x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 33 de 33
    Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

Ghostrider,

Também me interesso por este modelo, que na verdade é uma adaptação que a Willys fez no Brasil, provavelmente para aproveitar sobras da fábrica americana, ou para aproveitar as matrizes de estampagem.
    Essa carroceria/capo na verdade é do modelo M38A1, versão militar do CJ5. Ou o contrário, o CJ5 é a versão civil do M38A1. Tanto faz...
    Aquele recorte no capo, coberto com uma tampinha nunca teve tomada elétrica instalada alí de fábrica nos modelos brasileiros - pelo menos não tenho notícia disso... Quanto ao militar, já me disseram que é para snorkel, já afirmaram que era tomada elétrica. Como meu interesse não é o militar, não me preocupei em descobrir. Nunca ví nenhum de 1958 em diante com esse recorte no capo.
    Aquela tampa enorme no "curvão", mais para o lado direito do jipe, no M38A1 servia para tampar a caixa de bateria, e o jipe não tinha porta-luvas. Na versão militar essa tampa era presa com duas presilhas para rápido acesso à bateria, e na versão "civilizada" brasileira era soldada, e tinha o porta-luvas dentro do jipe. Os modelos até 58 (pelo menos todos que já ví) tinham essa tampa soldada, e não tinham a "tomada de ar" para o interior do jipe. A partir de 1959 essa tampa da caixa de bateria sumiu, e apareceu aquela tampinha no centro do curvão, que é acionada por uma alavanca embaixo do painel, para captação de ar para ventilação da cabine.
    A caixa de roda com recorte redondo (e não trapezoidal) é outra herança da versão militar, e acima da caixa de roda traseira, dos dois lados, existe o rebaixo para instalação da armação de capota militar. Esse recorte redondo permaneceu até 1960, mas em 1958 ou 1959 sumiu o rebaixo para a capota militar.
    Com certeza, até 1957 o jipe saiu com motor 4 cilindros Hurricane e carroceria M38A1/CJ5. Não sei que ano o BF161 entrou em cena.
    E os jipes que saíram com motor Hurricane usam eixos Dana 30 ou 35, e o chassis são diferentes, mais fracos que os posteriores, com motor BF161 e eixos Dana 44. Creio que isso foi até 1958.
    Se quiser complicar mais, a Willys continuou vendendo o CJ3B (Cara-de-cavalo) até 1958. E aqui no Fórum outro dia tinha alguém vendendo um sessenta-e-alguma-coisa CJ3B, fabricado Kaiser...

Quanto à versão "fazendeira", durante TODO o tempo de importação/fabricação do jipe no Brasil - até 1982 - a Willys, e depois a Ford, a propaganda focava a versatilidade do jipe, e sua possibilidade de ser utilizado para o trabalho cidade/campo.

Mas vendia também o "Jipe Jovem", com bancos de encosto "alto" igual do Corcel e capota "Picnic".

E tinha uma versão 4x2, que esteve disponível por uns anos Não sei prá que, mas tinha...

E tudo era opcional: roda livre, banco traseiro, capota, parabrisa com/sem quadro móvel, estribo, implementos, PTO (Power Take-Off), etc.

Coloquei uma das fotos que vc postou, tá tudo lá.
    O recorte redondo da caixa de rodas traseira e o recorte no capo são fáceis de ver, o rebaixo para a capota militar tem de prestar atenção, está logo depois do toquinho de madeira, embaixo do estepe, e o tampão de bateria externo está debaixo do parabrisa.

E se alguém souber de um 1957 original, estou na fila.

Sds
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -anuncio_jeep.jpg  

Citação Postado originalmente por Bruno Machado Ver Post
    ... Aquele recorte no capo, coberto com uma tampinha nunca teve tomada elétrica instalada alí de fábrica nos modelos brasileiros - pelo menos não tenho notícia disso... Quanto ao militar, já me disseram que é para snorkel, já afirmaram que era tomada elétrica. Como meu interesse não é o militar, não me preocupei em descobrir. Nunca ví nenhum de 1958 em diante com esse recorte no capo

Bruno.

O recorte na lateral direita do capo era uma tampa para a tomada elétrica. O Willys Jeep saiu com essa tomada elétrica de 1955 até 1959.

Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF

Detalhes...

Na foto deste seu avatar não dá para reparar nestes detalhes...

Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por ghostrider Ver Post
    Bruno.

O recorte na lateral direita do capo era uma tampa para a tomada elétrica. O Willys Jeep saiu com essa tomada elétrica de 1955 até 1959.
    Ok...
    Conforme disse, eu nunca ví nem ouvi falar dessas tomadas de energia, exceto nos militares, mas como eram vendidos jipes com todo tipo de configuração, pode ser que algum tenha saído com essa tomada.
    Mas todos os que ví essa tampinha era fixada pelo lado de dentro (na aba), o que inviabilizaria qualquer tipo de utilização do buraco sem a eliminação da tampinha. Ví vários sem a tampa, que caía por causa de ferrugem na fixação.
    Vc tem alguma referência dessa tomada? Foto, reprodução de catálogo ou de manual? Como pretendo ter um 57, gostaria de ver isso.

[ ]'s

Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília Ver Post
    ???????????????

Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Agradecimentos: 24
    Ghost,

Até onde sei a Willis não produziu nenhum dos implementos agricolas que poderiam ser acoplados no Jeep no Brasil, eram todos importados e estavam disponiveis principalmente no final dos 40 e inicio dos 50, depois de 60 acho que nem nos EUA eles estavam disponiveis.

De uma olhada nos sites abaixo que têm ampla gama de informações sobre os modelos "CJ3 A e B Farm"

http://www.cj-3a.com/
    http://www.film.queensu.ca/cJ3B/

Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília Ver Post
    Evidente que não dá, porque não é no meu avatar e sim no seu.

Citação Postado originalmente por Bruno Machado Ver Post
    ...Vc tem alguma referência dessa tomada? Foto, reprodução de catálogo ou de manual? Como pretendo ter um 57, gostaria de ver isso.[ ]'s
    Bruno.

Infelizmente não tenho. Mas estou buscando porque, como já havia dito, tenho interesse nesse ano-modelo do Jeep.

Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Ghost,

Até onde sei a Willis não produziu nenhum dos implementos agricolas que poderiam ser acoplados no Jeep no Brasil, eram todos importados e estavam disponiveis principalmente no final dos 40 e inicio dos 50, depois de 60 acho que nem nos EUA eles estavam disponiveis.

De uma olhada nos sites abaixo que têm ampla gama de informações sobre os modelos "CJ3 A e B Farm"

http://www.cj-3a.com/
    http://www.film.queensu.ca/cJ3B/
    Rodrigo.

Não tenho certeza se a Willys produziu todos os implementos, mas alguns deles produziu sim. Infelizmente no momento não tenho o material para postar, mas vou providenciar. A tomada elétrica no capo tenho certeza. Realmente sua informação está correta. Esses implementos agrícolas foram produzidos até o final da década de 50.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem