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Pinhão do velocimetro q vai na caixa de marchas , duvida

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  • 04/03/2009, 10:18
    André-4WD
    Citação:

    Postado originalmente por wcas Ver Post
    O meu eu tirei pela lateral mesmo, fiu um parafuso e saiu aqula parte que encaixa o cabo, ai ja da pra ver um eixo que é ligado na caixa da reduzida, e ttem uma porca prendendo esse eixo, só tirar a porca que o eixo sai.

    WCAS,
    Pois então, um conhecido me falou que dá para fazer pela lateral.. era só tirar o cabo e puxar o pinhão. Mas ele nao veio, tem algo segurando ele.
    Essa porca que prende o eixo, é o que chamam de COROA DO PINHÃO? abraços
    andre
  • 04/03/2009, 10:21
    André-4WD
    Citação:

    Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Alguém sabe se consigo um cabo como o original mais comprido?
    O original não vai chegar na t-case...

    Zepi,
    Na minha tem um prolongador que deu mais uma distancia. Esse prolongador é em formato de "L" fazendo com que o cabo do velocimetro nao tenha q fazer a volta qdo sai da caixa..
    Agora nao me pergunta de onde nasceu esse prolongador, pois qdo comprei a rural ela já veio com ele.. é um conjunto de luva e pinhões.
    Abraços
    andre
  • 04/03/2009, 19:08
    wcas
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    WCAS,
    Pois então, um conhecido me falou que dá para fazer pela lateral.. era só tirar o cabo e puxar o pinhão. Mas ele nao veio, tem algo segurando ele.
    Essa porca que prende o eixo, é o que chamam de COROA DO PINHÃO? abraços
    andre

    No meu pelo menos tem mais uma porca segurando o eixo, ve se da pra entender por essa foto (tem 2 setas indicando as porcas).

    Ja aproveitando a foto, comprei um cabo de velocimetro, porém o encaixe do que estava no meu jeep era diferende, vejam que a ponta do cabo é um bico, e a ponta do meu cabo antigo era em 'V' pra encaixar nesta peça que esta indicada em azul. Alguem sabe o que que esta faltando ai pra dar certo??
  • 06/03/2009, 17:13
    wcas
    1 Anexo(s)
    Estou com uma duvida aqui, o cabo que comprei do velocimetro tem uma ponta para entrar no pinhão do velocimetro da reduzida, porem a minha peça é diferente era não tem um buraco pra entrar a ponta do cabo, tem uma chapinha que nem uma borboleta que gira quando a roda gira.
    Não sei se algum trocou a peça e colocou de outro carro, ou fez um mix de 2 peças e montou essa bagunça agora não sei como arrumar issso.

    se alguem puder ajudar ??!?!?!?
  • 11/03/2009, 13:17
    wcas
    alguem pode dar uma luz ???
  • 25/04/2009, 08:33
    Christian L A Marchi
    Como verificar pinhão e coroa?
    Olá pessoal!
    Quando comprei o jeep o veloc já não funcionava. Agora resolvi verificar o que era e para saber se o problema era no velocimetro ou no cabo, um colega falou para desconectar o cabo do velocimetro e andar com o jeep para ver se o cabo gira. Pois não gira, desta forma acredito que o problema deva estar no sistema do cabo-pinhão. Como funciona isso?

    Percebi ao desconectar o cabo da caixa reduz que a ponta quadrada deve entrar num buraco, mas ele é muito grande para encaixar essa ponta. Alguem teria foto de como é esse encaixe? E como verificar a presença - funcionamento deste pinhão e coroa?

    Obrigado antecipadamente pelas dicas

    Christian
  • 25/04/2009, 13:44
    leopoldo
    Tem uma engrenagem que fica presa ao eixo da caixa de transferência. Item 51. Essa engrenagem está montada exatamente onde vai o suporte do rolamento.

    O pinhão(item 60) , vai parafusado na carçaça (item 61), sobre essa engrenagem.

    O cabo vai roscano na flange do pinhão (item 59)

    Se o cabo não vira, ou ele está rompido no meio do caminho(mais prováve), ou o eixo do pinhão pode estar fraturado(nunca ví isso).

    A ponta do cabo do velocímetro, um cabo esmagado ou um perfil na forma de um quadrado de uns 2 x 2 mm e sai do cabo por uns 20 mm e entra no eixo do pinhão.




    http://i22.photobucket.com/albums/b3...3d801d794a.gif
  • 26/04/2009, 00:44
    junior braga
    cabo de velocimetro
    Citação:

    Postado originalmente por wcas Ver Post
    Estou com uma duvida aqui, o cabo que comprei do velocimetro tem uma ponta para entrar no pinhão do velocimetro da reduzida, porem a minha peça é diferente era não tem um buraco pra entrar a ponta do cabo, tem uma chapinha que nem uma borboleta que gira quando a roda gira.
    Não sei se algum trocou a peça e colocou de outro carro, ou fez um mix de 2 peças e montou essa bagunça agora não sei como arrumar issso.

    se alguem puder ajudar ??!?!?!?

    :mrgreen: ops e ai wcas,

    é o seguinte, isso ai que ta na foto é uma transmissão angular, ou seja um redutor de velocidade.
    normalmente se usa quando faz a substituição na relação do diferencial, para que o velocimentro marque corretamente.
    no seu caso, se o velocimetro estava marcado certo, procure por um cabo que sirva no redutor.

    :concordo::concordo:
  • 26/04/2009, 13:11
    leopoldo
    Peças 51 e 60 do diagrama acima:



    http://www.tratorgama.com.br/imagens/produtos/5861C.JPG https://ssl224.locaweb.com.br/portug..._806_coroa.JPG


    Os redutores/ampliadores de rpm de conversão que eu conheço eram maiores, ou diferentes (TACOVEL).

    http://www.tacografosevelocimetros.com.br/foto1.jpg


    Aparentemente da foto do WCAS é apenas uma saida a 90º e pode ser apenas uma transmissão angular.... MAS ele pode conferir girando umas 10 voltas e contando as voltas em cada saida.

    veja isso: http://www.gyorfy.com.br/menu/principal.html

    tem uma relação disponível de corretores.


    Já neste caso, foto de um corretor (veja que o corpo tem um volume que abriga o jogo de engrenagens de correção da marca VDO):

    http://www.acessorios3vias.com.br/im...ngular192x.jpg

    No caso deste adaptador, realmente o cabo do jeep não encaixa.

    A ponta do cabo normal do jeep é assim:

    http://lh3.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/SB...imetro%206.JPG

    E ai começam os problemas .. achar o cabo que serve, ou achar uma outra peça que aparafusando sobre esse, permite usar o cabo do jeep;

    Tem que fabricar um cabo com esse terminal:

    http://tacovel.com/produtos/foto1/gr...AL%20FEMEA.jpghttp://tacovel.com/produtos/foto1/gr...O%205%20MM.JPG
  • 26/04/2009, 17:24
    Christian L A Marchi
    3 Anexo(s)
    Muito obrigado pela atenção mestre Leopoldo!

    Agora não sei se entendi bem. O terminal do cabo que vai na caixa da reduzida tem que encaixar exatamente no eixo do pinhão é isso? Se for acho que o meu sistema tá faltando algo. da uma olhada na ponta do cabo!

    Fiz o teste e usei uma furadeira nesta ponta e o velocimetro funcionou!
  • 26/04/2009, 17:32
    leopoldo
    1 Anexo(s)
    aquilo que vc assinalou (em azul) é exatamente daquela forma ; é o encaixe da ponta do cabo do velocímetro.

    a ponteira quadrada embute dentro daquele recesso, que é circundado pelo anel de borracha e que faz a vedação.

    Pode ser que a ponta do cabo não esteja no comprimento correto para encaixar DENTRO do eixo pinhão.

    Puxe com um alicate de ponta fina o máximo que puder e tente encaixar essa ponta do cabo DENTRO do eixo pinhão, penetrando uns 10 mm.
  • 26/04/2009, 18:48
    junior braga
    Leopoldo,

    esse caso do wcas então, sendo apenas uma saida de 90º, ele então podera retirar essa peça e ligar o cabo direto. Procede?

    sds,
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