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Convex Datacenter
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  • #13
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    FEIRA DE SANTANA/BA
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    julio




    Comprei a tampa do volante original do volante e nao colocar os novos reparos.Alguem ja fez isso antes?

  • #14
    Usuário Avatar de Marcelo Godoy
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Coloma e Nassif... a maneira como eu respondo pode levar vocês a pensarem que eu sou uma especialista. Ledo engano... sou novo nesse negócio. Comprei meu CJ-5 3m julho último e ainda falta muito para eu me considerar mesmo um novato: sou um pré-novato. Mas sobre o assunto "direção" eu já aprendi alguma coisa: a direção original do Jeep também não é tão horrível como costumam dizer. De tanto ouvir falar sobre isso, quando comprei o meu CJ achei que a direção estava com muita folga. Aí eu li não me lembro aonde, que até 1/16 de uma volta completa a folga seria bem normal e não chegaria a comprometer a dirigibilidade. Constatei então que a folga da direção do meu CJ era (e ainda é) menor do que essa fração de 1/16 de uma volta. Mesmo assim, por achá-la um tanto pesada e querer mais conforto, eu parti para instalar uma direção hidráulica - que poderia ser de Opala ou Santana (com preferência pela do Santana que não ficaria exposta). Então coloquei o Jeep na oficina do Fabrizio em Saquarema (praiasecacustom4x4), mas não conseguimos arranjar uma direção por aqui. Enquanto isso, parti para uma revisão no meu CJ e surgiram outras coisas mais importantes do que a direção - que segundo o Fabrizio estava longe de ser uma prioridade no meu caso. Mexi na suspensão do CJ, troquei lâminas, coloquei rodas de F-1000 e pneus Maxxis Mudzila (ótimos) e amortecedores Kamonseki, etc e tal. Gastei um dinheirinho 9quero ter o Jeep em condições de fazer qualquer coisa, embora não sonhe em escalar paredes) mas, para minha surpresa a direção ficou melhor ainda. leve não é, mas não ficou mais pesada também - apesar dos pneus muito largos. Hoje acho que a folguinha pequena faz parte do espírito do Jeep. Ainda pretendo trocá-la mas tem outras questões que me excitam mais, como a do overdrive e como a do guincho mecânico. Sobre a sua pergunte... a inha opinião, e não uma resposta categórica, é: saia dessa de remanufaturados. Pode ser o barato que sai caro !!!
    Poderia esclarecer o que é "overdrive" neste caso?

  • #15
    Como assim nesse caso ?
    Bem... overdrive é uma marcha mais longa - tipo 0,75:1 -, geralmente uma quinta marcha, ou então uma caixinha alongada - uma reduzida ao contrário à grosso modo -, que alonga todas as marchas. O objetico é permitir que o carro trafegue em velocidades mais altas com menor rotação do motor, preservando-o, e propiciando economia de combustivel. É mais ou menos isso...

  • #16
    Usuário Avatar de Marcelo Godoy
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Como assim nesse caso ?
    Bem... overdrive é uma marcha mais longa - tipo 0,75:1 -, geralmente uma quinta marcha, ou então uma caixinha alongada - uma reduzida ao contrário à grosso modo -, que alonga todas as marchas. O objetico é permitir que o carro trafegue em velocidades mais altas com menor rotação do motor, preservando-o, e propiciando economia de combustivel. É mais ou menos isso...
    Ok. Compreendo o que seja "overdrive", porém não havia entendido a aplicação no Jeep.

  • #17
    Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.

  • #18
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.
    Julinot, qual o motor do seu Jeep?

    Câmbio OD não é tão bom assim em motores originais, como todos falam!
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #19
    Usuário Avatar de Marcelo Godoy
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.
    Neste caso, pelo que andei sabendo tem gente colocando câmbio de chevette 5m, mesmo com motor BF-161. Dê uma conversada com o pessoal da Deeptec em SP.

  • #20
    OK. Irei consultá-los.
    Também pensei na possibilidade - e postei num outro tópico - de transformar uma caixa original 4 marchas alterando as relações, isto para ter uma 4a marcha ,075:1 por exemplo, e a 1a, 2a e 3a iguais a caixa de 3 marchas. Seria omo cuma caixa original de 3 marchas com uma 4a overdrive. Seria possível ?
    Obrigado.

  • #21
    Usuário Avatar de Marcelo Godoy
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    OK. Irei consultá-los.
    Também pensei na possibilidade - e postei num outro tópico - de transformar uma caixa original 4 marchas alterando as relações, isto para ter uma 4a marcha ,075:1 por exemplo, e a 1a, 2a e 3a iguais a caixa de 3 marchas. Seria omo cuma caixa original de 3 marchas com uma 4a overdrive. Seria possível ?
    Obrigado.
    É uma boa idéia, mas depende da sua utilização. Conversando c/colegas, me disseram que o câmbio de 3m original é o mais resistente além do que teria que rever o diferencial. No meu caso o 3m é altamente satisfatório, não faço trilhas pesadas somente passeios e algumas estradas de terra. Nessas condições o câmbio de 3m me atende e muito bem!! Em autoestradas realmente é um pouco lento (60/70) e é comum ser ultrapassado por carretas, mas faz parte do prazer de guiar um Jeep.

  • #22
    Citação Postado originalmente por Marcelo Godoy Ver Post
    É uma boa idéia, mas depende da sua utilização. Conversando c/colegas, me disseram que o câmbio de 3m original é o mais resistente além do que teria que rever o diferencial. No meu caso o 3m é altamente satisfatório, não faço trilhas pesadas somente passeios e algumas estradas de terra. Nessas condições o câmbio de 3m me atende e muito bem!! Em autoestradas realmente é um pouco lento (60/70) e é comum ser ultrapassado por carretas, mas faz parte do prazer de guiar um Jeep.
    Marcelo... eu acho que sim, seria uma boa idéia mas não sei se é possível. Não sou mecânico, e já submeti essa pergunta no fórum, mas surpreendentemente não tive resposta ainda. Pegar o câmbio de 4 marchas usado originalmente nos CJ's e alterar as relações - obviamente trocando algumas engrenagens - para que 1a, 2a e 3a ficassem com as relações do câmbio original de 3 marchas, e mudar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo), proporcionaria o equivalente a câmbio de 3 marchas com uma overdrive - que seria a 4a marcha, e não uma 5a como é usual. Tenho ouvido que overdrive em motor BF-161 não vai muito bem, mas discordo. Com o torque desse motor, seria não somente possível trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas sem esgoelar o motor em rotações elevadas, como também seria possível - e é o que eu mais quero - trafegar a 40, 50 ou 60 Km/h, portanto velocidades não tão altas, também a rotações menores do que com os câmbios tanto de 3 quanto de 4 marchas normais. Eu "calculo" grosseiramente que a 2100 rpm (próximo a rotação de torque máximo portanto) seria possível trafegar nessa 4a marcha 0,75:1 a quase 70 Km/h, o que seria excelente tanto em termos de economia quanto se traduziria num ótimo desempenho em termos de velocidade. É claro que eu não imagino que com essa configuração de câmbio seja possível encarar subidas íngremes em 4a marcha... para isto haveria a 3a marcha e as outras mais curtas. Alguém por favor me corrija se eu estiver muito errado - acho que não... isso é uma questão de física. E não precisa trocar o diferencial, não.

  • #23
    Usuário Avatar de Dic3
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Marcelo... eu acho que sim, seria uma boa idéia mas não sei se é possível. Não sou mecânico, e já submeti essa pergunta no fórum, mas surpreendentemente não tive resposta ainda. Pegar o câmbio de 4 marchas usado originalmente nos CJ's e alterar as relações - obviamente trocando algumas engrenagens - para que 1a, 2a e 3a ficassem com as relações do câmbio original de 3 marchas, e mudar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo), proporcionaria o equivalente a câmbio de 3 marchas com uma overdrive - que seria a 4a marcha, e não uma 5a como é usual. Tenho ouvido que overdrive em motor BF-161 não vai muito bem, mas discordo. Com o torque desse motor, seria não somente possível trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas sem esgoelar o motor em rotações elevadas, como também seria possível - e é o que eu mais quero - trafegar a 40, 50 ou 60 Km/h, portanto velocidades não tão altas, também a rotações menores do que com os câmbios tanto de 3 quanto de 4 marchas normais. Eu "calculo" grosseiramente que a 2100 rpm (próximo a rotação de torque máximo portanto) seria possível trafegar nessa 4a marcha 0,75:1 a quase 70 Km/h, o que seria excelente tanto em termos de economia quanto se traduziria num ótimo desempenho em termos de velocidade. É claro que eu não imagino que com essa configuração de câmbio seja possível encarar subidas íngremes em 4a marcha... para isto haveria a 3a marcha e as outras mais curtas. Alguém por favor me corrija se eu estiver muito errado - acho que não... isso é uma questão de física. E não precisa trocar o diferencial, não.
    Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.

    Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #24
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.

    Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?
    Dic3... que bom !
    Mais um interessado em overdrives.
    Eu não faço idéia de quais engrenagens devem ser usadas para essa possível transformação. tomará que o teu mecânico nos dê uma luz !

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