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Tópico: CJ de fibra

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  • #1

    CJ de fibra




    Boa tarde amigos .

    Qual a opinião dos senhores a respeito de CJ de fibra.

  • #2
    Usuário Avatar de haundrich
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    Vantagem que eu vi até agora é facilidade de manutenção, não existe corrosão (depende do projeto da fibra, e também da qualidade), facilidade de adaptações.

    Desvantagem que vi até agora: peso (não vi até agora carroceria de fibra que seja mais leve que a de aço), alguns projetos são mais susceptíveis a trincas (vide qualidade do projeto), risco de incêndio e perda total muito maior que na carroceria de aço.

    Mesmo assim, ainda sou simpatizante a projetos com fibra.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #3
    concordo,todas a caroceria que eu vi estao produzida com manta comun,ela pra ficar mais resistente precisa de muita espesura,se conseguiria a fazer mais leve com fibra multidirecional e rowing,meta da espeçura e meta do peso com carateristica mecanica exelente e sem perigo de trinca.Desvantagem ..............mais do 20% a mais de custo de produçao e major dificuldade para produzila

  • #4
    Usuário Avatar de haundrich
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    Bom saber. Pesquisei um pouco. Existem tecidos de fibra que possuem características desejáveis de resistência e baixo peso.
    4X4 Brasil Razão: são tecidos
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #5
    Sinceramente, se fica mais pesado não vejo vantagem alguma. Corrosão é uma questão que se contorna, e pelo menos as de aço não pegam fogo. Agora... se for para fazer uma capota bonitinha - estilo Wrangler ou CJ americano, aó acho que a fibra é mais viável.

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    PessoALL!!!!

    Estou na saga da carroceria de fibra para meu Engesa!!

    Hoje conversei longamente com o Plínio de São Paulo; Esclareci algumas dúvidas e adquiri muitas outras.

    Parece-me que lendo alguns tópico sobre fibra, existe um problema de hidro... que é o encharcamento da fibra com água.

    Então, para se confeccionar uma carroceria, faz-se uma estrutura metálica que será recoberta com fibra.

    Com o tempo, esse metal, que muitas vezes não recebe o tratamento adeqüado, enferruja e compromete todo o trabalho executado.

    Como quero um serviço que não me incomode pelos próximo e longos anos adiante, estou a pensar muito sobre isso.

    Vejam bem, estou colhendo informação em todos os lugares possíveis.

    Quanto ao peso, realmente é maior mesmo que a carroceria de aço.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário Avatar de Caiogaucho
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    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Bom saber. Pesquisei um pouco. Existem tecidos de fibra que possuem características desejáveis de resistência e baixo peso.
    Manta de Kevlar...é cara mas...

  • #8
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Vantagem que eu vi até agora é facilidade de manutenção, não existe corrosão (depende do projeto da fibra, e também da qualidade), facilidade de adaptações.

    Desvantagem que vi até agora: peso (não vi até agora carroceria de fibra que seja mais leve que a de aço), alguns projetos são mais susceptíveis a trincas (vide qualidade do projeto), risco de incêndio e perda total muito maior que na carroceria de aço.

    Mesmo assim, ainda sou simpatizante a projetos com fibra.
    SERÁ QUE É TÃO RUIM ASSIM?
    SERÁ QUE PEGA FOGO FACIL MESMO?

    LEIAM E TIREM SUAS DUVIDAS.

    http://www.fazfacil.com.br/materiais/fibra_vidro.html

  • #9
    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    SERÁ QUE É TÃO RUIM ASSIM?
    SERÁ QUE PEGA FOGO FACIL MESMO?

    LEIAM E TIREM SUAS DUVIDAS.

    http://www.fazfacil.com.br/materiais/fibra_vidro.html
    não pega tão facil não, ja tentei aqui em casa e demora a começar o fogo, é a mesma coisa de vc pegar uma placa grossa de plastico e tentar por fogo, vc tem que insistir ate começar o fogo e depois ele vai comendo bem devagar tbem... certa vez fui levar minha furglaine p/ soldar o escapamento e o cara ficou c/ medo, achava que era so chegar perto c/ a solda e o carro todo ia virar uma bola de fogo hahahahaah.... alias a fibra não pega fogo, so a resina queima

  • #10
    nao pega fogo assim rapido,o problema que se pega ela pega fogo bem e rapido,e fica muito difficil controlar as chamas.emquanto ao problema com a agua (osmose) tem se a peça nao fui construida em modo coreto e sem um tratamento adeguado de acabamento.para fazer um bom trabalho nao se doveria usar ferro comun,ele dilata muito,fica melhor usar ferro c-20 ou aluminio,eles dilata meno

  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Já tive carroceria de lata... Agora estou colocando em fibra no meu Jeep...

    Só posso dizer que foi umas das melhores coisas que fiz nele A carroceria é muito forte. E é simples para fazer reparos ou modificações, igual a que já fiz em casa mesmo. Fora a questão do peso... que aliviou e muito o Jeep.

    Na minha opnião, a unica dor de cabeça... vai ser para o autoeletrico na hora de fazer as instalações.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #12
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    Citação:
    Postado originalmente por haundrich
    Vantagem que eu vi até agora é facilidade de manutenção, não existe corrosão (depende do projeto da fibra, e também da qualidade), facilidade de adaptações.

    Desvantagem que vi até agora: peso (não vi até agora carroceria de fibra que seja mais leve que a de aço), alguns projetos são mais susceptíveis a trincas (vide qualidade do projeto), risco de incêndio e perda total muito maior que na carroceria de aço.

    Mesmo assim, ainda sou simpatizante a projetos com fibra.


    SERÁ QUE É TÃO RUIM ASSIM?
    SERÁ QUE PEGA FOGO FACIL MESMO?

    LEIAM E TIREM SUAS DUVIDAS.

    http://www.fazfacil.com.br/materiais/fibra_vidro.html
    __________________
    EU NÃO DISSE que pega fogo fácil. Eu disse que é uma característica que SE pegar fogo, será consumido mais rapidamente que uma carroceria de aço.

    Põe uma lata de gasolina com fogo embaixo dos dois carros em questão e veja quem será consumido primeiro.

    Ia mesmo complementar, que se a manutenção está em dia, principalmente na parte elétrica, acho que a segurança é mesma para os dois casos. Mas bem que sugere que a fibra é mais sensível a esse quesito, não é mesmo?

    Mas isso não me impede de migrar para a fibra. O que me impede mesmo é o peso.

    [edit] Também deve-se levar em conta, nessa questão do fogo, que um buggy feito na década de 70-80 acredito ser mais sensível do que uma carroceria de fibra atual ano 2008.
    4X4 Brasil Razão: quote, quote.... buggy
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

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