Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!
**Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........
Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............
Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!
Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!
**Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........
Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............
** A boia antiga era da marca FEM e o conector do fio era "de lado" e não em pé conforme a nova boia adquirida..............
Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!
Olá Alexandre,
O que a bóia faz é acionar a resistência que controla o marcador no paínel. Marcando sempre cheio significa que a energia que aciona o marcador não está encontrando (passando por) essa resistência. Pode estar havendo contato do positivo com o neutro (carcaça) neutralizando a resistência. Reveja a instalação e teste a boia, fazendo a conexão elétrica com ela desmontada do tanque. Assim, variando sua posição manualmente vai poder observar a variação do marcador. Espero ter ajudado. Até mais...
ola galera do forum
ressuscitando o topico para tentar esclarecer uma duvida e tentar resolver um problema:
fiz meu motor de opala 4cc de cabo a rabo, coloquei cebolinha da temperatura 0k, eis que comprei um velo zero bala original willys e a temperatura nao funciona, anteriormente quando adquiri o jeep (que nem andei pois estava totalmente impossibilitado, foi guinchado da casa do antigo dono direto para o meca) estava com sensor e relogio temperatura mecanico. Duvida: existe a possibilidade do velo original funcionar, qual seria o sensor indicado... alguem ja teve este problema e resolveu... peço ajuda de todos
ae galera, a educaçao falhou:
sou relativamente muito novo no forum, conto com a ajuda de todos, aquiri em fevereiro ultimo, um sonho muito antigo, o de possuir um ''CJ5'', que para o ''meu prazer'' estava em pessimas condiçoes
Depois de passar 60 dias no meca (motor opala 4cc totalmente retificado, de ponta a ponta, DH de opala, servo gol, cilindro mestre kombi moderna, circuito freio zero, freio disco dianteira, radiador seis colmeias zero, webwer 446 totalmente feito, tubagem aquecida,emfimmm....)semana passada saindo do meca.......eletricista, foi removido todo e qualquer tipo de material que se parescesse com fios e colocado tudo novo,lanternas, farois,motor limpador, chave seta mercedes, emfimmmmm......, eis que me aparece o problema da temperatura descrito acima, devagar este CJ vai ficar nos trinques, estou curtindo cada minuto, sem esquecer de mencionar que freios, direção e varias cositas mais ''fui eu quem fez'', e agora com o bichinho na minha garagem é que eu nao dou sossego pra ele, e tb nao tenho sossego com a dona onça.
conto com a ajuda de todos para resolver meu problema.
Cara passei por isso a pouco tempo atras, comprei uma cebolinha nova e quando ligava o marcador ia direto para o topo, comprei um estabilizador de voltagem pois meu relogio era VDO e o antigo dono não tinha ligado nada no painel, o marcador estava la desligado, enfim instalei o estabilizador e nada de funcionar, verifiquei depois que o aterramento do motor não estava la essas coisas e comprei uma malha e aterrei o motor em um segundo ponto, depois disso o relogio funcionou.
Esses casos geralmente são 2 coisas, compatibilidade do marcador e da cebolinha, e a tensão do marcador ou aterramento. Considerando que o marcador estaja realmente funcionando.
Galera! O cabo para ligar o velocímetro original!
Tenho essa mesma configuração, motor 4cc... mas meu velocímetro desligado, sem o cabo! Existe algum pronto?! Tenho de "Improvisar"?!
Alguém tem fotos de um?!
[]s
Informação de ''Carater Geral'', fiz uma bucha compativel com a rosca do motor do opala e recheei com uma cebola original do willys 4cc, o relogio esta marcando a temperatura, resta saber se esta marcando corretamente.
Fala Vilquer comprei um cabo para velocimetro pronto na donati 4x4 mas nao instalei ainda, o preço e as medidas estao disponiveis no site www.donati4x4.com.br, prescisa verificar o estado e se existe o pinhao para ligalo na cx de reduzida.
A solução é essa mesma, para jeep com motor GM151 e relogio/marcador original: Uma especie de bucha com rosca e cebola do BF???
Já temos outras novidades???