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Tópico: Luz do Óleo

  • #1
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    Luz do Óleo




    Doutores de Plantão,

    Estou com um probleminha.

    O meu motor BF 161, qdo dou partida a luz do óleo apaga normalmente, saio com ele na boa a luz continua apagada, porém qdo dou uma pisada mais forte no acelerador, ou com uma velocidade um pouco maior a luz se acende.

    Estou usando óleo 25 50 da BR.

    Estou sempre de olho no oleo e reparo que depois de rodar um pouco, uns 60km, o nível de óleo abaixa bastante, cerca de uns 20%.

    Reparei tb que ele cospe óleo pela tampa de abastaecimento do óleo.

    Eu estou usando tb aquele aditivo da bardhal que vende lá no Ibira, que diz ser para uso Off Road.

    Esse motor ficou parado uns 6 meses.

    Ele tá soltando fumaça pelo escapamento qdo estou parado e acelero, mas ñ está cuspindo óleo no filtro de ar e as velas embora fiquem bem pretas, ñ estão com óleo.

    Eu imagino que possa ser a bomba de óleo, aliás quero acreditar que seja só isso.

    Se alguém puder me dar uma ajuda do que pode estar acontecendo, agradeço desde já.


    []s


    Peleje

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Você pode estar com problema na bomba de óleo ou algum problema no pescador.
    Quando o motor está frio, a pressão do óleo atinge valores superiores aos verificados como o motor aquecido!
    Você também pode ter algum problema com o interruptor de pressão (pressostato) que é utilizado para o acionamento da lâmpada espia.
    Em função dos demais relatos que você citou, me parece que seu motor já está "cansado", aproximando-se do momento de uma reforma!! Neste caso, acredito que seja a bomba!
    Se possível, procure instalar um manômetro e verifique a pressão. Remova o bulbo (pressostato) e instale o manômetro ali.
    A pressão deve ser de 6 psi à 600 rpm e de 20 psi à 2000 rpm.
    Pode-se aumentar a pressão mediande ao acréscimo de pequenos calços na vávula reguladora de pressão.
    A lâmpada acende quando a pressão situa-se abaixo de 5 psi.
    Sds.

  • #3
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    Alessandro,


    Eu já comprei o manômetro, porém ainda ñ instalei.

    Vou trocar o reparo da bomba de oleo, os flexiveis do óleo e o interruptor de pressão. Agora só ñ estou entendendo como ele tá consumindo tanto óleo sem ter vazamento algum, pelo menos enqto parado.

    []s


    Peleje

  • #4
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    Acho que não se trata de problema no sensor, já q o motor está cuspindo óleo.
    Então acredito se tratar da bomba mesmo.

    []’s

  • #5
    EU ACHO QUE ESSE TEU MOTOR JÁ TÁ NA CAPA DA GAITA COMEÇANDO A IR PRO SACO.

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Citação Postado originalmente por Jeep Amarelo
    EU ACHO QUE ESSE TEU MOTOR JÁ TÁ NA CAPA DA GAITA COMEÇANDO A IR PRO SACO.
    É isso ai

    Pensa bem Pelego, vai trocando reparo disso, junta daquilo, peçinha aqui, coisinha lá e quando viu gasto mais que se comprasse outro motor .

    Além disso vai seguir com um motor mais velho que tu

    Só falo isso porque já gastei demais com o meu BF e seguiu sendo BF

    [] de 4.1 injetado
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #7
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    Fala ai Alexandre Vaselina,

    Eu sei que ñ compensa, porém o que eu vou fazer....ai vc me diz..troca o motor...poe um mpfi....vc tá metido pra caramba.
    E outra que o motor ainda tá andando. Qdo puder vou trocar.

    []s


    Peleje

  • #8
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    Caro p.pelege, no caso da lâmpada de ve ser algum problema na bomba do óleo. Mas só de você ter falado que o motor está passando óleo a solução é retifica. Te aconselho mandar abrir o motor e ver qual o problema, pode ser uma série de fatores que influenciam a passagem de óleo. Mas por favor não faça trabalho prcial, só em partes. Manda trocar tudo, porque quando começa não para. De qualquer maneira seu motor ainda roda muito até acabar de vez. Boa sorte!

  • #9
    Pode ser também a passagem de óleo até a cebolinha esteja entupida..

    Cheque ali do outro lado, aonde sai o flexível pro filtro de óleo..

  • #10

    Re: Luz do Óleo

    Citação Postado originalmente por p.peleje
    Estou usando óleo 25 50 da BR.

    Estou sempre de olho no oleo e reparo que depois de rodar um pouco, uns 60km, o nível de óleo abaixa bastante, cerca de uns 20%.

    Esse motor ficou parado uns 6 meses.

    Ele tá soltando fumaça pelo escapamento qdo estou parado e acelero...

    Eu imagino que possa ser a bomba de óleo, aliás quero acreditar que seja só isso.
    Motores antigos como o BF não se dão muito bem com óleo multiviscoso, ainda mais quando apresentam sintomas de fim de vida, como é o caso. Substitua (ou vá completando) com óleo monoviscoso, 40 e olhe lá...

    Motor parado muito tempo requer cuidados especiais para voltar a ativa, no minimo uma troca de óleo, limpeza de carter, limpeza do circuito de arrefecimento, e algumas dezenas de segundos virando só no motor de arranque, com a ignição desligada. Alguns quilometros rodados e mais uma troca de óleo, garantindo que boa parte das encrustrações que se soltam quando um motor volta à ativa não danifiquem internamente o motor.

    Fumaça quando acelera tem muito a ver com folga nas hastes de válvulas mas por aí o nível do óleo não baixaria tanto (20% ~ 60km) o que sugere que também tem folga nos anéis de segmento.

    Antes de condenar a bomba seria interessante usar um óleo mais viscoso, mas tudo indica que o motor está precisando de retífica.

    Abraços,

  • #11
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    Re: Luz do Óleo

    Fala Sukys,

    Antes de eu por ele pra rodar novamente, tirei o carter, limpei ele, tirei toda a água do sistema de arrefecimento. Esse final de semana vou trocar novamente o óleo, a água e o fluído. Qto a colocar óleo monoviscoso, o problema é achar. Vc indica algum?

    Qto a retificar eu acho que ñ vai compensar, fica muito caro para um motor antigo. E imagino tb que ñ compense trocar só anéis e pistões.

    Estou mais propenso a colocar um GM 151, porém estou com receio que ele fique xoxo. Mas por enqto vou rodar assim, até a hora de aposentá-lo de vez, enqto isso já vou fazendo os preparativos para a troca.

    []s

    Peleje

  • #12
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    p.pelege, esse motor é um Sr. motor se vc quer saber. Teve uma época que meu motor etava igual ao seu. Aí colocava óleo Bardhal, trocava casquilo, depois era a bronzina, aí os anéis de segmento, então meu pai rancou o motor fora, encostou ele e colocou um AP 2.0. Esse motor é um b... não aguentou p... n... e em toda trilha ele fervia, comia embreagem, desregulava toda hora... Então meu pai pegou o motor original do jeep, mandou retificar e estamos com ele até hoje. Garanto que roada mais uns 30 anos. Está sequinho, novinho, não dá problema nenhum mais, é só cuidar. O motor BF retificado, com ignição eletrônica, retorno do combustível... Olha, na minha opinião é o melhor que tem. Ah, se vc for realmente for mexer, dê uma olhada também no bloco, pode estar trincado. Enfim é como lhe disse são N coisas que podem estar dando problemas. Bom, tomara que não seja nada disso, que seje apenas uma bomba de óleo. Boa Sorte!

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