Depois do terceiro " TONEAU" de 4 tempos (quem é do ramo aeronautico sabe do que estou falando), ou uma capotagem com 4 voltas, resolvi fazer uma reforma geral na viatura.
Desmontei totalmente o jeep, resolvi alinhar primeiramente o chassis e fazer o reforço nas abas laterais.
Bem, já que estava tudo desmontado, aproveitei para instalar os feixes de molas da Toyota. De posse da grana, cotei nas lojas do ramo e acabei comprando o kit completo na GARRA 4X4.
Ai começa o calvario:
1º O kit não vem com nenhum manual de instalação. Então gasta-se telefone e tempo para tirar as duvidas junto ao fornecedor.
2º O kit é genérico e não tem distinção entre ano de fabricação de Jeep's, o meu é um CJ-5 ano 65, canela fina.
3º Por ser canela fina os grampos de fixação das molas ficaram aproximadamente 22 mm maior no diametro que o eixo (foto abaixo).
Solução: Tornear anéis bipartidos e soldar no eixo onde os grampos farão a fixação.
4º Os feixes tem tamanhos iguais, mas arqueamentos diferentes entre o traseiro e o dianteiro, novamente telefona-se para o fornecedor, mais tempo e grana gastos..
5º De posse da informação que os feixes traseiros eram o mais arqueados, constatei que os feixes traseiros tinham arqueamentos diferentes (foto abaixo).
Solução: desmontar o feixe e igualar o arqueamento.
6º Comprei, tambem, o kit de freio a disco traseiro da MSD, ainda não comecei a montagem, mas visualmente detectei que vou ter problemas com o posicionamento das pinças. Esta parecendo que o kit foi fabricado para eixos flutuantes, e o meu é chavetado, mais uma para o jeepeiro se danar.
Conclusão:
Tenho que ter muito cuidado com os kit´s que são oferecidos no mercado. Estes kits, alguns, são fornecidos, fabricados de modo bem amador. O jeepeiro que se dane.
Até hoje só não tive problema com o kit para Clark 260 F, fornecido pela Deep Tec e no kit de freio disco dianteiro da SBD.
Parodiando não é Plug & Play (instale e use) mas sim Pay & Pray (Pague e Reze para dar certo).
Abraços.