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Convex Datacenter
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  • #13
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Sidnei Diogo Ver Post
    Grande Anderson! e aí? Mack: Assino embaixo o que o Anderson disse, apenas recomendo que Vc utilize eletrodo de inox (pode ser o 308 de 2,5mm ou 1/8") porque ele deixa uma solda mais macia evitando trincas por excesso de dureza (o 6013 ou OK 46 é campeão nisso); além disso, para máquinas transformadoras e de baixa amperagem, o Inox vai bem melhor e é mais fácil de soldar, bastando remover a casca antes de continuar a soldagem. É mais caro mas o resultado é outro.
    [ ]'s
    Acho que vc trocou as bolas, já vi isso na teoria e já passei por isso na prática... Costurei uma viga do chassi com eletrodo inox (cromo-niquel) e apresentou excesso de dureza seguido de trincas, tentamos outra vez e não deu certo, tive que remover tudo e soldar novamente, dessa vez com 6013 aí não tive mais nenhum problema.

    Citação Postado originalmente por Chiari
    A situação piora quando pensamos em soldar um aço doçe com eletrodo de inox, rico em cromo, esse atua endurecendo essa solda em demasia e a tornando quebradiça, entre outros incovenientes.
    Assino em baixo


    []'s

  • #14
    Usuário Avatar de mack
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    Eu tenho consciência de que terei que treinar bastante antes de me meter a soldar o chassis, e assim o farei. Vou pegar uns pedaços de chapa, canos etc e mandar bala.
    Em relação à mão firme não me preocupo pois monto maquetes e micro cenários também. Aliás, dêem suas opiniões no meu hobby: www.marciopalermo.blogspot.com
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #15
    Usuário Avatar de mack
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    Tenho somente mais uma dúvida. A lente da máscara deve seguir uma numeração, certo? Li que a de número 12 é muito boa, mas não se enxerga nada enquanto não se forma o arco, é isso mesmo?
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #16
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
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    E ai Mack blz?

    Sim, a lente a ser utilizada deve seguir uma numeração,o filtro de numero 12 é boa para solda com eletrodo revestido(solda eletrica).Exato,enquanto vc não abrir o arco eletrico não se enxerga muita coisa atraves da mascára,ou melhor quase nd hehehe.
    Abaixo segue um trecho retirado de uma apostila que tenho aki sobre filtros para soldagem,sempre é bom saber um pouco mais:

    Há que se frisar que a exposição à luz da soldagem causa graves queimaduras nos olhos e no tecido circundante. As lentes para proteção contra soldagem devem estar marcadas com o número de cor e o soldador deve usar a cor mais escura possível para cada tipo de solda (soldagem com tocha – de 1,5 a 3, soldagem com arco elétrico – de 10 a 14, sendo 14 o mais escuro de todas).

    siga td oque postamos por aki que não tem erro,pode soldar tranquilo.
    Espero ter ajudado,precisando posta ai que a gente responde
    abraços

  • #17
    Usuário Avatar de mack
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    Obrigado mais uma vez.
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  • #18
    Boa noite a todos.

    Puts, experiencia propria, concordo com a opnião do João, aprender a soldar no chassis pode não ser uma boa idéia.

    Um amigo fez uma solda ali naquela travessa que fica embaixo do radiador, maquina de 250 amp etc.

    Conclusão, a trinca abriu de novo.

    Agora, estou desmontando o jeep inteiro para fazer uma reforma no chassis e aí vou levar para um cara que só faz isto, é mais garantido e menos trabalhoso, além de ser mais barato que ficar montando e desmontando o jeep.

    Esta é minha opinião.

    []´s

    Osmir

  • #19
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    Não vou de forma algum aprender a soldar no chassis. Como não faço trilha, o chassis aguentará até eu estar "afiado" para soldá-lo. Vou treinar bastante em pedaços de metal, até conseguir uma solda decente.
    Mas também, por economia não sei se encontro alguém que desmonte meu jipe e faça esse serviço por 500 reais que é quanto eu gastaria na máquina de 250 Amp e equipamento de proteção. Sei bem que "a economia é a base da porcaria" em muitas coisas mas eu sou bem atencioso e meticuloso, então sei que faria um serviço bem feito. Mas vai demorar um pouco...
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  • #20
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    Solda

    ola amigo eu estou aqui p/responder sua duvida sobre a solda do chasi,naõ use o eletrodo 6013,opite pelo 7018 de 2,5 de diametro ele e´muito mais macio e resistente pode usar sua maaquina de 150 que vai legal,mas se realmente quizer fazer um serviço de primeira,solde pelo processo tig, pois naõ faz faisca e naõ precisa de acamento,falo isso pois sou especialista em solda ,principalmente em aluminio, e metais naõ ferrosos,sou novo neste site e naõ sei como funciona ,gostaria de divulgar meu trabalho em solda e naaõ sei como fazer, se pudesse me ajudar ficaria muito grato,pois desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
    Airton

  • #21
    Citação Postado originalmente por Airton Marinho Ver Post
    desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
    Airton
    Seja bem vindo Airton.

    Seguinte, cria um tópico no Forum Geral 4x4 Brasil, explicnado o seu invento, de preferencia com fotos.

    Aí voce cria outro tópico no Vendem-se Pecas e Acessórios, para comercializar a sua invenção aos interessados.

    Espero ter ajudado.

    []´s

    Osmir

  • #22
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Airton Marinho Ver Post
    ola amigo eu estou aqui p/responder sua duvida sobre a solda do chasi,naõ use o eletrodo 6013,opite pelo 7018 de 2,5 de diametro ele e´muito mais macio e resistente pode usar sua maaquina de 150 que vai legal,mas se realmente quizer fazer um serviço de primeira,solde pelo processo tig, pois naõ faz faisca e naõ precisa de acamento,falo isso pois sou especialista em solda ,principalmente em aluminio, e metais naõ ferrosos,sou novo neste site e naõ sei como funciona ,gostaria de divulgar meu trabalho em solda e naaõ sei como fazer, se pudesse me ajudar ficaria muito grato,pois desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
    Airton
    Bom, se vc é especialista já deve trabalhar com isso há um bom tempo, eu que comecei recentemente me considero amador pois ainda estou na fase do arco voltáico, faltando me familiarizar com os processos mig/mag, tig...

    Mas vamos lá, concordo que o 7018 é mais resistente que o 6013, agora mais macio é impossível... não é qualquer novato que consegue abrir o arco com o 7018.

    Várias tabelas de aplicação de eletrodos que pesquisei recomendam o 6013 pra soldas em chassi e rodas.

    []'s

  • #23
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Mas vamos lá, concordo que o 7018 é mais resistente que o 6013, agora mais macio é impossível... não é qualquer novato que consegue abrir o arco com o 7018.

    Várias tabelas de aplicação de eletrodos que pesquisei recomendam o 6013 pra soldas em chassi e rodas.

    []'s
    Realmente...

    Abrir arco com o 7018 não é coisa pra amador, independente do diâmetro do eletrodo... Mas quando questionei ao instrutor do curso de solda do SENAI sobre qual o melhor eletrodo para se usar no chassi a resposta foi:

    - em primeiro lugar MIG;
    - em segundo lugar MIG;
    - em terceiro lugar 7018;
    - se não tiver opção vai de 6013 mesmo...

    Considerando que o cara dava instrução de eletrodo revestido, oxi-gás, mig, mag, tig, e sei lá o que mais a uns 40 anos ( sem brincadeira) nem pensei em questionar.

    Minha humilde sugestão a quem quer soldar chassi é gastar uma lata de 6013 em vários cordões de teste e aprendizado em várias posições (no bom sentido 8))e depois tentar "abrir" o 7018... Depois de craque no 7018 pode meter solda no chassi...

    []´s mal soldando com 6013 ainda

  • #24
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    opa...

    difícil não sei, mas aí só depende na verdade do aparelho, pelo que eu já usei e já vi, tem aparelhos com funcionamento igual, mesma potência, mesmo sistema (transformador) e uma marca derrete, outra gruda. Já vi inclusive um bambosi pré-histórico, monofásico, dar taco em um esab zeradinho e trifásico ambos no mesmo local e com eletrodos da mesma caixa 7018E 2.25mm. Esperimentem botar os eletrodos no forno um pouco pra ressecar.
    A solda com o 6013, é de baixa responsa, por ele ter uma característica pouco tenaz. O cordão fica muito quebradiço, já com o 7018 você pode dar um ponto e movimentar a peça pra lá e pra cá que não quebra, me lembra até um chassis de jeep em erosão.
    A MIG é muito mais fácil de se soldar, e muito rápida pra se aprender, tem bom acabamento etc etc, perfeita pro chassis, apesar de na minha opnião, ser menos ductil que uma solda com 7018.
    O Airton que é especialista pode dar uma idéia sobre isso. Uma peça de alta responsabilidade, em aço 1045, você soldaria com MIG (Ar + 2% 02) ou com 7018 e o retificador de onda da TIG (fora de posição pra usar TIG) ?

    abraços

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