traseiro semi-flutuante: a carga é cíclica (tensão da correia cada momento puxa o eixo para o lado).
    Mestre Leo, o motor que ele tem no jeep é o GM250, não possui parafuso na fixação da polia.

    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    É só um detalhe

    tinha me esquecido do detalhe motor (GM)

    mas eu olhei mo manual que eu tenho aqui e parei quando o cara fala para montar com o martelo ....... a GM faz um lixo de manual ....... deveria ser General Merdum.

    O caso dele parece ser pior ainda. Como a polia se garante na leve interferência de montagem e ele percebe folga, não deve ser só problema de chaveta.

    A interferência entre a ponteira e o balanceador harmônico já era. .... ou:

    1- o balanceador está trincado no rasgo de chaveta - (troque-o)
    2- o DIA interno do balanceador está (acima)arrombado - (troque-o)
    3- o DIA da ponteira está (abaixo) desgaste - (troque o girabrequim)
    4- ambos acima (troque ambos)
    5- a ponteira está desgastada pelo movimento de vai-vem no girabrequim(os pequenos movimentos que não se percebe) e pode ser balanceador fuçado - (Verifique o balanceador)
    6- A chaveta é incompatível e já destruiu o assento - (troque ambos)

    Sobre as soldas e consequências, mantenho o mesmos comentários
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  • #9
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Grande Leopoldo.

    Vamos por partes:

    - se foi elétrica: tô só pensando aonde foi que o mecanico aterrou o cabo da solda. se ele aterrou no bloco do motor e soldou a ...... tu tá frito.
    Foi elétrica só que não sei onde ele aterrou. Mas, por que teria problemas aterrar no bloco do motor?! Algo referente à corrente passando pelo bloco?! Se sim, não passaria pelo bloco colocando o terra em outro lugar também?!
    A solda foi muito fraca mesmo, e ruim por sinal , mal e mal pegou no virabrequim. Até por isto que quebrou tão fácil a solda.

    Não estou utilizando mais o balanceador harmônico . Comprei um novinho, montei ele e não durou um mês, tive que tirar fora porque estava querendo soltar longe já. Isto porque a borracha tava toda cheia de óleo . Tenho pequenos degastes no virabrequim bem abaixo do retentor e dali vazava óleo. Agora estou utilizando novamente a polia do opala 4 cilindro, sem o compensador harmônico.

    O que eu acho que ocasionou o desgaste na chaveta e demais peças (detalhe que não sou nenhum conhecedor da arte de mecânica viu , só acho, e as vezes tenho muito azar ). Acredito que a chaveta antiga tenha sido colocado com um certo desgaste já. E conforme o jipe foi usado (e beeem usado ) a chaveta trabalhou ali dentro e sofreu um desgaste maior ainda . Não pode ter sido isto?!

    []´s

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4
    1- por que teria problemas aterrar no bloco do motor?
    2- Não estou utilizando mais o balanceador harmônico
    1- (o certo, se fosse e) não é certo pois não se solda um girabrequim muito menos se ponteia com solda ! seria aterrar na chaveta ou próximo na ponteira, nunca no bloco. A passagem de corrente faz passar material também. Isso destroe os componentes do motor.

    2- O 6 cilindros tem um compensador por um bom motivo: amortecer vibraçoes torcionais. Sem isso, há uma faixa de rpm onde o motor destruirá componentes como a embreagem ...... quem sabe foi por isso que a chaveta detonou.
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  • #11
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Leopoldo, valeu pela atenção ! Vou te encomodar mais um pouco !

    O 6 cilindros tem um compensador por um bom motivo: amortecer vibraçoes torcionais. Sem isso, há uma faixa de rpm onde o motor destruirá componentes como a embreagem ...... quem sabe foi por isso que a chaveta detonou.
    Hmm ... Eu nunca entendi de onde que vem estas vibrações . Tu (ou algum outro colega do fórum) saberia me explicar?!

    O que pude observar é que aparentemente existe uma vibração nas polias (e em conjunto com o virabrequim) com o motor funcionando, mas o que poderia ser isto, já que se mexendo com a mão para ver se existe folgas, tanto no vibrabrequim quanto nas polias, não encontrei nada. Seria algo que só acontece com o motor em funcionamento?! É normal ter esta vibração mesmo?! Poderia ser um desbalanceamento no vibrabrequim ou na polia?!
    OBS.: não estou utilizando a ventoinha mecânica.

    Antes de mim o antigo dono do motor, que está no meu jeep, também utilizava a polia do opala 4 cilindros e nunca me mencionou nenhum problema deste tipo. E olha que quando questionei sobre a polia existente no motor ele me falou que usava aquela ali à bastante tempo.

    Grande abraço!!

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    O girabrequim vibra À medida que ocorrem as explosões nos cilindoss.

    Explode, o pistão empurra a biela e gira o girabrequim. Só que como ele não é 100 rígido, ele deforma como uma mola de relógio e volta pro lugar......isso 6 pistões fazem contínuamente.

    Esse vai e volta gera a vibração torcional. Normalmente não é percebida até que algo comece a soltar ou quebrar sem explicação.

    Tem um site bem didático mas em inglês:

    http://www.epi-eng.com/BAS-TorVibIntr.htm


    OBS. TODO motor a pistão faz isso mas, tem motores em que uma faixa de rpm é mais suscetível au em amplitude ou em uso ...... daí, o porque do amortecedor harmõnico.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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