Certa vez lhe salientei da importancia do compensador e as consequencias de nao utiliza-lo. Pelo que percebi, voce voltou atras nesta questao.

Componentes incorretamente montados (atravessados, empenados..) ou danificados (amassados), sao fonte de vibracoes quando submetidos a rotacao. Isto ocorre devido a alteracao do centro de massa do componente. A amplitute bem como a frequencia do disturbio (vibracao) esta relacionada com a rotacao e a diferenca do centro de massa.
Com referencia ao compensador harmonico, ha muita confusao. Ele nao possui a finalidade de balancear o eixo de manivelas, volante ou agregados. Estes componentes sao balanceados antes da montagem. O seu proprosito eh atenuar a vibracao torsional, como citado pelo Leopoldo acima. Sem ele, a torcao provoca as temiveis trincas. As trincas vao aumentando com o passar do tempo e com ela a vibracao, que por sua vez aumenta a trinca novamente ou seja, a coisa ocorre em cascata, ate que o componente em questao se rompa de vez! Isso pode implicar na perda total do motor. Veja que quanto ao tempo, isso nao necessariamente representa um grande periodo do mesmo. Isso esta relacionado com a frequencia de utilizacao do motor bem como o regime imposto.
O problema do compensador harmonico utilizado no motor gm e que ele possui um anel de borracha que separa a parte interna da externa. Quando a borracha se deteriora a parte externa se desprende inutizando a peca. A deterioracao da borracha ocorre principalmente quando a mesma esta em contato com oleo/solventes ou quando submetida a calor excessivo. Outro cuidado que se deve ter eh quanto a sua instalacao/remocao.
Sds.