x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 0

O girabrequim vibra À medida que ocorrem as explosões nos cilindros.
    Era o que imaginava!

Não sou muito bom em inglês, mas vou ver o site .

Mas um sistema desequilibrado também provocaria vibrações neh! Uma polia não balanceada não provocaria vibrações também?! Ou ainda, a embreagem ou a cremalhera (acho que é assim que se escreve) fixada em uma posição um pouco atravessada , ou talvez desbalanceada.

[]´s

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Vinicius,
    Certa vez lhe salientei da importancia do compensador e as consequencias de nao utiliza-lo. Pelo que percebi, voce voltou atras nesta questao.
    Componentes incorretamente montados (atravessados, empenados..) ou danificados (amassados), sao fonte de vibracoes quando submetidos a rotacao. Isto ocorre devido a alteracao do centro de massa do componente. A amplitute bem como a frequencia do disturbio (vibracao) esta relacionada com a rotacao e a diferenca do centro de massa.
    Com referencia ao compensador harmonico, ha muita confusao. Ele nao possui a finalidade de balancear o eixo de manivelas, volante ou agregados. Estes componentes sao balanceados antes da montagem. O seu proprosito eh atenuar a vibracao torsional, como citado pelo Leopoldo acima. Sem ele, a torcao provoca as temiveis trincas. As trincas vao aumentando com o passar do tempo e com ela a vibracao, que por sua vez aumenta a trinca novamente ou seja, a coisa ocorre em cascata, ate que o componente em questao se rompa de vez! Isso pode implicar na perda total do motor. Veja que quanto ao tempo, isso nao necessariamente representa um grande periodo do mesmo. Isso esta relacionado com a frequencia de utilizacao do motor bem como o regime imposto.
    O problema do compensador harmonico utilizado no motor gm e que ele possui um anel de borracha que separa a parte interna da externa. Quando a borracha se deteriora a parte externa se desprende inutizando a peca. A deterioracao da borracha ocorre principalmente quando a mesma esta em contato com oleo/solventes ou quando submetida a calor excessivo. Outro cuidado que se deve ter eh quanto a sua instalacao/remocao.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Certa vez lhe salientei da importancia do compensador e as consequencias de nao utiliza-lo. Pelo que percebi, voce voltou atras nesta questao.
    Pois é tchê! Mas o problema é que, devido ao óleo jogado na peça, já estava querendo saltar fora . Então dei uma de cabeça dura mesmo e coloquei a do opala 4 cilindros novamente, não que não tenha entendido a importância do compensador harmônico nem nada do tipo, foi pura cabeça dura mesmo .

Com referencia ao compensador harmonico, ha muita confusao. Ele nao possui a finalidade de balancear o eixo de manivelas, volante ou agregados. Estes componentes sao balanceados antes da montagem.
    Estou ciente disto! Falei sobre o fator desbalanceamento devido ao fato de que estou observando uma vibração no girabrequim, e aumentou com o uso .

As trincas vao aumentando com o passar do tempo e com ela a vibracao, que por sua vez aumenta a trinca novamente ou seja, a coisa ocorre em cascata, ate que o componente em questao se rompa de vez! Isso pode implicar na perda total do motor.
    Bah! Então de repente seria o certo eu desmontar a parte de baixo do motor para ver melhor isto . Até porque estou observando um aumento na vibração no girabrequim. O que que eu faço nessa hora?! Tem como retificar o girabrequim ou terei que comprar outro no caso de haver trincas?!
    Precisa tirar o motor fora para isto ou eu posso só tirar o carter fora e soltar o girabrequim?!
    Até porque se eu tirar fora posso sanar o problema, definitivamente, de vazamento de óleo e então voltar a usar o compensador harmônico sem medo de perdê-lo no meio da trilha.

O que que eu faço gurizada?!

[]´s vendo que as economias vão ser gasto no motor .

Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Buenas Tche, esta vibracao que voce percebe e tem aumentado eh a torsional que nao esta sendo atenuada pela ausencia do compensador. A polia de chapa do gm 4 cilindros nao exerce esta funcao! Nao creio que seja o caso de desmontar o motor e analisar o eixo de manivelas (embora seja o ideal), exceto se a vibracao realmente esteja elevada. A questao eh reinstalar o compensador e antes disto, resolver o problema do retentor/junta da tampa da engrenagem de comando.
    Para saber se ha trincas ou nao, apenas com ensaio de particulas magneticas e neste caso, apenas para as superficiais e nao as internas (raio-x e ultrasom neste caso) sendo necessaria a desmontagem do motor. Nao adianta abrir o carter que voce nao vai enxergar nada demais ate porque, a trinca aparece nos munhoes que estao cobertos pelos mancais. Se o eixo de manivelas (girabrequim/virabrequim) estiver trincado, sucata para ele! Nao ha recuperacao, vira enfeite de garagem/quintal.
    Resumo, antes que a coisa fique pior, proceda com a correcao pois com certeza, a hora que a quebra ocorrer o prejuizo sera bem maior.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    esta vibracao que voce percebe e tem aumentado eh a torsional que nao esta sendo atenuada pela ausencia do compensador
    Certo! Então vou voltar a utilizar o compensador harmônico. O problema de vazamento de óleo acredito ter eliminado da última vez, pois troquei o retentor e coloquei uma cola (Threebond) para vedar na ponta do girabrequim. Não tenho notado mais aquela listra de óleo pela caixa de roda e capô .

Quanto a necessidade de utilizar o ensaio de partículas magnéticas para ver se há trincas era o imaginado, só que não sabia se eu conseguiria tirar o girabrequim sem tirar o motor do cofre. Pelo visto não

Resumo, antes que a coisa fique pior, proceda com a correcao pois com certeza, a hora que a quebra ocorrer o prejuizo sera bem maior.
    OK! Vou trocar a polia novamente e também levar para um mecânico verificar se a vibração está OK. Ou quando eu instalar o compensador harmônico não devo observar vibração nenhuma?! Se observar vibração mesmo com o compensador harmônico quer dizer que a hora do girabrequim está chegando?!

Valeu pela ajuda!!

[]´s

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Bom, instalei novamente a polia com compensador harmônico . Instalei a que tinha comprado antigamente para teste, ela vai aguentar um tempo ainda, se o problema for sanado eu compro uma nova.

Não sei se é porque eu gostaria muito, mas parece que a vibração diminuiu . De qualquer forma vou levar para alguém que entenda mais do que eu para ver isto ao vivo e me dizer o que que acha. agora só falta encontrar alguém que eu realmente confie, porque aqui nas redondezas tah ruim de achar alguém bom .

Grande abraço gurizada! Quando tiver mais informações posto aqui

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Sinto muito colega.

Não acredito que o mecanico *eu diria todos* sabe o que é vibração torcional.

Só de vc dizer isso eles vão ter o cérebro derretido.

Simplesmente acredite no que a gente diz e mantenha o treco lá.

Vibração torcional não é algo que possa ser detectado com a mão encostada no capô.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    O pior de tudo é que é verdade mesmo, mas eles iam tentar enrolar o cara dizendo que sabem o que é ainda.

Vibração torcional não é algo que possa ser detectado com a mão encostada no capô.
    Certo! Só que eu gostaria de saber se está tudo OK agora com o compensador harmônico instalado, para não ter problemas de quebra no girabrequim, o que, acredito eu, poderia ocasionar com a quebra do bloco do motor neh!? Isto não seria legal!
    Para testar isto teria de levar em alguma retífica de motores?!

Grande abraço!! E mais uma vez um muuito obrigado pela ajuda

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Galera, onde posso encontrar essas chavetas novas?

Preciso de 1 pro virabrequim e 1 pro comando.

OBS.: Se eu achar algum vira oou comando no ferro velho, como faço pra tirar a chaveta?

Em último caso, tem como mandar FAZER ???

Abrs.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Geralmente encontra em retíficas.

Se encontrar num comando velho da pra remover com uma chave de fenda e um martelinho.

Mandar fazer acho difícil ficar bom...

[]'s

Usuário Avatar de tstapazzoli
    Entrada
    06/01/2008
    Local
    Joinville/SC
    Boa noite!

A minha polia do virabrequim também está com folga, encontro nova essa polia para o GM250? Pois a minha também é do GM151...

O meu GM250 parece o motor de uma saveiro diesel e ninguém sabe me dizer o que é ou pode ser... será que é a folga na chaveta?

Um abraço,

Thiago.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem