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Convex Datacenter
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  • #1
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    20/09/2007
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    Ajuda Urgente!!!!!!!!!!!




    Pessoal, nao sei mais o que fazer, meu cj-6 está com um problema cronico, ja foi e voltou um monte de vezes do mecanico e nada de melhorar.

    Resumindo, comprei ele e troquei um monte de pecas, muita coisa mesmo, molas, pneus, aros etc....

    Tudo isso nao me trouxe problemas ainda mas a p. da injecao eletronica ou algo desse tipo está me deixando furioso.

    Ele quando era original apesar de morrer as vezes e tal andava bem, andava horas e tal, ai decidi trocar o distribuidor por um de opala 6 cilindros e junto a isso foi colocado uma central de injecao que fica embaixo do porta-luvas e uma bobina grande (tamanho de uma garrafa de 500ml) que fica perto do motor grudada na lataria.

    Essas modificacoes fizeram com que ele andasse melhor, gastasse menos etc mas o problema é que sempre que ando mais de 30 minutos com ele a p. dessa bobina (cor vermelha) esquenta demais e ele comeca a falhar, nao desenvolve mais, fico só na 1 marcha até que nem anda mais. Ai se deixo ele umas duas horas parado a bobina esfria e ele anda perfeitamente de novo.

    mas os caras ja trocaram centenas de vezes essa bobina, o distribuidor e nada, sempre o mesmo problema, nao sei mais o que fazer. estou quase vendendo esse jeep, só me trouxe prejuizo e nao posso andar com ele.

    Nao sei se coloco de novo o distribuidor original dele e tiro essa bobina e central da injecao e deixo ele original de novo ou sei la o que mais..........

    Ajudem por favor, nao aguento mais isso!!!!!

  • #2
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    Alguém??????????????

  • #3
    Usuário Avatar de regisbellini
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    Bernardão,

    A algum tempo atrás estava lendo sobre bobina, e pelo que lembro, caso utilize a bobina do gol seria necessário colocar um resistor nela para evitar problemas de aquecimento ou até mesmo a queima da mesma.

    Dá um pesquisada no fórum sobre bobina GOL MI

    Espero ter ajudado com alguma idéia. Espera mais um pouco que os veteranos podem ajudar mais.

    []´s
    Regis
    4X4 Brasil
    Tractor - Engesa Fase 1 - 200% bloqueada
    Zurzão-CJ5-OHC 2.3-4 marchas-DH-Freio a Disco-Roda15x10+33x12 Tatu

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Bernardão cj-6 Ver Post
    Pessoal, nao sei mais o que fazer, meu cj-6 está com um problema cronico, ja foi e voltou um monte de vezes do mecanico e nada de melhorar.

    Resumindo, comprei ele e troquei um monte de pecas, muita coisa mesmo, molas, pneus, aros etc....

    Tudo isso nao me trouxe problemas ainda mas a p. da injecao eletronica ou algo desse tipo está me deixando furioso.

    Ele quando era original apesar de morrer as vezes e tal andava bem, andava horas e tal, ai decidi trocar o distribuidor por um de opala 6 cilindros e junto a isso foi colocado uma central de injecao que fica embaixo do porta-luvas e uma bobina grande (tamanho de uma garrafa de 500ml) que fica perto do motor grudada na lataria.

    Essas modificacoes fizeram com que ele andasse melhor, gastasse menos etc mas o problema é que sempre que ando mais de 30 minutos com ele a p. dessa bobina (cor vermelha) esquenta demais e ele comeca a falhar, nao desenvolve mais, fico só na 1 marcha até que nem anda mais. Ai se deixo ele umas duas horas parado a bobina esfria e ele anda perfeitamente de novo.

    mas os caras ja trocaram centenas de vezes essa bobina, o distribuidor e nada, sempre o mesmo problema, nao sei mais o que fazer. estou quase vendendo esse jeep, só me trouxe prejuizo e nao posso andar com ele.

    Nao sei se coloco de novo o distribuidor original dele e tiro essa bobina e central da injecao e deixo ele original de novo ou sei la o que mais..........

    Ajudem por favor, nao aguento mais isso!!!!!
    Pelo que percebi seu problema não é de injeção eletrônica e sim de ignição eletrônica...
    Acho que voce vai ter que instalar uma resistência...

  • #5
    descobre a marca da bobina pra nos, tão vendendo uma marca vagabunda por ai, e ela por sinal é vermelha tambem, um cliente da oficina onde conserto meu jeep comprou dela e se lascou tambem. o jeito foi trocar de marca...
    Bruno Pedra
    Ford Explorer Jaca 4x4 - Maxxis Creepy 37"
    4.88 Gears - Eaton E-locker

  • #6
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    Mas se for só isso por que raios os caras nao instalaram essa resistencia??

    Ela é vermelha, vou ver a marca hj, mas que eu me lembre nao tem nada escrito, é um cone vermelho escuro e só.

    Pra dar uma idéia eles mesmos falaram que ela nao pode esquentar muito, um pouco sim mas muito nao, mas ela esquenta demais.

    Quando ele comeca a falhar, eu ja paro ele e meto a mao na bobina e ela está super quente, fervendo!!!

  • #7
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    Sistema de Ignição Bosch

    Vou trancrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:

    Bobinas:

    Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
    As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
    Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.

    A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
    Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
    Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.

    A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:

    Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.

    Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

    Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.

    Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.

    As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.

    Resistor:

    Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.

    Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.

    12V / 3 Ohmns = 4 A.

    Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.

    Mas......

    MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.

    Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
    Ex.: 9 220 087 004

    Esquema de ligação:

    Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 3: Vago
    Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
    Pino 5: Terra.
    Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.

    ATENÇÃO.......

    Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
    Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.

    Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
    É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
    Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013

    Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.

    Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.

    Esquema de ligação:

    Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
    Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 4: Terra.
    Pino 5: Vago
    Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
    Pino 7 : Vago

    ATENÇÃO.......

    Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.


    Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor

    Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.

    Ai já é outra historia.

    (se alguem interessar posso pesquisar este sistema)

    Abraços,

    Junior
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #8
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    Ou tente também usar um dissipador de calor, de alumínio, que rodeie a bobina, ou vários retangulares, dispostos em volta da mesma. Isso deve dissipar bem o calor gerado por ela, se for esse o problema.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #9
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    ????

    Acho melhor engatar uma carreta com uma caixa dágua de 500 litros no Bernardão e mergulhar a bobina nela, de tempos em tempos troque a agua quando ela ferver.

    Desculpe a brincadeira....
    Junior
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  • #10
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    sinceramente.......troque de mecanico/eletrecista!!!!!!!!!!!ou no minimo peça para eles reverem aterramentos do distribuidor,cx igniçao,"motor",e da propria bateria ao chassis ,posicionamento dos fios,marca e modelo da propria bobina(hoje em dia nao da pra confiar nem nas bosch),ç a cx nao esta em curto(no caso só trocando por outra pois é muito dificil de testar ela sem equipamentos adequados),e principalmente procure ajuda do SUKS,ou do CAVALCANTE aq do forum que os caras realmente entendem de eletricidade,e sao verdadeiros mestres nestas coisas.t+

  • #11
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    cara só para entender melhor

    injeção eletronica qual marca (era uma fueltech ou alguma de carro comum adaptada?) qual motor vc usa/ opala 6c??? combustivel, velas e cabos

    se superaquece a bobina eu cairia em cima da ignição eletroncia pode ser que o distribuidor esteja mandando corrente demais para essa bobina vermelha dos inferno

    mande fotos de onde está instalada essa bobina e derepente faça umt este andar sem capô para ver se refrigera mesmo

    mas olha quase certeza seu distribuido com ignição eletronica deve estar sobrecarregando a bobina uma resistencia dessas que o pessoal comentou resolve
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #12
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    Bobina

    ..... se superaquece a bobina eu cairia em cima da ignição eletroncia pode ser que o distribuidor esteja mandando corrente demais ......

    mas olha quase certeza seu distribuido com ignição eletronica deve estar sobrecarregando a bobina uma resistencia dessas que o pessoal comentou resolve....
    Distribuidor mandando corrente??????????

    Não tive boas experiencias com bobinas da marca MARFLEX.

    Abraços
    4X4 Brasil
    Junior
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