Tenho um Stilo 1.8 8V sera que puxa um cj tranquilo ou e muito perigosos?
estou querendo trocar o Stilo em uma pajero IO 1.8 2000 ou 2001, acho que com a pajero fica melhor nao?
Versão Imprimível
reboco o meu cj3 numa xterra e costumo andar a 100/110km/h. certa vez passei batido num quebra molas, dae tive certeza que posso rodar tranquilo...:mrgreen: uso towbar e reboque original nissan
´Descupem fugir do assunto somente um pouquinho mas quero aproveitar o topico pra uma pergunta a quem usa towbar a bastante tempo:
Vcs retiram o cardan traseiro a cada puxada ou não?
Mauro Savio
Cara não faça isso, se sua ecosport é câmbio automático ela não deve jamais rebocar nada, nem jeep nem trailer nem absoltuamente nada!!!!!!!
Cara rebocar qualquer coisa com veículo equipado com conversor de torque é pedir pra morrer, o conversor aquece e se desfaz, vc vai gastar uma fortuna!!!!!!!! Não é um processo rápido mas o desgaste emum conversor quando usado pra 'arrastar' qualquer coisa é brutal. Se tem amor no bolso, pare com essa prática JÁ!!!!!!!
Ah tá... beleza, só pra saber mesmo, é que eu sempre tive essa dúvida, pq quando vou arrastar um caminhão por um trecho longo eu sempre retiro o cardan, achei que para o Jeep o correto seria retirar também, mas decerto pelo fato de a reduzida tb estar em neutro o cambio não vai girando somente 'a parte de baixo' né?
penso eu, que até mesmo p/ caminhao nao ha necessidade de retirar, porque o conjunto ja é progetado p/ rodar mesmo em qualquer condição, sendo rebocado ou mesmo usado na forma comum.
Olá Maurício, eu costumo arrastar uma carreta de motos (400-500Kg) numa Pajero Full automática (2.100Kg). É minha segunda, não tive problemas ainda mas também não fiquei anos a fio com os carros.
É evidente que o reboque exige muito do carro, e especialmente do câmbio. Para minimizar o problema, eu procuro passar as marchas manualmente e num giro um pouco mais alto que o automático faria. Já percebi que se deixar o câmbio em Drive a carreta pode dar trancos no carro após as trocas de marchas. E deixo a tração sempre no modo nativo 4x4 com diferencial central livre, para dividir um pouco do esforço do diferencial traseiro com o dianteiro.
E manutenção, manutenção, manutenção. Óleo novo a cada 40.000Km e o radiador do câmbio sempre limpo (por fora). O mecânico já me ofereceu instalar um medidor de temperatura do óleo no painel, mas achei exagero. E cuidado no uso, sempre estaciono em neutro e só travo o câmbio depois de apoiar o peso do carro no freio de estacionamento.
Vc já quebrou algum câmbio automático fazendo reboque? Pergunto por interesse direto, já que faço isso com frequencia. :pipoca:
[]s,
Paulo
Cara, eu ja detonei um conversor de torque de uma pá-carregadeira arrastando um implemento pesado... E o principio do conversor é o mesmo de um cambio automático, o oleo é o mesmo, e o funcionamento é o mesmo, só que o conversor de uma pá-carregadeira é gigante, e eu detonei ele de verdade... acabei com a peça e gastei mais de 10k reais pra consertar ela... depois q fiz essa mega-nhaca descobri que o conversor de torque sofre muito quando voce o coloca pra arrastar alguma coisa... vc pode trabalhar com uma pá carregadeira durante anos empurrando entulho ou fazendo buracos, mas vc não trabalha uma semana com ela arrastando um arado...
Pra arrastar nada melhor do que a boa e velha embreagem!!!
Valeu?
Olá Edwint,
O manual da Pajero fala em limites para reboque até 750Kg sem freios e até 2.500Kg com freios. Ou seja vc poderia transportar o jipe sobre uma carreta auto-frenante, mas não diretamente engatado à Pajero.
E também, poder é uma coisa, durar é outra. Realmente acredito que o reboque acelere o desgaste do câmbio...
Abraços,
Paulo