x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
    Usuário
    Entrada
    11/05/2007
    Agradecimentos: 0

Regulagem Do Avanço Motor Ohc

Gostaria de saber quantos graus devo manter o meu motor, no manual aponta 6° a 750 rpm em outra tabela aponta 8° a 750 rpm. Existe algum problema em deixa lo muito adiantado??? além da batida de pino...
    Esta ref. é para motor a gasolina.
    Obrigado

no meu como tenho gnv deixo a 15 graus , sem problema n bate pino naum , quando n tinha gnv deixava ele a 10 tb sem problema . pode avançar um pouco sim , ele fica mais agil

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    O ponto é 8º e pode até deixar um pouquinho adiantado, mas é um pouquinho só! viu??

Tem um monte de mexânico aí que pega este motor e sai girando o distribuidor até onde acha que o carro vai ficar "os bicho p/ andar". Adiantado ele anda mesmo, mas bate pino, ferra o motor e depois saem por aí falando que o OHC é uma porcaria, que depois de quente num pega de jeito nenhum...

Usuário
    Entrada
    11/03/2004
    Local
    São Paulo/SP
    O ponto do OHC na época que foi lançado era 8° a 750 rpm, mas temos que levar em consideração a gasolina da época, sem alcool e com chumbo,etc.....

No meu (gasolina) eu rodo com 18°, e olha que tenho o cabeçote rebaixado para levar a taxa para 9,5:1 não "bate pino" anda bem e esta razoavelmente economico (7 ~7,5Km/l na cidade ), mantem 100km/h na estrada com muita facilidade.

Para ajustar o ponto utilizei o mesmo método que as montadoras utilizavam para determinar o ponto na época dos distribuidores, carburadores, etc...peguei uma pistola de ponto emprestada e fui adinatando o ponto e andando com o Jeep mas diversas condições, subidas. descidas,pé embaixo, só na "casquinha", subida com marcha longa, até que não "batesse pino" cheguei a andar com 25°,mas qualquer pisadinha e o danado já batia pino.

Quanto mais adiantado ( respeitando os limites do motor, ou seja sem bater pino ) mais economico e esperto seu motor vai ficar.....

[]´s com o ponto adiantado e andando bem....

Citação Postado originalmente por chapolin colorado Ver Post
    O ponto do OHC na época que foi lançado era 8° a 750 rpm, mas temos que levar em consideração a gasolina da época, sem alcool e com chumbo,etc.....

No meu (gasolina) eu rodo com 18°, e olha que tenho o cabeçote rebaixado para levar a taxa para 9,5:1 não "bate pino" anda bem e esta razoavelmente economico (7 ~7,5Km/l na cidade ), mantem 100km/h na estrada com muita facilidade.

Para ajustar o ponto utilizei o mesmo método que as montadoras utilizavam para determinar o ponto na época dos distribuidores, carburadores, etc...peguei uma pistola de ponto emprestada e fui adinatando o ponto e andando com o Jeep mas diversas condições, subidas. descidas,pé embaixo, só na "casquinha", subida com marcha longa, até que não "batesse pino" cheguei a andar com 25°,mas qualquer pisadinha e o danado já batia pino.

Quanto mais adiantado ( respeitando os limites do motor, ou seja sem bater pino ) mais economico e esperto seu motor vai ficar.....

[]´s com o ponto adiantado e andando bem....
    eu arrebentei o meu OHC assim......18-20 graus de inicial....era um canhão pra anda.....
    até que uma biela começou a bater.......

Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Aproveitando o topico do Rodrigo, gostaria de pedir ajuda de vocês no seguinte caso:

Meu motor OHC estava otimo, bem regulado, era só triscar na chave e ele pegava.

Resolivi trocar a carroceria e essa reforma levou uns 8 meses, antes de ligar o motor fomos fazer a parte eletrica e o eletricista tirou o distribuidor para gira-lo na mão e testar o modulo de ignição, bobina, cabos, etc.

Colocamos o distribuidor, deixando a polia do virabrequim no PMS, confirmando a marcação da polia do comando de valvulas e deixando o caximbo do distribuidor apontando para o primeiro cilindro.

O motor pegou, porem o grau ficou acima dos 20º, abaixo disso ele fica muito dificil de pegar, dá a impressão de um motor pesado.

Será que devo retirar o distriubidor e gira-lo um ou dois dentes no sentido anti-horario ?

Obrigado.

Usuário
    Entrada
    11/03/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Zykao,
    Existe uma marca no centro do rotor e outra no distribuidor, voce coloca o primeiro pistão em PMS e monta mantendo as marcas alinhadas do distribuidor, veja a foto em anexo.

Com as marcas alinhadas voce checa o ponto e se der fez isso e deu 20º é isso mesmo.

Motor 'pesado' para pegar indica ponto muito avançado....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -p5090005.jpg  

Usuário
    Entrada
    11/03/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Fontana,
    Eu ando assim a mais de 1,5 anos e o motor esta 'redondo' não 'bate pino', voce tem que levar em consideração tambem outros fatores como a taxa de compressão que voce esta usando, a alimentção que seu carburador proporciona,etc...

Biela batendo não é por causa do ponto muito adiantado é devido ao desgaste dos mancais.... o ponto muiot adiantado pode causar a 'batida de pino' que pode ocasionar furo na cabeça do pistão ou altas temperaturas no motor que podem fundi-lo, mas não bielas batendo.....

[]´s ainda com 18º no ponto do motor.

Usuário
    Entrada
    11/03/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Vejam matéria sobre a 'batida de pino':

Em condições normais, assim se processa a combustão, ou queima da mistura ar-combustível, que propicia o movimento do veículo: no final do ciclo de compressão do pistão é emitida a faísca da vela; a mistura inflama-se e a chama percorre gradualmente toda a câmara de combustão; os gases da queima então empurram o pistão para baixo, acionando a biela e o virabrequim, de modo a impelir o motor.

Quando algo não está dentro das especificações -- taxa de compressão muito elevada, ponto de ignição muito avançado, vela incorreta ou combustível de baixa qualidade, por exemplo --, a chama propaga-se de modo desordenado, o que eleva subitamente a pressão e a temperatura na câmara de combustão. Surge então uma combustão espontânea, uma segunda chama em outro ponto da câmara. Ao chocar-se com a chama original, gerada pela vela, a segunda chama provoca um ruído metálico ("grilo") que se assemelha ao de bolinhas de gude dentro de um copo. É a detonação ou, no vocabulário comum, "batida de pino" -- um termo equivocado, pois não há pinos para bater no interior do motor.

A detonação causa prejuízos ao produzir um deslocamento mais rápido dos gases da combustão, que se chocam contra os extremos da câmara e geram calor. Se a detonação persiste por algum tempo, a elevação de temperatura dos componentes pode levar a uma trinca no cabeçote, um furo na cabeça do pistão ou à fundição do cilindro.

Além da conservação de características equilibradas do motor, através de manutenção regular e, se for o caso, uma preparação feita com critérios, a detonação pode ser prevenida com alguns cuidados. Deve-se evitar a aceleração a fundo em baixas rotações sempre que houver maior risco, como ao subir uma serra litorânea (a maior pressão atmosférica e a temperatura elevada são fatores agravantes); procurar abastecer em postos mais confiáveis, evitando promoções "milagrosas" que possam indicar adulteração do combustível; e, caso a detonação seja constatada, dirigir o veículo sem maiores esforços até submetê-lo a uma inspeção por um mecânico capacitado.

Retirada do Best Cars Web Site

[QUOTE=ZYKAO;586938]Aproveitando o topico do Rodrigo, gostaria de pedir ajuda de vocês no seguinte caso:

Meu motor OHC estava otimo, bem regulado, era só triscar na chave e ele pegava.

Resolivi trocar a carroceria e essa reforma levou uns 8 meses, antes de ligar o motor fomos fazer a parte eletrica e o eletricista tirou o distribuidor para gira-lo na mão e testar o modulo de ignição, bobina, cabos, etc.

Colocamos o distribuidor, deixando a polia do virabrequim no PMS, confirmando a marcação da polia do comando de valvulas e deixando o caximbo do distribuidor apontando para o primeiro cilindro.
    TEM CERTEZA QUE A POLIA DO VIRABRQUIM FICOU NA MARCA 0 E O COMANDO ALINHADO COM O PONTEIRO???

O motor pegou, porem o grau ficou acima dos 20º, abaixo disso ele fica muito dificil de pegar, dá a impressão de um motor pesado.
    20 APMS ??????? GIRANDO NO SENTIDO HORARIO TEM QUE FICAR 8 APMS ANTES PONTO MORTO SUPERIOR.........
    EU APOSTO QUE NO GIRAR ESSE MOTOR O DISTRIBUIDOR (SE FOR ELETRONICO) CAIU O GRAMPO DA TAMPA DENTRO DA ARANHA TRAVANDO ELA E FOI FORÇADO, ASSIM A ARANHA SAI D POSIÇÃO CERTA COM O ROTOR......NUNCA MAIS FUNCIONA DIREITO.....
    GIRE O DISTRIBUIDOR COMO TA NA FOTO ALINHANDO A PONTA DO ROTOR NO ENTALHE DO PRIMEIRO CILINDRO, A ARANHA DO DISTRIBUIDOR DEVEM ESTAR ALINHADAS, AS MOVEIS DO EIXO COM AS FIXAS DA CARCAÇA........
    SE TIVER DESARILHADAS COM UM ALICATE DE BICO PRENDA ELE NA ARANHA E GIRE EM REDOR DO EIXO ATÉ ALINHAR........

Será que devo retirar o distriubidor e gira-lo um ou dois dentes no sentido anti-horario ?
    NÃO VAI RESOLVER NADA......SE A CORREIA DENTADA TA NO PONTO E O DISTRIBUIDOR APONTANDO PRIMEIRO CILINDRO,NÃO IMPORTA GIRAR ELE, VC SÓ VAI MUDAR O ESPAÇO DE GIRO DELE DIFICULTANDO A REGULAGEM DO PONTO INICIAL.......

[QUOTE=chapolin colorado;587390]Fontana,
    Eu ando assim a mais de 1,5 anos e o motor esta 'redondo' não 'bate pino', voce tem que levar em consideração tambem outros fatores como a taxa de compressão que voce esta usando, a alimentção que seu carburador proporciona,etc...
    POR ISSO QUE OS ENGENHEIROS DA FABRICA ESTUDARAM E PROJETARAM O MOTOR PRA TRABALHAR DA MANEIRA QUE ELES ESTIPULARAM.......

Biela batendo não é por causa do ponto muito adiantado é devido ao desgaste dos mancais....
    MEU MOTOR ERA NOVO, RECEM RETIFICADO, EU ERA UM PIA DE MERDA ADIANTAVA O PONTO PRA "RENDER" MAIS E AUMENTAVA OS GIGLES.......E TREPAVA COM OS 2 PÉS EM CIMA DO ACELERADOR......

o ponto muiot adiantado pode causar a 'batida de pino' que pode ocasionar furo na cabeça do pistão ou altas temperaturas no motor que podem fundi-lo, mas não bielas batendo.....
    QUE FURA PISTÃO É MISTURA POBRE......PONTO ADIANTADO QUEBRA CANALETA......

[]´s ainda com 18º no ponto do motor.
    LEMBREI DE MAIS UM DETALHE, EU APOSTO QUE O TEU DISTRIBUIDOR ELETRONICO NÃO É ORIGINAL DO MOTOR A GASOLINA, VC TA USANDO UM DISTRIBUIDOR DO MOTOR A ALCOOL, QUE TEM TODAS AS CURVAS DE AVANÇO DIFERENTES DO MOTOR A GASOLINA, POR ISSO TEU MOTOR FICA XOXO SE DEIXAR NO PONTO ORIGINAL DE GASOLINA......

Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Conferi a posição do rotor e ele estava alinhado com a marca na carcaça do distribuidor.

Fontana, vou verificar esse alinhameno da aranha, mas hoje na hora que vi o alinhamento do rotor percebi que essa aranha que fica fixada no eixo gira 0.5 com para tras e para frente, com certa pressão, isso é normal?

Meu distribuidor não é original a ignição, mandei em um cara que o transformou para ignição, será que é por isso que o ponto não fica bom em 8 graus?

Quando o motor está frio ele pega na segunda ou terceira tentativa, mas quando está quente, não pega.

Obrigado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem