
Postado originalmente por
chapolin colorado
O ponto do OHC na época que foi lançado era 8° a 750 rpm, mas temos que levar em consideração a gasolina da época, sem alcool e com chumbo,etc.....
No meu (gasolina) eu rodo com 18°, e olha que tenho o cabeçote rebaixado para levar a taxa para 9,5:1 não "bate pino" anda bem e esta razoavelmente economico (7 ~7,5Km/l na cidade ), mantem 100km/h na estrada com muita facilidade.
Para ajustar o ponto utilizei o mesmo método que as montadoras utilizavam para determinar o ponto na época dos distribuidores, carburadores, etc...peguei uma pistola de ponto emprestada e fui adinatando o ponto e andando com o Jeep mas diversas condições, subidas. descidas,pé embaixo, só na "casquinha", subida com marcha longa, até que não "batesse pino" cheguei a andar com 25°,mas qualquer pisadinha e o danado já batia pino.
Quanto mais adiantado ( respeitando os limites do motor, ou seja sem bater pino ) mais economico e esperto seu motor vai ficar.....
[]´s com o ponto adiantado e andando bem....