Leopoldo,
O risco de quebra é só da pá dealuminio? ou na de 6 pás de ferro tbm? A que eu tirei é 6 de ferro.
Versão Imprimível
Todas as pás rebitadas podem exibir este problema
O mesmo é por FADIGA. As laminas vibram enquanto passam em áreas de sombra (frente ao bloco, alternador, etc ... ) e essa vibração causa essa fadiga, normalmente no pé da mesma ou em algum lugar na pá que esteja "machucada"
Acabamento, esmero e materiais fazem diferença aonde, quando e como vai falhar(partir)
De resto, fica no princípio da incerteza de Heizemberg .. já é quantico.
Vai ter energia cinética assim lá no final da grande reta de Interlagos, hein !
"Heisenberg" deve ter se mexido no túmulo depois dessa. E não é que hoje é que eu fui perceber que estou com uma hélice de seis pás ! E é de alumínio ! Sai de baixo, isto é, da frente, que vem hélice voadeira aí, gente !
eu nunca vi elic soltar,eu vi discos do embreagem..........da medo.
nao parece que um disco de um kilo pode fazer uma m... assim
:stop:
Vez em quando remova a hélice e verifique se não começa a surgir pequenas trincas no lado conico e no convexo, na altura dos rebites.
SE vc perceber uma linha fina de 1 mm ou mais :shock: saindo em cada lado da cabeça do rebite, rebites soltos, ou corrosão entre a cabeça do rebite e o material base (use lupa se necessário), joque fora a hélice.
Já era.
:-?
Sobre o post que escrevi anteriormente, segue fotos como prometido.
foto#1: Rasgo no capô, visto na parte interna.
foto#2: Hélice de cinco pás, sem uma.
foto#3: Detalhe da foragida.
foto#4: Como está hoje.
Atravessou, eu que rebati e coloquei um adesivo por fora...
Acho que como escrevi anteriormente, entrou em orbita...
Cá no Rio temos bastante experiência com balas perdidas.
Vou seguir as recomendação do Leopoldo, e por tudo o que vi aqui verificarei as hélices do meu 6 pás hoje mesmo. Não temo pelo capot... mas pelos miolos de algum inocente... ou eu mesmo.
Abraços a todos...
Julinot,
Sim, meu motor esquenta muito. Já abri o radiador, varetei, troquei bomba dagua e o danado continua esquentando muito, principalmente em trilhas longas em velocidade baixa.
Não queria partir para adaptação de ventoinha elétrica, por isso ainda estou pensando seriamente em testar essa helice de 6 pas, mas vou precisar tambem comprar uma armadura para quando eu tiver que acelerar o jeep com o capô aberto.....