x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Ajuda com motor AP

Olá amigos do Fórum!
    Sou frequentador dos tópicos sobre picapes diesel, mas agora estou com um problema e tenho certeza que vocês possuem um conhecimento enorme sobre motores gasolina.
    É o seguinte: Possuo uma Saveiro CL 1992, com motor AP 1.8 Gasolina (essa Saveirinho é meu xodó).
    Não ando muito com ela, e atualmente estava a 1 mês parada, sem nem mesmo ligar o motor. Então, fim de semana, resolvi dar uma volta. Quando cheguei em casa fui checar o nível do óleo, e para minha surpresa estava cremoso e esbranquiçado. Fui até o posto e troquei o óleo, o frentista falou que aquele aspecto era deágua misturada ao óleo.
    Então, troquei o óleo e o filtro. Porém, ao chegar em casa, constatei que ao acelerar o motor a vareta (onde se olha o nível do óleo) sobe conforme se acelera o motor. A cada acelerada ela é empurrada para cima e sai um vapor com fumaça. Ao falar com um amigo meu, este me informou que provavelmente eu estou com o respiro do óleo entupido.
    Outra coisa que me deixou "com a pulga atráz da orelha", foi que esta pingando óleo na garagem depois da troca, que antes não pingava. E o aspecto do novo óleo é pouco viscoso (quando eu olho a vareta ele fica pingando), será que já esta minsturado com água novamente?
    O que pode estar acontecendo?
    Desde já agradeço a ajuda, aos amigos muito obrigado!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Diesel
    Junta de cabeçote queimada é o mais provavel.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Obrigado pela ajuda João, eu também já estava pensando na junta.
    Ainda mais, à algum tempo ela passou por um quadro de aquecimento (não chegou a ferver, mas subiu bem a temperatura) que deve ter queimado a junta do cabeçote.
    Agora eu pergunto:
    1- Será que empenou o cabeçote também?
    2- Tem algum problema de leva-la até o mecânico andando (aprox. 4 km)?
    3- Há duas juntas de cabeçote no mercado, uma custa R$13,00, e a outra (original) que é de metal custa R$118,00. Vale a pena pagar tanto a mais pela original?
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Diesel
    Cuidado com calço hidraulico:Passa agua pela junta queimada e dá calço. Eu levaria puxado se for via secundária.
    O AP merece peça original.
    O meca deve medir o empeno, tv não tenha afetado.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Diesel
    Cuidado com calço hidraulico:Passa agua pela junta queimada e dá calço. Eu levaria puxado se for via secundária.
    O AP merece peça original.
    O meca deve medir o empeno, tv não tenha afetado.
    Pra dar o calço hidráulico não teria que passar agua para a câmara de combustão, em cima dos pistons?
    No máximo se enchesse o sistema a mistura ia parar nas camaras de resfriamento ou até no radiador. Calço hidráulico nao vejo como.
    Se for só 4km e ainda mais que trocou o óleo a pouco nao acho que vai ter problemas nem mesmo com a lubrificaçao.
    Vou dar o meu caso como exemplo no ex Gol 1.8 da minha esposa:
    troquei o cabeçote por um já recondicionado para economizar e não ficou bom.
    Se já estiver com pouca altura e o carro for para uso compra logo um novo.
    Se for com tuchos hidráulicos nem arrisque.
    Boa sorte

Usuário
    Entrada
    31/05/2007
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 0
    se for junta mesmo a agua pode ir escorrendo pra dentro do cilindro, dá pra ir rodando, mas na dúvida: retire as velas, de partida por alguns segundos (se tiver agua ela vai sair pelo buraco das velas) recoloque as velas e vá pra oficina

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    Estas juntas caras geralmente são as originais VW, mas se usar uma junta boa de Marca Sabó por exemplo num tem galho, não são tão caras como as VW nem tão baratas. O problema é usar estas genéricas de 15,00, aí é fria!

E eu só por curiosidade consultei preço no site duma loja que sempre pego peças a original VW pra Ap 1.8 em metal tá a 64,00

http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=15321
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por plnx Ver Post
    se for junta mesmo a agua pode ir escorrendo pra dentro do cilindro, dá pra ir rodando, mas na dúvida: retire as velas, de partida por alguns segundos (se tiver agua ela vai sair pelo buraco das velas) recoloque as velas e vá pra oficina
    NESSA ALTURA o cabeçote em questao já deve ter sido consertado, mas só como dicas:

Sinceramente nunca ouvi falar em calço hidráulico provocado por queima de junta do cabeçote, mas na dúvida sigam o conselho acima.

Posso dizer UM dos meus casos de junta do tampão:
    Queimei a junta de um Del Rey motor CHT a 147 KM de Fortaleza ( Fortim- Ce), troquei o óleo e vim embora com 60-70 km/h. Chegando em Fortaleza o óleo parecia café com leite, mas depois foi levar o mesmo cabeçote pra retífica e ficou tudo normal.

Não estou dando isso como conselho, só relatando como foi comigo.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    AP de 1992 ainda não usava junta metálica portanto procure o modelo convencional, Sabó e Taranto são marcas conceituadas no mercado de reposição, recomendo também substituir os parafusos do cabeçote ao executar o serviço.

Outro problema que a junta metálica pode trazer(além do cu$to) é diminuir a taxa de compressão pois ela é mais espessa do que a junta convencional (que originalmente equipa o seu motor) daí o motor perde um pouco da potencia.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem