Postado originalmente por
anderson_wzorek
Mack e ai beleza?
Sou Tecnico em mecânica industrial,logo não tenho uma especialidade,mas tenho un conhecimento bacana nos processos de soldagem(trabalho com isso).
Choques eletricos? 1.evite soldar em locais umidos,coloque uma tabua,ou um plastico,pois ai elimina qualquer hipotese de choques,2.evite munusear o eletrodo pela ponta onde não se tem o revestimento,pois ali sim vc leva choque,sempre segure pela parte revestida,3.não segure o aterramento e o suporte de eletrodos juntos,pois seu corpo oferece menos restencia que a maquina,ai se o chão estiver umido,vc vai fazer uma ponte,pois sera o caminho mais curto pra corrente eletrica,4.parece meio assustador mas não é,tome esses cuidados basicos e fique tranquilo,os choques não são muito fortes,eu hj mesmo levei um de bobeira soldando uma flange pro meu jeep.
soldagem embaixo do jipe?Sim é possivel fazer esse tipo de soldagem,mas cuidado com os respingos de solda que vão cair provenientes da queima do revestimento do eletrodo,não faça uma soldagem muito rapida(corrida),pois vc vai ver que o material tende a escorrer,dependendo da posição que estiver trabalhando,va soldando com calma e sentindo os resultados,começe a executar o trabalho que vc vai achar uma forma com que se sinta mais confortavel pra tal trabalho.Utilize algo de manga comprida,um boné embaixo da mascara ajuda bastante,isso td alem dos EPI's que o Elmer citou.
a respeito dos eletrodos,os E6013 são bons,mas procure os Ok da marca esab,são muito bons.terminando a soldagem espere a peça resfriar um pouco,remova a escoria da solda com cuidado para não se queimar,passe uma escova de aço em cima ai ta blz.
existe uma regra,que embora não seja utilizada a titulo de curiosidade é legal,para cada milimetro de eletrodo utiliza-se 35/40 amperes,tipo eletrodo de 2.5 85 a 100A,a fusão dele sera legal,mas deve-se observar a espessura da chapa,se muito fina menos amperagem,se espessa,mais amperagem,mais ai eletrodos de diametro maiores são mais legais,ah e nunca remoca a esoria(casca da solda) com ela quente(vermelha),pois estraga-rá a geometria dela deixando feia.
acho que é isso,espero ter ajudado e descupa por escrever tanto
precisando...posta ai
abraço