x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 175

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de JJUNIOR
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0

    Question Óleo para Caixa - CJ5 - SAE 90 x 140




    Pessoal,

    Qual óleo deve ser usado em uma caixa original, 4 marchas, de um CJ5 67 motor BF161 6 cil, já pesquisei e alguns recomendam utilizar o SAE 90 e alguns outros o 140 pela "idade" e desgaste da caixa.
    Já que estou levando a viatura para uma revisão na caixa, pretendo após a revisão utilizar o óleo mais adequado.

    Alguém poderia me ajudar ?

  • #2
    Citação Postado originalmente por JJUNIOR Ver Post
    Pessoal,
    Qual óleo deve ser usado em uma caixa original, 4 marchas, de um CJ5 67 motor BF161 6 cil, já pesquisei e alguns recomendam utilizar o SAE 90 e alguns outros o 140 pela "idade" e desgaste da caixa. Já que estou levando a viatura para uma revisão na caixa, pretendo após a revisão utilizar o óleo mais adequado. Alguém poderia me ajudar ?
    Opa, td bem JJunior? Caixa original seria 3M com 1a. seca, nessa vai oleo 90. A sua deve ser adaptada. Use óleo SAE 80. A que se refere sobre "idade" da caixa? Está apresentando algum problema? Desgaste onde? Qual o sintoma? Ah, e recomende um Gardenal a quem indicou oleo 140 pra caixa de transferencia.

    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Hum..em primeiro lugar acho que ele falou na caixa de marchas...

    Mas pq seria loucura usar óleo SAE140 na t-case?
    O óleo recomendado é o SAE 90 mas já vi muitas pessoas usarem o 140 pra evitar vazamentos e diminuir os ruídos(não sei se funciona).E também usam um que não espume(tipo...GL-5).
    Em outro tópico lembro da dica do Leopoldo dizendo que achava exagero o óleo 140,mas que poderia ser prejudicial a t-case...

    Abs

  • #4
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Mas pq seria loucura usar óleo SAE140 na t-case?
    Zepi, não estou chutando. Ocorre que um meca colocou oleo mais viscoso no meu Jeep (90 + 140, meio a meio), o cambio ficou duro pra chuchu em regimes frios. Troquei por SAE 80 e ficou bom. Não li esse post do Leopoldo, nem estou qestionando a sanidade de ninguém. Estou apenas partindo do princípio físico: a viscosidade é a resistência ao movimento de um fluido, certo? Assim sendo, acredito que SAE 140 cumpra muito bem a função de "não vazar". Claro, ele é mais viscoso. MAs essa qualidade pode se transformar em problema, uma vez que o óleo PRECISA correr pelas engrenagens para cumprir a sua função e, por isso, há que se observar se suas propriedades são ideais para a função lubrificante à qual se destina.


    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Bom, ha muitos anos atras, mandei um "spam" para as principais distribuidoras de oleos em geral, a unica que respondeu com clareza (pena que não encontro o e-mail original) foi a Texaco. Expliquei que na caixa do jeep (61) existem peças de bronze e que não seria interessante usar oleo com aditivação GL-5 pois isto poderia atacar estas peças (li isto na internet no site http://ruralwillys.tripod.com/) Dai pedi para eles um oleo SAE 90 que fosse o mais parecido com o da epoca. Me recomendaram usar o URSA LA 40 ou 50 que é um oleo para motores diesel com baixissima aditivação e tem a mesma viscosidade do 90 da epoca.
    Eu fui la e coloquei o oleo URSA LA 40. Logo apos uma geral na caixa de marchas e na de transferencia. Estou com ele ha 10 anos. Ja troquei algumas vezes o oleo e nunca encontrei residuos de particulas metalicas.

  • #6
    Usuário Avatar de JJUNIOR
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Concordo com o Edgar e Cacá, alguns confudem viscosidade com eficiência não avaliando a aplicação, também encontrei o artigo citado pelo Edgar no site http://ruralwillys.tripod.com/ . O pior de tudo é quem consultei (2 oficinas) são especializadas em Willys, o que me deixou confuso e fez com que colocasse a questão no forum. Vou procurar o artigo do Leopoldo para ter mais informações e divulgá-las por aqui.

    Obrigado pessoal.

  • #7
    Prezado Amigo

    A pouco tempo, dei uma geral na caixa de cambio e reduzida de meu jeep 3 marchas 1@ seca , tava tudo ruim tive que trocar a caixa de cambio e diversos componentes... esta zerada a caixa & reduzida , minha duvida é que ao montar coloquei oleo 90 Gl-4 , e ao ler esta matéria fiquei preocupado pois de fato , varios componentes são de bronze , acabei fazendo o seguinte , troquei o oleo das caixas e como não achei o Ursa 50 , coloquei o oleo 25 50 para motor a diesel Rimula da Shell , estou certo ? Obrigado Abraços Yuri

  • #8
    Prezado Amigo

    A pouco tempo, dei uma geral na caixa de cambio e reduzida de meu jeep 3 marchas 1@ seca , tava tudo ruim tive que trocar a caixa de cambio e diversos componentes... esta zerada a caixa & reduzida , minha duvida é que ao montar coloquei oleo 90 Gl-4 , e ao ler esta matéria fiquei preocupado pois de fato , varios componentes são de bronze , acabei fazendo o seguinte , troquei o oleo das caixas e como não achei o Ursa 50 , coloquei o oleo 25 50 para motor a diesel Rimula da Shell , estou certo ? Obrigado Abraços Yuri

  • #9
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Bom, ha muitos anos atras, mandei um "spam" para as principais distribuidoras de oleos em geral, a unica que respondeu com clareza (pena que não encontro o e-mail original) foi a Texaco. Expliquei que na caixa do jeep (61) existem peças de bronze e que não seria interessante usar oleo com aditivação GL-5 pois isto poderia atacar estas peças (li isto na internet no site http://ruralwillys.tripod.com/) Dai pedi para eles um oleo SAE 90 que fosse o mais parecido com o da epoca. Me recomendaram usar o URSA LA 40 ou 50 que é um oleo para motores diesel com baixissima aditivação e tem a mesma viscosidade do 90 da epoca.
    Eu fui la e coloquei o oleo URSA LA 40. Logo apos uma geral na caixa de marchas e na de transferencia. Estou com ele ha 10 anos. Ja troquei algumas vezes o oleo e nunca encontrei residuos de particulas metalicas.
    Complementando a resposta do Edgar com informaçao do proprio site : http://ruralwillys.tripod.com/diversos/lubrificacao.htm

    Tabela Comparativa da Viscosidade de Óleos
    (cSt = unidade de viscosidade em centistokes)

    Tipo de Óleo -Óleo de Transmissão SAE-90...Viscosidade a 40oC : 180 cSt típico Viscosidade a 100oC : 13,5 a 24,0 cSt
    Tipo de Óleo -Óleo de Motor SAE-50 ..........Viscosidade a 40oC : 200 cSt típico Viscosidade a 100oC : 16,3 a 21,9 cSt

    Ainda Segundo o site:
    " O óleo SAE-50 é um óleo desenvolvido para motores mas é recomendado tambem por varios fabricantes de caixas de marchas (Eaton, Volvo, e outros) para alguns tipos de caminhões e utilitários. Nos Estados Unidos é muito comum usar óleo SAE-50 sintético na caixa de marchas de caminhões. A maioria das motocicletas tambem utilizam óleo de motor na caixa de marchas. "


    Ocorre que é bem dificil , se é que existe , encontrar um SAE90 que nao seja GL5 ou GL4 ou seja bem aditivado e o que queremos é um SAE90 GL1 ou sem aditivo para nao "atacar" as peças de bronze da caixa ....
    Dai a indicaçao do SAE50 (Shell Motor Óleo SAE-50 SE) que tem viscosidade proxima e baixa aditivaçao.

    Tambem estou nesta dificuldade.A procura de um recomendaçao segura para OLEO na caixa de cambio e reduzida do CJ5 ....

    []´s
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de MÁVERICKI
    Entrada
    06/04/2010
    Idade
    48
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Edigar blz ? To lendo seu topico sobre o oleo da caixa de transferencia e me diz ai se recomenda esse ursa la 40, pois fui trocar os retendtores do cardan e no quie sai da caixa encontrei, infelizmente, poeira de metal no oleo e acredito que o antigo dono não tinha a menor noção do que fazer. Portanto quero colocar um oleo que não va comprometer as peças da caixa com sua composição quimica.

    Grande abraço

  • #11
    Usuário Avatar de JJUNIOR
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    A caixa está apresentando problemas na redução de quarta para terceira, anel sincronizador acho eu, mas pretendo levar para revisar como falei.
    A especificação do fabricante é para usar óleo SAE 90, a recomendação de usar o óleo 140 foi de dois mecânicos (oficinas diferentes) aqui em BH mesmo, estou achando estranho isso, pois já ouvi dizer da utilização do óleo 140 em setor de direção não em caixa de mudança.
    Com relação a vazamentos penso que resolver com óleo uma solução não adequada.

  • #12
    Usuário Avatar de cabelo497
    Entrada
    01/03/2009
    Idade
    50
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    óleo da caixa do willys 3marchas original

    tô precisando saber qual o tipo de óleo e o nível ideal ser utilizado. gracias amigos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GUIA DE COMPRAS PARA CHEROKEES – XJ, ZJ e WJ
      Por Leo - Beethoven no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 711
      Última resposta: 28/12/2018, 11:53
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    4. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade