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  • #1
    Usuário Avatar de mack
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    Solda Elétrica no chassi




    Meu chassis está com algumas trincas pequenas e pretendo eu mesmo dar um jeito nisso.
    Minha pergunta é:
    Com um aparelho de solda elétrico de 150Amp eu consigo fazer isso, visto que ele usa eletrodos até 2,5mm (E 6013).
    O de 250 Amp pode usar eletrodos de até 3,5 e alguns usam até 4,0mm.
    Claro, vou treinar um pouco antes de me aventurar no chassis.
    Os eletrodos são os E 6013.
    Preciso de uma ajuda nesse quesito.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Cara, concluí recentemente um curso de soldagem no Senai e vou comentar algo à respeito, tenho uma máquina aqui de 400A e também uma pequena de 150, estive fazendo alguns trabalhos em chassi e outras peças de maior espessura e cheguei à conclusão que quanto maior a potencia da máquina melhor fica a solda, tanto na execução quanto no acabamento.

    Se vc não tiver um equipamento dessa capacidade recomendo usar no mínimo esse de 250A.

    Eletrodo 6013 vai legal no chassi, tem uns da Esab de 3,25mm, mas dependendo da área a ser soldada pode utilizar os de 2,5 mesmo.

    No mais é desenferrujar bem as partes, remover a tinta próxima a àrea a ser soldada, fazer uma pequena cavidade nas trincas pra permitir uma boa deposição do eletrodo, não remover as escorias(cascas) logo após a soldagem e evitar desbastar a solda para não enfraquecê-la.

    Não esqueça de usar o EPI (luvas, avental, mangotes, máscara com lente adequada, etc)


    Encontrei alguns tópicos sobre reforma de chassi, de uma lida lá pois tem muitas dicas reunidas:
    Reforço do Chassi
    Reparos em chassi

    []'s e boa sorte na empreitada

  • #3
    Usuário Avatar de mack
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    Valeu Elmer. Eu cheguei a cogitar a hipótese de fazer esse curso por aqui também. Imeginei mesmo que a máquina deveria ser no mínimo de 250Amp. Obrigado pela resposta, vou comprá-la até o final da semana.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Não vamos exagerar...

    Bom, eu já tava voltando aqui pra complementar, Mack, se vc tiver oportunidade de fazer o curso no Senai aproveita cara, eu antes do curso não fazia nada de soldagem, durante o curso deixei de fazer alguns serviços aqui com medo de errar, até me atrevi a soldar algumas peças, umas ficaram boas, outras não... heheh.

    É muito legal conhecer a teoria e depois iniciar a prática, hoje eu já me sinto capacitado a fazer vários serviços nessa área, já sei o que é necessário pro serviço ficar bem feito, e se não der certo também sei como proceder pra corrigir.

    Na internet existem vários sites com dicas sobre soldagem, a apostila do Senai é bem completa também, a teoria é importantíssima pra vc saber executar uma soldagem com excelencia e não apenas "derreter eletrodo"... A prática se adquire em pouco tempo.

    Tem um tópico aqui com algumas dicas de soldagem:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4745

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de mack
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    Elmer, qual a precaução contra choques elétricos provenientes da soldagem?
    É possível que eu faça uma soldagem embaixo do jipe, não sobre minha cabeça mas de lado, sem correr riscos. Se eu encostar no chassis eu levo um choque?
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #6
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
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    Citação Postado originalmente por mack Ver Post
    Elmer, qual a precaução contra choques elétricos provenientes da soldagem?
    É possível que eu faça uma soldagem embaixo do jipe, não sobre minha cabeça mas de lado, sem correr riscos. Se eu encostar no chassis eu levo um choque?
    Mack e ai beleza?
    Sou Tecnico em mecânica industrial,logo não tenho uma especialidade,mas tenho un conhecimento bacana nos processos de soldagem(trabalho com isso).
    Choques eletricos? 1.evite soldar em locais umidos,coloque uma tabua,ou um plastico,pois ai elimina qualquer hipotese de choques,2.evite munusear o eletrodo pela ponta onde não se tem o revestimento,pois ali sim vc leva choque,sempre segure pela parte revestida,3.não segure o aterramento e o suporte de eletrodos juntos,pois seu corpo oferece menos restencia que a maquina,ai se o chão estiver umido,vc vai fazer uma ponte,pois sera o caminho mais curto pra corrente eletrica,4.parece meio assustador mas não é,tome esses cuidados basicos e fique tranquilo,os choques não são muito fortes,eu hj mesmo levei um de bobeira soldando uma flange pro meu jeep.
    soldagem embaixo do jipe?Sim é possivel fazer esse tipo de soldagem,mas cuidado com os respingos de solda que vão cair provenientes da queima do revestimento do eletrodo,não faça uma soldagem muito rapida(corrida),pois vc vai ver que o material tende a escorrer,dependendo da posição que estiver trabalhando,va soldando com calma e sentindo os resultados,começe a executar o trabalho que vc vai achar uma forma com que se sinta mais confortavel pra tal trabalho.Utilize algo de manga comprida,um boné embaixo da mascara ajuda bastante,isso td alem dos EPI's que o Elmer citou.

    a respeito dos eletrodos,os E6013 são bons,mas procure os Ok da marca esab,são muito bons.terminando a soldagem espere a peça resfriar um pouco,remova a escoria da solda com cuidado para não se queimar,passe uma escova de aço em cima ai ta blz.
    existe uma regra,que embora não seja utilizada a titulo de curiosidade é legal,para cada milimetro de eletrodo utiliza-se 35/40 amperes,tipo eletrodo de 2.5 85 a 100A,a fusão dele sera legal,mas deve-se observar a espessura da chapa,se muito fina menos amperagem,se espessa,mais amperagem,mais ai eletrodos de diametro maiores são mais legais,ah e nunca remoca a esoria(casca da solda) com ela quente(vermelha),pois estraga-rá a geometria dela deixando feia.
    acho que é isso,espero ter ajudado e descupa por escrever tanto
    precisando...posta ai
    abraço

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Mack
    Além de todas as dicas do nosso grande mestre Elmer, gostaria de acrescentar duas:
    I-Deixe esse serviço tão importante para soldadores especializados e com prática.
    Nesse caso nem é a máquina apenas , mas sim o operador.
    II- Jamais deixar esfriar rapidamente.

    O Elmer já "nasceu" para isso , estudou. etc...

  • #8
    Usuário Avatar de fugger
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    Talking

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    concluí recentemente um curso de soldagem no Senai...
    Daqui a pouco aparece uma parceria SENAI 4x4Brasil para esse cursos, de tanta gente que tá fazendo isso...

    []´s também recém cursados em solda no SENAI

  • #9
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    Solda

    ola amigo eu estou aqui p/responder sua duvida sobre a solda do chasi,naõ use o eletrodo 6013,opite pelo 7018 de 2,5 de diametro ele e´muito mais macio e resistente pode usar sua maaquina de 150 que vai legal,mas se realmente quizer fazer um serviço de primeira,solde pelo processo tig, pois naõ faz faisca e naõ precisa de acamento,falo isso pois sou especialista em solda ,principalmente em aluminio, e metais naõ ferrosos,sou novo neste site e naõ sei como funciona ,gostaria de divulgar meu trabalho em solda e naaõ sei como fazer, se pudesse me ajudar ficaria muito grato,pois desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
    Airton

  • #10
    Citação Postado originalmente por Airton Marinho Ver Post
    desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
    Airton
    Seja bem vindo Airton.

    Seguinte, cria um tópico no Forum Geral 4x4 Brasil, explicnado o seu invento, de preferencia com fotos.

    Aí voce cria outro tópico no Vendem-se Pecas e Acessórios, para comercializar a sua invenção aos interessados.

    Espero ter ajudado.

    []´s

    Osmir

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Airton Marinho Ver Post
    ola amigo eu estou aqui p/responder sua duvida sobre a solda do chasi,naõ use o eletrodo 6013,opite pelo 7018 de 2,5 de diametro ele e´muito mais macio e resistente pode usar sua maaquina de 150 que vai legal,mas se realmente quizer fazer um serviço de primeira,solde pelo processo tig, pois naõ faz faisca e naõ precisa de acamento,falo isso pois sou especialista em solda ,principalmente em aluminio, e metais naõ ferrosos,sou novo neste site e naõ sei como funciona ,gostaria de divulgar meu trabalho em solda e naaõ sei como fazer, se pudesse me ajudar ficaria muito grato,pois desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
    Airton
    Bom, se vc é especialista já deve trabalhar com isso há um bom tempo, eu que comecei recentemente me considero amador pois ainda estou na fase do arco voltáico, faltando me familiarizar com os processos mig/mag, tig...

    Mas vamos lá, concordo que o 7018 é mais resistente que o 6013, agora mais macio é impossível... não é qualquer novato que consegue abrir o arco com o 7018.

    Várias tabelas de aplicação de eletrodos que pesquisei recomendam o 6013 pra soldas em chassi e rodas.

    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Mas vamos lá, concordo que o 7018 é mais resistente que o 6013, agora mais macio é impossível... não é qualquer novato que consegue abrir o arco com o 7018.

    Várias tabelas de aplicação de eletrodos que pesquisei recomendam o 6013 pra soldas em chassi e rodas.

    []'s
    Realmente...

    Abrir arco com o 7018 não é coisa pra amador, independente do diâmetro do eletrodo... Mas quando questionei ao instrutor do curso de solda do SENAI sobre qual o melhor eletrodo para se usar no chassi a resposta foi:

    - em primeiro lugar MIG;
    - em segundo lugar MIG;
    - em terceiro lugar 7018;
    - se não tiver opção vai de 6013 mesmo...

    Considerando que o cara dava instrução de eletrodo revestido, oxi-gás, mig, mag, tig, e sei lá o que mais a uns 40 anos ( sem brincadeira) nem pensei em questionar.

    Minha humilde sugestão a quem quer soldar chassi é gastar uma lata de 6013 em vários cordões de teste e aprendizado em várias posições (no bom sentido 8))e depois tentar "abrir" o 7018... Depois de craque no 7018 pode meter solda no chassi...

    []´s mal soldando com 6013 ainda

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