Comprei a tampa do volante original do volante e nao colocar os novos reparos.Alguem ja fez isso antes?
Versão Imprimível
Comprei a tampa do volante original do volante e nao colocar os novos reparos.Alguem ja fez isso antes?
Como assim nesse caso ?
Bem... overdrive é uma marcha mais longa - tipo 0,75:1 -, geralmente uma quinta marcha, ou então uma caixinha alongada - uma reduzida ao contrário à grosso modo -, que alonga todas as marchas. O objetico é permitir que o carro trafegue em velocidades mais altas com menor rotação do motor, preservando-o, e propiciando economia de combustivel. É mais ou menos isso...
Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.
OK. Irei consultá-los.
Também pensei na possibilidade - e postei num outro tópico - de transformar uma caixa original 4 marchas alterando as relações, isto para ter uma 4a marcha ,075:1 por exemplo, e a 1a, 2a e 3a iguais a caixa de 3 marchas. Seria omo cuma caixa original de 3 marchas com uma 4a overdrive. Seria possível ?
Obrigado.
É uma boa idéia, mas depende da sua utilização. Conversando c/colegas, me disseram que o câmbio de 3m original é o mais resistente além do que teria que rever o diferencial. No meu caso o 3m é altamente satisfatório, não faço trilhas pesadas somente passeios e algumas estradas de terra. Nessas condições o câmbio de 3m me atende e muito bem!! Em autoestradas realmente é um pouco lento (60/70) e é comum ser ultrapassado por carretas, mas faz parte do prazer de guiar um Jeep.
Marcelo... eu acho que sim, seria uma boa idéia mas não sei se é possível. Não sou mecânico, e já submeti essa pergunta no fórum, mas surpreendentemente não tive resposta ainda. Pegar o câmbio de 4 marchas usado originalmente nos CJ's e alterar as relações - obviamente trocando algumas engrenagens - para que 1a, 2a e 3a ficassem com as relações do câmbio original de 3 marchas, e mudar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo), proporcionaria o equivalente a câmbio de 3 marchas com uma overdrive - que seria a 4a marcha, e não uma 5a como é usual. Tenho ouvido que overdrive em motor BF-161 não vai muito bem, mas discordo. Com o torque desse motor, seria não somente possível trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas sem esgoelar o motor em rotações elevadas, como também seria possível - e é o que eu mais quero - trafegar a 40, 50 ou 60 Km/h, portanto velocidades não tão altas, também a rotações menores do que com os câmbios tanto de 3 quanto de 4 marchas normais. Eu "calculo" grosseiramente que a 2100 rpm (próximo a rotação de torque máximo portanto) seria possível trafegar nessa 4a marcha 0,75:1 a quase 70 Km/h, o que seria excelente tanto em termos de economia quanto se traduziria num ótimo desempenho em termos de velocidade. É claro que eu não imagino que com essa configuração de câmbio seja possível encarar subidas íngremes em 4a marcha... para isto haveria a 3a marcha e as outras mais curtas. Alguém por favor me corrija se eu estiver muito errado - acho que não... isso é uma questão de física. E não precisa trocar o diferencial, não.
Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.
Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?