Câmbio "no volante" da F-75 (pelo menos da minha 78 tirada 0km) é/era de 4 marchas à frente sim.
Versão Imprimível
Câmbio "no volante" da F-75 (pelo menos da minha 78 tirada 0km) é/era de 4 marchas à frente sim.
vai ai uma planilha de rel de cambios
Willys 3m2,798:11,551:11,00:1------------------------------3,794:1Willys 4m3,569:12,378:11,531:11,00:1---------------4,229:1
Sim, Petri.
Mantendo o diferencial original 43/8, essa seria a única diferença. Trocando o diferencial 43/8 por um 44/9, a "única" diferença passaria a ser outra... no caso, a 4a marcha apesar de ser 1:1 como a 3a do câmbio de 3M, ficaria mais longa no final, por causa do diferencial mais longo. Daria para andar um pouquinho mais rápido forçando menos o motor, que trabalharia a uma rotação menor para a mesma velocidade do conjunto câmbio/diferencial - transmissão, original. Não ?! Seria melhor do que colocar pura e simplesmente, como eu sugeri anteriormente, pneus maiores, pois nesse caso perde-se uma forcinha.
Abracos a todos...
RBM... nem está ecônomico nem mais rápido pois, mantendo o diferencial original - é só fazer as contas (ou nem precisa), a 4a do 4M fica igual a 3a do 3M. Bem que eu desconfiei dessa economia tua.
ps. pensei que eera piada porque você colocou rs no final da frase que escreveu...
Abraços a todos...
Pessoal também estou trocando meu câmbio, mas é do 4m original pelo câmbio 3m da c10 (meu motor é de opala 4cc), pelo que li vcs dizerem o meu jeep então ficará menos reduzido? vlw
Pacelle,
que os universitários me corrijam, mas... acho que você vai ganhar em robustez. Pero... não vai ficar nem mais reduzido nem menos reduzido. Acredito que a 3a marcha do 3M que você vai instalar seja 1:1 assim como a 4a marcha do 4M que você vai tirar. E talvez você ainda fique com um escalonamento de marchas pior.
Abracos a todos...
Julinot!!
Acho que dá diferença sim, pois quando ando com uns amigos eles sempre andam mais travados e completam o tanque bem antes de mim, alem de chegar nos 100km/h sem esgoelar o motor, testei ontem vamos dzer que não piso nem 1/3 do curso do acelerador.
RBM... você deve ter mencionado, sim. Mas veja... já estou com 46 para 47 anos, e meu sistema de memória começa a dar sinais... não muito bons. Olhá só... o meu maior desejo é poder andar mais rapido um pouquinho - não gosto de liderar filas em estradas, por exempo - sem esgoelar o motor, e com significativo aumento de consumo. Recentemente coloquei pneus 31 (mudzila) mas estou meio arrependido pois, estou achando que devia ter colocado 33 (buckshot, por exemplo). Tenho medo entretanto de perder torque para enfrentar os obstáculos. Meu negócio não é trilha radical, nem subir em coqueiros ou paredões, de modo que uma redução pequenininha no torque não me atrapalharia tanto. Teu motor é igual ao meu - que está muito bom e ganhou ignição eletrônica recentemente (mas ganhou também direção hidráulica que rouba uns cavalinhos, eu sei). Você está com pneus de diâmetro razoável (qual é o diâmetro em polegadas de um 750x16?), está com uma diferencial um pouco mais longo do que o 43/8 original, e não está reclamando de torque para trilha. Não sei o tipo de trilha que você faz... mas de qualquer forma não está reclamando. Aí eu pergunto... o BF-161 encara bem essa situação, ou é esse câmbio de F-75 que tem uma 1a e 2a marcha mais curta do que a 1a e 2a do câmbiooriginal 3M 1a seca igual ao meu ???
deculpem mais esse testamento...
Abraços a todos...
Julinot,
Medi com uma trena o pneu, deu +/- 79 cm de diametro por 21 cm de largura. Trilha faço bem leves, as mais pesadas que fiz ele até que foi bem, mas judia muito do Jeep. gosto dele pro dia-dia. direção eu coloquei a mecanica da F-1000 grudada no parachoque, ficou leve com hidraulica e não rouba força do motor.
Caro Treme Terra, agradeço a atenção dispensada na questão. Aproveito para, em seu nome, agradecer a todos os companheiros do mundo 4x4 pelas opniões tão importantes quando estamos diante de tamanha indecisão. No entanto, fico com a opnião da troca pelo câmbio Clark 260F, concluí que, nesse caso, o gasto fica justificado. Abraço a todos! Calambau4x4