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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de mack
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    Solda Elétrica no chassi




    Meu chassis está com algumas trincas pequenas e pretendo eu mesmo dar um jeito nisso.
    Minha pergunta é:
    Com um aparelho de solda elétrico de 150Amp eu consigo fazer isso, visto que ele usa eletrodos até 2,5mm (E 6013).
    O de 250 Amp pode usar eletrodos de até 3,5 e alguns usam até 4,0mm.
    Claro, vou treinar um pouco antes de me aventurar no chassis.
    Os eletrodos são os E 6013.
    Preciso de uma ajuda nesse quesito.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Cara, concluí recentemente um curso de soldagem no Senai e vou comentar algo à respeito, tenho uma máquina aqui de 400A e também uma pequena de 150, estive fazendo alguns trabalhos em chassi e outras peças de maior espessura e cheguei à conclusão que quanto maior a potencia da máquina melhor fica a solda, tanto na execução quanto no acabamento.

    Se vc não tiver um equipamento dessa capacidade recomendo usar no mínimo esse de 250A.

    Eletrodo 6013 vai legal no chassi, tem uns da Esab de 3,25mm, mas dependendo da área a ser soldada pode utilizar os de 2,5 mesmo.

    No mais é desenferrujar bem as partes, remover a tinta próxima a àrea a ser soldada, fazer uma pequena cavidade nas trincas pra permitir uma boa deposição do eletrodo, não remover as escorias(cascas) logo após a soldagem e evitar desbastar a solda para não enfraquecê-la.

    Não esqueça de usar o EPI (luvas, avental, mangotes, máscara com lente adequada, etc)


    Encontrei alguns tópicos sobre reforma de chassi, de uma lida lá pois tem muitas dicas reunidas:
    Reforço do Chassi
    Reparos em chassi

    []'s e boa sorte na empreitada

  • #3
    Usuário Avatar de mack
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    Valeu Elmer. Eu cheguei a cogitar a hipótese de fazer esse curso por aqui também. Imeginei mesmo que a máquina deveria ser no mínimo de 250Amp. Obrigado pela resposta, vou comprá-la até o final da semana.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Mack
    Além de todas as dicas do nosso grande mestre Elmer, gostaria de acrescentar duas:
    I-Deixe esse serviço tão importante para soldadores especializados e com prática.
    Nesse caso nem é a máquina apenas , mas sim o operador.
    II- Jamais deixar esfriar rapidamente.

    O Elmer já "nasceu" para isso , estudou. etc...

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Não vamos exagerar...

    Bom, eu já tava voltando aqui pra complementar, Mack, se vc tiver oportunidade de fazer o curso no Senai aproveita cara, eu antes do curso não fazia nada de soldagem, durante o curso deixei de fazer alguns serviços aqui com medo de errar, até me atrevi a soldar algumas peças, umas ficaram boas, outras não... heheh.

    É muito legal conhecer a teoria e depois iniciar a prática, hoje eu já me sinto capacitado a fazer vários serviços nessa área, já sei o que é necessário pro serviço ficar bem feito, e se não der certo também sei como proceder pra corrigir.

    Na internet existem vários sites com dicas sobre soldagem, a apostila do Senai é bem completa também, a teoria é importantíssima pra vc saber executar uma soldagem com excelencia e não apenas "derreter eletrodo"... A prática se adquire em pouco tempo.

    Tem um tópico aqui com algumas dicas de soldagem:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4745

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de mack
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    Elmer, qual a precaução contra choques elétricos provenientes da soldagem?
    É possível que eu faça uma soldagem embaixo do jipe, não sobre minha cabeça mas de lado, sem correr riscos. Se eu encostar no chassis eu levo um choque?
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #7
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
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    Citação Postado originalmente por mack Ver Post
    Elmer, qual a precaução contra choques elétricos provenientes da soldagem?
    É possível que eu faça uma soldagem embaixo do jipe, não sobre minha cabeça mas de lado, sem correr riscos. Se eu encostar no chassis eu levo um choque?
    Mack e ai beleza?
    Sou Tecnico em mecânica industrial,logo não tenho uma especialidade,mas tenho un conhecimento bacana nos processos de soldagem(trabalho com isso).
    Choques eletricos? 1.evite soldar em locais umidos,coloque uma tabua,ou um plastico,pois ai elimina qualquer hipotese de choques,2.evite munusear o eletrodo pela ponta onde não se tem o revestimento,pois ali sim vc leva choque,sempre segure pela parte revestida,3.não segure o aterramento e o suporte de eletrodos juntos,pois seu corpo oferece menos restencia que a maquina,ai se o chão estiver umido,vc vai fazer uma ponte,pois sera o caminho mais curto pra corrente eletrica,4.parece meio assustador mas não é,tome esses cuidados basicos e fique tranquilo,os choques não são muito fortes,eu hj mesmo levei um de bobeira soldando uma flange pro meu jeep.
    soldagem embaixo do jipe?Sim é possivel fazer esse tipo de soldagem,mas cuidado com os respingos de solda que vão cair provenientes da queima do revestimento do eletrodo,não faça uma soldagem muito rapida(corrida),pois vc vai ver que o material tende a escorrer,dependendo da posição que estiver trabalhando,va soldando com calma e sentindo os resultados,começe a executar o trabalho que vc vai achar uma forma com que se sinta mais confortavel pra tal trabalho.Utilize algo de manga comprida,um boné embaixo da mascara ajuda bastante,isso td alem dos EPI's que o Elmer citou.

    a respeito dos eletrodos,os E6013 são bons,mas procure os Ok da marca esab,são muito bons.terminando a soldagem espere a peça resfriar um pouco,remova a escoria da solda com cuidado para não se queimar,passe uma escova de aço em cima ai ta blz.
    existe uma regra,que embora não seja utilizada a titulo de curiosidade é legal,para cada milimetro de eletrodo utiliza-se 35/40 amperes,tipo eletrodo de 2.5 85 a 100A,a fusão dele sera legal,mas deve-se observar a espessura da chapa,se muito fina menos amperagem,se espessa,mais amperagem,mais ai eletrodos de diametro maiores são mais legais,ah e nunca remoca a esoria(casca da solda) com ela quente(vermelha),pois estraga-rá a geometria dela deixando feia.
    acho que é isso,espero ter ajudado e descupa por escrever tanto
    precisando...posta ai
    abraço

  • #8
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Citação Postado originalmente por anderson_wzorek Ver Post
    Mack e ai beleza?
    Sou Tecnico em mecânica industrial,logo não tenho uma especialidade,mas tenho un conhecimento bacana nos processos de soldagem(trabalho com isso).
    Choques eletricos? 1.evite soldar em locais umidos,coloque uma tabua,ou um plastico,pois ai elimina qualquer hipotese de choques,2.evite munusear o eletrodo pela ponta onde não se tem o revestimento,pois ali sim vc leva choque,sempre segure pela parte revestida,3.não segure o aterramento e o suporte de eletrodos juntos,pois seu corpo oferece menos restencia que a maquina,ai se o chão estiver umido,vc vai fazer uma ponte,pois sera o caminho mais curto pra corrente eletrica,4.parece meio assustador mas não é,tome esses cuidados basicos e fique tranquilo,os choques não são muito fortes,eu hj mesmo levei um de bobeira soldando uma flange pro meu jeep.
    soldagem embaixo do jipe?Sim é possivel fazer esse tipo de soldagem,mas cuidado com os respingos de solda que vão cair provenientes da queima do revestimento do eletrodo,não faça uma soldagem muito rapida(corrida),pois vc vai ver que o material tende a escorrer,dependendo da posição que estiver trabalhando,va soldando com calma e sentindo os resultados,começe a executar o trabalho que vc vai achar uma forma com que se sinta mais confortavel pra tal trabalho.Utilize algo de manga comprida,um boné embaixo da mascara ajuda bastante,isso td alem dos EPI's que o Elmer citou.

    a respeito dos eletrodos,os E6013 são bons,mas procure os Ok da marca esab,são muito bons.terminando a soldagem espere a peça resfriar um pouco,remova a escoria da solda com cuidado para não se queimar,passe uma escova de aço em cima ai ta blz.
    existe uma regra,que embora não seja utilizada a titulo de curiosidade é legal,para cada milimetro de eletrodo utiliza-se 35/40 amperes,tipo eletrodo de 2.5 85 a 100A,a fusão dele sera legal,mas deve-se observar a espessura da chapa,se muito fina menos amperagem,se espessa,mais amperagem,mais ai eletrodos de diametro maiores são mais legais,ah e nunca remoca a esoria(casca da solda) com ela quente(vermelha),pois estraga-rá a geometria dela deixando feia.
    acho que é isso,espero ter ajudado e descupa por escrever tanto
    precisando...posta ai
    abraço
    Grande Anderson! e aí? Mack: Assino embaixo o que o Anderson disse, apenas recomendo que Vc utilize eletrodo de inox (pode ser o 308 de 2,5mm ou 1/8") porque ele deixa uma solda mais macia evitando trincas por excesso de dureza (o 6013 ou OK 46 é campeão nisso); além disso, para máquinas transformadoras e de baixa amperagem, o Inox vai bem melhor e é mais fácil de soldar, bastando remover a casca antes de continuar a soldagem. É mais caro mas o resultado é outro.
    [ ]'s

  • #9
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Soldar na vertical ou de ponta cabeça para quem está iniciando?? Nem vai ser derreter eletrodo , vai ser cachinho de uva ou cocô de rato. Sem contar que , por não ter experiência suficiente, ao escolher uma amperagem inconpatível com a espessura da chapa e do eletrodo,cortar e aumentar o rombo.
    Melhor pegar prática em peças que vc possa posicionar totalmente na horizontal, a mão vai ficando leve , gradativamente vai pegando a mão , a solda vai ter mais penetração.
    O ideal , como disse nosso mestre Elmer é fazer um curso, tipo Senai, mesmo que não seja teu ramo, conhecimento nunca é demais.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Sidnei Diogo Ver Post
    Grande Anderson! e aí? Mack: Assino embaixo o que o Anderson disse, apenas recomendo que Vc utilize eletrodo de inox (pode ser o 308 de 2,5mm ou 1/8") porque ele deixa uma solda mais macia evitando trincas por excesso de dureza (o 6013 ou OK 46 é campeão nisso); além disso, para máquinas transformadoras e de baixa amperagem, o Inox vai bem melhor e é mais fácil de soldar, bastando remover a casca antes de continuar a soldagem. É mais caro mas o resultado é outro.
    [ ]'s
    Olá, se vc está começando a soldar agora, DIVIRTA-SE!!!, mas não com seu chassi!!!
    Vá construindo acessórios e outras coisas pra ir pegando prática, voçe não gasta mais que 20 r$ com um bom soldador para fazer essa solda.

    Quanto a liga sou radicalmente contra o uso de eletrodos de Inox, o material inox só tem uma propriedade que vale a pena, resistencia corrosão e consequente esterilidade, de resto suas propriedades mecanicas são muito ruins. Creio que haja no inconciente popular uma correlação de preço com qualidade e por isso muitos relacionam o inox como um bom material em todos os aspectos.

    A situação piora quando pensamos em soldar um aço doçe com eletrodo de inox, rico em cromo, esse atua endurecendo essa solda em demasia e a tornando quebradiça, entre outros incovenientes.

    Particularmente usaria um 6013, assim como citado acima por um colega do forum, que para tal aplicação deve lhe conferir a dureza nescessária com grande ductilidade.

    Abraço a todos.
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • #11
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    concluí recentemente um curso de soldagem no Senai...
    Daqui a pouco aparece uma parceria SENAI 4x4Brasil para esse cursos, de tanta gente que tá fazendo isso...

    []´s também recém cursados em solda no SENAI

  • #12
    apenas complementando, pode-se usar tb o eletrodo s 7018, tb n acho uma boa vc começar a brincar no seu chassi, ainda mais com eletrodo q para quem nunca fez uma solda e um pouco mais complicado. ainda mais nessa posição.procure levar a um bom soldador procure alguem q tenha uma mig por ser mais facil n gastará muito e ficará bem feito .. soldar n eh um processo simples.

    Usar eletrodo de inox em ferro n eh uma boa ideia, vai comprometer as propriedades mecanicas da solda e da regiao afetada pela zona termica.

    para esses eletrodos , uma maquina de 100 A da conta do recado. tenho algumas aqui no laboratorio q são um show,maquinas de solda da kemppi.

    para obter mais informaçoes orbe soldas processos entre no site www.infosolda.com.br , tem uns artigos interessantes sobre tig, mig , gases de proteção etc . vale a pena a leitura .

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