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Hybrid View

  • #1
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    Regulagem Do Avanço Motor Ohc




    Gostaria de saber quantos graus devo manter o meu motor, no manual aponta 6° a 750 rpm em outra tabela aponta 8° a 750 rpm. Existe algum problema em deixa lo muito adiantado??? além da batida de pino...
    Esta ref. é para motor a gasolina.
    Obrigado

  • #2
    no meu como tenho gnv deixo a 15 graus , sem problema n bate pino naum , quando n tinha gnv deixava ele a 10 tb sem problema . pode avançar um pouco sim , ele fica mais agil

  • #3
    Usuário Avatar de Dodger
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    O ponto é 8º e pode até deixar um pouquinho adiantado, mas é um pouquinho só! viu??

    Tem um monte de mexânico aí que pega este motor e sai girando o distribuidor até onde acha que o carro vai ficar "os bicho p/ andar". Adiantado ele anda mesmo, mas bate pino, ferra o motor e depois saem por aí falando que o OHC é uma porcaria, que depois de quente num pega de jeito nenhum...

  • #4
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    O ponto do OHC na época que foi lançado era 8° a 750 rpm, mas temos que levar em consideração a gasolina da época, sem alcool e com chumbo,etc.....

    No meu (gasolina) eu rodo com 18°, e olha que tenho o cabeçote rebaixado para levar a taxa para 9,5:1 não "bate pino" anda bem e esta razoavelmente economico (7 ~7,5Km/l na cidade ), mantem 100km/h na estrada com muita facilidade.

    Para ajustar o ponto utilizei o mesmo método que as montadoras utilizavam para determinar o ponto na época dos distribuidores, carburadores, etc...peguei uma pistola de ponto emprestada e fui adinatando o ponto e andando com o Jeep mas diversas condições, subidas. descidas,pé embaixo, só na "casquinha", subida com marcha longa, até que não "batesse pino" cheguei a andar com 25°,mas qualquer pisadinha e o danado já batia pino.

    Quanto mais adiantado ( respeitando os limites do motor, ou seja sem bater pino ) mais economico e esperto seu motor vai ficar.....

    []´s com o ponto adiantado e andando bem....

  • #5
    Citação Postado originalmente por chapolin colorado Ver Post
    O ponto do OHC na época que foi lançado era 8° a 750 rpm, mas temos que levar em consideração a gasolina da época, sem alcool e com chumbo,etc.....

    No meu (gasolina) eu rodo com 18°, e olha que tenho o cabeçote rebaixado para levar a taxa para 9,5:1 não "bate pino" anda bem e esta razoavelmente economico (7 ~7,5Km/l na cidade ), mantem 100km/h na estrada com muita facilidade.

    Para ajustar o ponto utilizei o mesmo método que as montadoras utilizavam para determinar o ponto na época dos distribuidores, carburadores, etc...peguei uma pistola de ponto emprestada e fui adinatando o ponto e andando com o Jeep mas diversas condições, subidas. descidas,pé embaixo, só na "casquinha", subida com marcha longa, até que não "batesse pino" cheguei a andar com 25°,mas qualquer pisadinha e o danado já batia pino.

    Quanto mais adiantado ( respeitando os limites do motor, ou seja sem bater pino ) mais economico e esperto seu motor vai ficar.....

    []´s com o ponto adiantado e andando bem....
    eu arrebentei o meu OHC assim......18-20 graus de inicial....era um canhão pra anda.....
    até que uma biela começou a bater.......

  • #6
    Usuário Avatar de ZYKAO
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    Aproveitando o topico do Rodrigo, gostaria de pedir ajuda de vocês no seguinte caso:

    Meu motor OHC estava otimo, bem regulado, era só triscar na chave e ele pegava.

    Resolivi trocar a carroceria e essa reforma levou uns 8 meses, antes de ligar o motor fomos fazer a parte eletrica e o eletricista tirou o distribuidor para gira-lo na mão e testar o modulo de ignição, bobina, cabos, etc.

    Colocamos o distribuidor, deixando a polia do virabrequim no PMS, confirmando a marcação da polia do comando de valvulas e deixando o caximbo do distribuidor apontando para o primeiro cilindro.

    O motor pegou, porem o grau ficou acima dos 20º, abaixo disso ele fica muito dificil de pegar, dá a impressão de um motor pesado.

    Será que devo retirar o distriubidor e gira-lo um ou dois dentes no sentido anti-horario ?

    Obrigado.

  • #7
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    Descobri pq o rotor estava queimando e o motor andando 50%. O mexânico tinha trocado os fios que do distribuidor (estava trocado dentro do soquete de conexão, por isso a princípio não percebi). Fica aqui a dica para quem tiver problema parecido.

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