x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Smile Gas natural veicular (GNV)




    Pessoal,

    O verão está chegando e aqui no Rio nada melhor que ir para a Região dos Lagos no Jeep. Acontece que fica muito caro fazer isso na gasolina. Detesto GNV mas a falta de grana me convenceu a instalar gas no meu CJ5. Pergunto:
    1) Qual a medida do cilindro mais recomendada para instalação na caçamba entre as caixas de rodas no mesmo sentido do eixo?
    2) É possível (quanto a ligalidade Inmetro/Detran) instalar dois cilindros no sentido oposto ao dos eixos, abaixo da carroceria nas laterais do Jeep?

    Quem puder me dar o maior número de dicas quanto a posição e o cilindro mais indicado, me dá uma força aí.

    Abs
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    61
    Posts
    1,058
    Agradecimentos: 0
    No meu CJ-5 coloquei dois cilindros de 7,5 m³ sob o banco traseiro e com isso fiquei com uma autonomia de 120 Km aproximadamente, 10 Km/m³. o banco, adaptei o do carona da Komby e diminuí a altura do encosto e a espessura do assento para que não ficasse alto. (a altura do assento ficou na mesma da caixa de rodas.
    Pode-se tbm colocar os cilindros por baixo do assoalho, junto ao chassis, onde vai os estribos, mas... não gosto muito por achar que vai dar muita pancada em trilhas e erosões.
    Rogério
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #3
    Era disso que eu estava precisando mesmo Rogério. Alguém que me dissesse como fica o banco com dois cilindros embaixo. O meu banco traseiro é este mesmo da Kombi. Bastaria então afinar o perfil do assento e baixar o encosto. Maravilha.
    Quanto a instalação onde colocamos os estribos, acho que o pior é a estética que fica comprometida.

    Obrigado pelas dicas,

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/12/2007
    Local
    FEIRA DE SANTANA/BA
    Idade
    53
    Posts
    559
    Agradecimentos: 0

    Rogério Barthy

    Pretendo colocar o CJ5 1966 a gas mas o meu jeep esta todo original.Adapta com facilidade isso ????Existe burocracia no detran??????

  • #5
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    61
    Posts
    1,058
    Agradecimentos: 0
    Não... eu somente fui à uma convertedora credenciada ao INMETRO, fiz a conversão e eles mesmos me indicaram como proceder e pagar 2 DUDAs do Detran para mudança de caracteríisticas (combustível), e nova vistoria com emissão de documento constando novo combustível, além de vistoria no INMETRO para comprovação de que a instalação foi bem feita e por agente credenciado com supervisão de Engenheiro.
    Na minha viatura, foram instalados dois cilindros de 7,5m³ que ficam sob o banco traseiro, mas mesmo sendo o banco uma casquinha de espuma, quem vai sentado quase bate com a cabeça no teto da capota que em minha viatura é de lona PISSOLETRO fixa, além de não conseguir ver a paisagem que passa pelos plásticos baixos das cortinas.
    Quem vai atrás só vê dentro do Jeep ou bem perto dele, não podendo ver o horizonte.
    Deveria ser feito um rebaixo no assoalho traseiro para acomodação dos cilindros e com isso o assento ser mais baixo que as caixas de rodas, o que no meu ficou 10 cm mais altos que as caixas.
    Não sei se esses rebaixos valeriam a pena, já que estaria deformando o assoalho do Jeep.
    Rogério
    4X4 Brasil
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/12/2007
    Local
    FEIRA DE SANTANA/BA
    Idade
    53
    Posts
    559
    Agradecimentos: 0

    Rogério Barthy

    Compensa mesmo?como é que fica o consumo?eu morro de curiosidade sobre isso e alem do mais fiquei preocupada com a crise que assolou o rio a alguns dias atras.Eu moro na bahia mas aqui a galera sempre me diz que é para eu esperar um pouco mas o meu bolso nao espera afinal fiquei com seis bocas(6 cilindros) de para alimentar as minhas aventuras.

  • #7
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    61
    Posts
    1,058
    Agradecimentos: 0
    Dependendo do quanto roda com a viatura.
    Conversão e instalação dos equipamentos R$3.500,00;
    Rodar 500 Km p/mês:
    -gasolina R$2,60 o litro; - consumo 5 Km p/l = 100 litros = R$ 260,00
    -gnv R$ 1,40 o m³; - consumo 10 km p/m³ = 50 m³ = R$ 70,00
    - aqui no RJ, ainda exite o desconto de 75% no IPVA para veículos GNV.
    Assim, quanto maior for a sua necessidade de rodar com a viatura, mais economia e mais rápido o retorno do investimento (passeio demora mais e para trabalho, a economia paga o investimento).
    Uma Cherokee ano 1997, paga R$1.100,00 de IPVA na gasolina e R$290,00 no GNV entendeu ?
    Está ocorrendo uma correria nesse final de ano, paga-se 1/12 avos de IPVA do carro 0 Km e em janeiro, com o carro já convertido, já se paga com o desconto de 75% do mesmo valor !!!!
    Rogério
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #8
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Entendo o medo do Gnv...tudo que é novo assusta!
    Mas eu fico feliz de rodar com um 6cc gastando menos que um 1.0!
    Um motor com boa saúde,e boa taxa com uma fapisca forte roda muito bem e nem se percebe a perda de potência!
    Mas por outro lado é bom,pois enquanto a maioria tiver horror ao GNV ele se manterá comercialmente barato!!!

    Abs

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro....
    Entrada
    03/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    59
    Posts
    336
    Agradecimentos: 0
    Amigos

    Uso gás natural a + ou - 6 anos. Quando instalei pela primeira vez, ficava 40, 50 minutos na fila do posto, mas sempre valeu muito, hoje tem posto para escolher, dentro da cidade.
    Tenho gás em uma blazer 4.3, recentemente fiz um up-grade para um modelo de terceira geração, para vocês terem uma idéia:

    Na estrada 11KM por m3 - Em SP o m3 está R$1,099!!!!
    Está média fiz indo para o litoral sul de SP e na subida com ar ligado.
    Na cidade (transito de SP) - 7 km por m3, também utilizando o ar.

    A economia é muito grande e o investimento vale a pena.

    Ums toques:

    O carro perde um pouco de potencia.
    Maiores cuidados com a manutenção: Velas, filtro de ar, cabos de velas,etc.
    Cuidado onde instalar e o q instalar, existem muitos picaretas por aí, para carros com injeção o cuidado deve ser redobrado.

    Dificuldade de achar gás nas estradas.

    Quem quizer conhecer um pouco mais de informação, indico :
    www.gaspoint.com.br

    Caso algum amigo tenha duvidas é so falar,

    abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade