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  • #1

    Ajuda com motor para CJ5




    Aew pessoal....Eu estou com um problema...Meu CJ5 tem um motor Wyllis Overland 6 cc.. E agora q eu estou reformando a lataria do meu CJ5 resolvi trocar o motor tambem...Mais n sei q motor colocar.. O mecanico falo q tem uns jipes com motor de santana 2.0 turbinado .. Mais sera q fica bom pra um Jipe?Que no meu caso utilizo para trilhas e nao para pistas indor..Queria d uma opiniao de vcs para um novo motor,mais q nao ultrapasse de R$4000,00 ,eu até posso dar o meu motor na base de troca.

    Obrigado pela atenção!

  • #2
    Citação Postado originalmente por RicardoMDF Ver Post
    Aew pessoal....Eu estou com um problema...Meu CJ5 tem um motor Wyllis Overland 6 cc.. E agora q eu estou reformando a lataria do meu CJ5 resolvi trocar o motor tambem...Mais n sei q motor colocar.. O mecanico falo q tem uns jipes com motor de santana 2.0 turbinado .. Mais sera q fica bom pra um Jipe?Que no meu caso utilizo para trilhas e nao para pistas indor..Queria d uma opiniao de vcs para um novo motor,mais q nao ultrapasse de R$4000,00 ,eu até posso dar o meu motor na base de troca.

    Obrigado pela atenção!

    Com o AP 2.0 turbo seu CJ vai ficar um canhao!! Dependendo do tipo de trilha que voce faz é uma boa!! Te pessoas que preferem mais torque pra fazer trilhas mais pesadas, mais tecnicas e de menos velocidade. Nao precisa dizer que o motor mais comum é o 4.1 do Opala! Se quiser um injetado ao invez do carburado, um que é uma boa tambem é o 4.1 MPFI de Silverado.
    Tem outras opçoes mas essas sao bem comuns. Se ligue nos classificados do Forum que seguido aparece!! Se for no injetado olhe o topico do Afonso Carlos.
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Thumbs up

    Turbo??? Eu não colocaria.

    O motor precisa de ter torque, e não muita potência. E tem mais, o torque tem que aparecer em baixo giro, e não lá nos 3000 RPM.

    IMHO, motor ideal prum CJ é um 6 cilindros, não importa qual for. (Até o BF tá dentro ).

    Por que um 6 cil é o ideal? Simples: motor com potência boa, alto torque, peso próximo ao original, maravilha de ronco e empurra beleza um Jeep, mesmo com pneus grandes. (lembrando que isso é uma opinião minha)
    Algumas opções de 6 bocas: 4.1/S, 4.1 MPFI, 3.6 da F1000, 4.9i também da F1000, V6 Vortec da Blazer e S10, V6 4.2 da F250 e por ai vai....

    Um 4cil eu acho pouco. Um Jeep aí de mais de 1600 kg não é fácil ser empurrado. Mas com certeza um 4cc moderno empurra o Jeep muuuuito melhor do que os OHC e o BF!
    Algumas opções de 4cil: 2.5 de Opala, AP 1.8 e 2.0 de santana, 2.0 do Astra/vectra, 2.2 da S10, 2.5 da Ranger (8 velas), 2.4 da S10, etc....

    Já o V8, é apenas para os malucos , que querem um Jeep com força e potência pra dar (ui), vender e emprestar.
    Algumas opções de V8: V8 292, 302 dos Maveco, 318 dos Dojão e mais alguns...

    Bom, pelo que vc viu vai do gosto e do bolso de cada um.

    Boa sorte na escolha.

    Abrs,
    Lucas Nassif.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #4
    Nassif... no lugar do turbo não seria bem melhor um blower ?
    É torque em baixa !!! E torque tem que ser na baixa... ou então o cara muda de hobby que o negócio dele é outro.

    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Turbo??? Eu não colocaria.

    O motor precisa de ter torque, e não muita potência. E tem mais, o torque tem que aparecer em baixo giro, e não lá nos 3000 RPM.

    IMHO, motor ideal prum CJ é um 6 cilindros, não importa qual for. (Até o BF tá dentro ).

    Por que um 6 cil é o ideal? Simples: motor com potência boa, alto torque, peso próximo ao original, maravilha de ronco e empurra beleza um Jeep, mesmo com pneus grandes. (lembrando que isso é uma opinião minha)
    Algumas opções de 6 bocas: 4.1/S, 4.1 MPFI, 3.6 da F1000, 4.9i também da F1000, V6 Vortec da Blazer e S10, V6 4.2 da F250 e por ai vai....

    Um 4cil eu acho pouco. Um Jeep aí de mais de 1600 kg não é fácil ser empurrado. Mas com certeza um 4cc moderno empurra o Jeep muuuuito melhor do que os OHC e o BF!
    Algumas opções de 4cil: 2.5 de Opala, AP 1.8 e 2.0 de santana, 2.0 do Astra/vectra, 2.2 da S10, 2.5 da Ranger (8 velas), 2.4 da S10, etc....

    Já o V8, é apenas para os malucos , que querem um Jeep com força e potência pra dar (ui), vender e emprestar.
    Algumas opções de V8: V8 292, 302 dos Maveco, 318 dos Dojão e mais alguns...

    Bom, pelo que vc viu vai do gosto e do bolso de cada um.

    Boa sorte na escolha.

    Abrs,
    Lucas Nassif.

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Nassif... no lugar do turbo não seria bem melhor um blower ?
    Com certeza. O turbo só funciona bem a partir de um certo RPM, e esse RPM é meio alto. Existem turbinas TGV's, que exercem sua função em um giro bem baixo, mas são caras e não sei se vale a pena.

    Já o blower, ele funciona em qualquer rotação, ou seja, ele sempre vai tá atuando.
    Em baixa, em alta....na hora que vc precisar de torque ele exerce sua função direitinho.

    O foda disso é o preço.

    Já vi comentarios de gente que colocaram supercharger do fiesta 1.0, mas tenho minhas dúvidas se fica bom...........
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  • #6
    Usuário Avatar de Marco
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Nassif... no lugar do turbo não seria bem melhor um blower ?
    É torque em baixa !!! E torque tem que ser na baixa... ou então o cara muda de hobby que o negócio dele é outro.
    Julinot você falou a palavra que eu estava procurando"muda de hobby que o negocio dele é outro"
    Motor de jeep tem que ser assim: pousou uma mosca no acelerador o jipe já tem que andar...rsrsrs....Na oficina aonde eu mexo no meu jipe lá tem um blower que estava no Landau , o dono tirou e tá lá no canto, se não fosse tão caro a flange eu colocaria no meu jipe, o blower era do caminhão Detroit

  • #7
    Também ouvi falar do dispositivo que equipa os superchargers da Ford.
    Já me disseram que no BF-161 não seria boa idéia por causa disso, daquilo e daquilo outro. Mas eu acho que ninguém tentou. Nesse negócio tem uns mitos que talvez devam ser desafiados...

  • #8
    Usuário Avatar de Doug
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    Citação Postado originalmente por RicardoMDF Ver Post
    Aew pessoal....Eu estou com um problema...Meu CJ5 tem um motor Wyllis Overland 6 cc.. E agora q eu estou reformando a lataria do meu CJ5 resolvi trocar o motor tambem...Mais n sei q motor colocar.. O mecanico falo q tem uns jipes com motor de santana 2.0 turbinado .. Mais sera q fica bom pra um Jipe?Que no meu caso utilizo para trilhas e nao para pistas indor..Queria d uma opiniao de vcs para um novo motor,mais q nao ultrapasse de R$4000,00 ,eu até posso dar o meu motor na base de troca.

    Obrigado pela atenção!
    Olá Ricardo, Tenho um cj5 a 15 anos com o mesmo motor BF161 e nunca tive problema algum já cansei de escutar que o motor é ruim é gastão e outras papagaiadas mas nunca me deixou no meio da trilha, tenho amigos com motor 4cc opala, santana e eu estou sempre trazendo um rebocado. Se o seu motor estiver bom deixe ele mesmo faça as manutenções necessárias e envista os R$4000 em acessórios bloqueio, guincho etc... vc não vai se arrepender

  • #9
    Usuário Avatar de Carlos Bernardo
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    Cool Motores.

    Olha cara, o duro de fazer esse tipo de adaptação é que aí uma coisa começa a puxar a outra e no fim na reforma os 4.000 reais que vc pretendia investir acabaram virando 7, 8 ou 9 mil reais. Por exemplo: se vc optar por um motor 4.1 e tiver o câmbio original do Jeep (3 ou 4 marchas) uma coisa é certa: o câmbio não vai aguentar muito tempo. Principalmente o 4 marchas que é uma @$¨@%& e quebra com uma facilidade catatônica.

    A opção que eu fiz foi comprar um motor GM 2.5 do Opala em ótimo estado e encostá-lo em uma oficina especializada em preparação de carros para alta performance. O motor está sendo transformado em 3.0 e ter todo o cabeçote retrabalhado, assim como vários outros toques que o preparador vai dar para deixá-lo com mais ou menos 160HP. Isso sem turbo.

    Mas queria deixar claro que concordo plenamente com o amigo lá de cima que falou que o motor ideal para o CJ-5 seja mesmo o 6 canecos. Esse será meu próximo motor para daqui a uns 6 ou 7 anos OU quando me der os 5 minutos e eu resolver trocar meu GM3.0, mas de jeito que o negócio está ficando ignorantemente bom vai ser difícil trocá-lo tão cedo... =-)

    V-8 é casca. Me desculpem os proprietários, mas nenhum CJ precisa de V-8. Além de ser caro, beberrão, manutenção difícil, ruim de achar peças de reposição e pesadíssimo ele simplesmente tem potência demais para o conjunto geral do CJ-5. Eu, sinceramente acho um desperdício de tempo, dinheiro e bom censo.

    Mas essas são minhas impressões pessoais...boa sorte na busca!
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

  • #10
    Usuário Avatar de Marco
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    E ai Ricardo blz,no meu jipe tenho um BF-161 e não reclamo dele, mas quando ele abrir o "pico" penso em colocar um GM 151 com carburador simples e coletor de escape 4x1 e tuchos mecânico,cambio pode ser o três marcha original mesmo.
    Eu acredito que um motor 4 cilindros 1.6, 1.8, 2.0,2.3... dá conta do recado sim, pois vai depender muito do conjunto de transmissão que você tem no jipe. Por isso eu acho que turbo no jipe não e legal(opinião minha).
    Por que?
    O quê adianta vc ter giro alto e ter um cambio curto?
    Para usar o turbo e aproveitar ele legal vc terá que usar uma relação de marcha longa... pra poder valer a pena.Então motor não e nada sem uma transmissão bem equalizada, por isso eu sou fã desse conjunto que eu citei
    VALEU.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Doug Ver Post
    Olá Ricardo, Tenho um cj5 a 15 anos com o mesmo motor BF161 e nunca tive problema algum já cansei de escutar que o motor é ruim é gastão e outras papagaiadas mas nunca me deixou no meio da trilha, tenho amigos com motor 4cc opala, santana e eu estou sempre trazendo um rebocado. Se o seu motor estiver bom deixe ele mesmo faça as manutenções necessárias e envista os R$4000 em acessórios bloqueio, guincho etc... vc não vai se arrepender
    Concordo com o Julinot,

    O meu também é um BF161 e não o troco, pois também já puxei muita gente com APs e etc.

    R$4000,00, não sei se será suficiente
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #12
    Citação Postado originalmente por RicardoMDF Ver Post
    Aew pessoal....Eu estou com um problema...Meu CJ5 tem um motor Wyllis Overland 6 cc.. E agora q eu estou reformando a lataria do meu CJ5 resolvi trocar o motor tambem...Mais n sei q motor colocar.. O mecanico falo q tem uns jipes com motor de santana 2.0 turbinado .. Mais sera q fica bom pra um Jipe?Que no meu caso utilizo para trilhas e nao para pistas indor..Queria d uma opiniao de vcs para um novo motor,mais q nao ultrapasse de R$4000,00 ,eu até posso dar o meu motor na base de troca.

    Obrigado pela atenção!
    Você pede aconselhamento... então: troque o motor apenas e tão somente se ele não estiver bom para o uso que você pretende dar - mas lembre-se que não é só motor: existe a transmissão. Termine a reforma da lataria e ponha o Jeep para rodar - é isso que ele gosta... ninguém gosta de hospital ! Se o conjunto motorização/câmbio - chamado "powertrain" - atual não o estiver satisfazendo por algum motivo, aí você pode pensar trocar. Vá com calma, e antes de formular as tuas perguntas, pesquise bastante no fórum. Esse tema é dos mais comentados. Boa sorte !

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