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  • #1
    Usuário Avatar de ricleite
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    como tirar folga da direção




    tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.
    Alguém sabe quanto fica para consertar?

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.
    Alguém sabe quanto fica para consertar?
    1/4 de volta??? Tá bom...é isso mesmo.

    O daqui quando comprei tinha mais 1/2 volta..tava ridiculo. Aí troquei as ponteiras e revisei o setor, mas a folga nao diminui de 1/4 nao. Muito difícil...

    Totalmente sem folga, só trocando o sistema de direção!

    Abrss
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
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  • #3
    Usuário Avatar de ricleite
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    isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
    qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
    qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .
    Quando eram 0km eu nao sei, mas isso nao tem nada a vê com a folga (ou férias) que tem hoje.

    A opção mais barata (que eu acho) é a direçao VW, mas pra qm usa o jeep em trilhas muito radicais, ela quebra com facilidade.
    4X4 Brasil
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  • #5
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
    qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .

    Parando com a conversa mole, realmente tem razao, um jeep novo em meados de 1960 tinha folga? acho inaceitavel. masss.. bom se eu estiver mto enganado, na foto q te mando em amarelo esta o pino de regulagem da caixa de direçao, afrouxe a contra porca e va apertando devagar e verificando como fica a direção, mais se lembre, o pino tem um limite de curso, se chegar nele e tiver com folga ainda, so uma caixa nova vai resolver seu problema, aproveite e verifique a folga dos pivôs da direção tbm, influenciam, agora se realmente for trocar, pode optar pela direção do santana, original como hidráulica, est por sua vez nao precisa "rasgar" a frente do jeep para acomodar a cx de direção no forum tem bastante material disto inclusive com fotos

    abç !!!
    =======
    Wilson

  • #6
    Usuário Avatar de ricleite
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    obrigado pela dica, não recebi foto, mas a dica já valeu muito.
    amanhã vou apertar pra ver o resultado

  • #7
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    obrigado pela dica, não recebi foto, mas a dica já valeu muito.
    amanhã vou apertar pra ver o resultado
    Caramba.. eskeci.. mais olha ela ai.. hahaha abraçoo
    OBS. as outras marcações são para o caso da coluna da direção estar mto justa com relaçao ao painel, vc pode mudar a inclinação da caixa afrouxando os outros parafusos destacados !!

    precisando dá um grito ai
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cx-direcao.jpg  
    =======
    Wilson

  • #8
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.
    Alguém sabe quanto fica para consertar?
    As caixas de direção dos jipes são muitos suceptiveis a folgas. Verifique as folgas de todos terminais e do eixo central, o que fica mais próximo a caixa tem uma regulagem. Na tampa da caixa tem um parafuso de fenda no centro travado por uma porca, com uma chave 19, solte essa porca e ajuste o parafuso. Com oeixo levantado verifique se está esterçando bem ou se não está travando, se travar volte um pouco o parafuso. Se persistir a folga será necessário a substituição do setor etc... Esse sistema de direçãodo jipe é muito antigo e com muitas articulações que favorece as folgas. O ideal é trocar a direção por outra. experimente do gol, maverik ou hidráulica etc...

  • #9
    Li em algum lugar que a folga máxima admissível é de 1/16 da volta total. Vaão te dizer que viram folgas maiores, mas não se conforme... 1/4 já é muito e é bem perigoso. Os 1/16 não me incomodavam. Pense em trocar por hidráulica ou mecânica. A original tem que mexer sempre. Tem reparo para a caixa no mercado, mas se o teu negócio não for manter a originalidade, vale a pena trocar. É uma questão principalmente de segurança...

    Abraços..

    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.
    Alguém sabe quanto fica para consertar?

  • #10
    Usuário Avatar de inaciocm
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    (...) Pense em trocar por hidráulica ou mecânica. A original tem que mexer sempre. Tem reparo para a caixa no mercado, mas se o teu negócio não for manter a originalidade, vale a pena trocar. É uma questão principalmente de segurança...
    Abraços..
    Pois é, eu queria manter a originalidade, mas meu mecanico disse que esses kits de reparo vem com componentes de qualidade inferior, feitos de ferro ou latão, materiais que gastam e sofrem fadiga mais rapidamente que os de aço.
    Vou pesquisar mais sobre o esquema da direção VW. Não faço uso pesado do jipe, não uso pneus enormes, só quero algo mais seguro e confortavel. E outra vantagem da direção VW é que ela fica escondida...

    Valew galera...
    Abraço

  • #11
    Usuário Avatar de Leco1974
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    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Pois é, eu queria manter a originalidade, mas meu mecanico disse que esses kits de reparo vem com componentes de qualidade inferior, feitos de ferro ou latão, materiais que gastam e sofrem fadiga mais rapidamente que os de aço.
    Vou pesquisar mais sobre o esquema da direção VW. Não faço uso pesado do jipe, não uso pneus enormes, só quero algo mais seguro e confortavel. E outra vantagem da direção VW é que ela fica escondida...

    Valew galera...
    Abraço
    Tb estava com esta mesma dúvida tua e tb não sou jipeiro off road profissional, apenas quero um jeep pra curtir e fazer passeios light. Mandei colocar freio a disco nas 4 rodas e DH do Santana. Pesquisei sobre a do Opala e do Santana nas oficinas. Uma disse que só a do Opala presta, pq a do Santana tem partes de alumínio que racham...não sei se é verdade. O mecanico que está com meu jeep trabalha só com jipe há dez anos e me deu garantia que a do Santana é tão resistente qto a do Opala. O problema estaria na adaptação especialmente de jeep's levantados, pois implicaria em maior distanciamento das peças. Para CJ normal ele disse que dá pra colocar sem galho. O cara é conhecido aqui, não só pelo preço alto, mas, principalmente, por ser caprichoso e trabalhar mto bem. Acreditei e, se Deus quiser, dará certo. Meu CJ é alto (0,70 cm do solo), mas o uso na cidade. Acho que não terei problema, mas se fosse usar deaixo do mau tempo..azar tem garantia eterna e se der galho o cara se queima com meio mundo aqui em PoA e eu queimo o filme dele. Acho que, pelo que vc disse, a do Santana fica boa, mas ressalvada a qualidade da instalação. Abs e boa sorte.

  • #12
    Usuário Avatar de aareal
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    Direção VW

    Citação Postado originalmente por Leco1974 Ver Post
    Tb estava com esta mesma dúvida tua e tb não sou jipeiro off road profissional, apenas quero um jeep pra curtir e fazer passeios light. Mandei colocar freio a disco nas 4 rodas e DH do Santana. Pesquisei sobre a do Opala e do Santana nas oficinas. Uma disse que só a do Opala presta, pq a do Santana tem partes de alumínio que racham...não sei se é verdade. O mecanico que está com meu jeep trabalha só com jipe há dez anos e me deu garantia que a do Santana é tão resistente qto a do Opala. O problema estaria na adaptação especialmente de jeep's levantados, pois implicaria em maior distanciamento das peças. Para CJ normal ele disse que dá pra colocar sem galho. O cara é conhecido aqui, não só pelo preço alto, mas, principalmente, por ser caprichoso e trabalhar mto bem. Acreditei e, se Deus quiser, dará certo. Meu CJ é alto (0,70 cm do solo), mas o uso na cidade. Acho que não terei problema, mas se fosse usar deaixo do mau tempo..azar tem garantia eterna e se der galho o cara se queima com meio mundo aqui em PoA e eu queimo o filme dele. Acho que, pelo que vc disse, a do Santana fica boa, mas ressalvada a qualidade da instalação. Abs e boa sorte.
    Pessoal,

    Dêem uma olhada no tópico sobre direção de Santana:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ht=dire%E7%E3o

    É longo, mas vale a pena ler. Na minha opinião não vale o investimento. Eu partiria para uma de opala ou S10, a não ser que o uso fosse exlcusivamente em cidade (e com a caixa ligada a roda esquerda para diminuir o Bumpster).
    Mas como isso é praticamente impossível, pois normalmente quem tem jeep quer fazer pelo menos umas trilhas leves, descartaria a idéia.

    Como também li comentários sobre freios, achava uma boa reverem o conceito de utilizar o cilindro mestre original, visto que se tiver vazamento, o freio zera!!! Cilindros de duplo circuito é outro investimento, na minha opinião, obrigatória, pois com freio e direção não se brinca!

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