x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 95

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2

Trocando de Câmbio C10 por 240F

Galera, estou iniciando este tópico afim de registrar passo a passo a substituição do meu câmbio (c10 3 marchas) por um Clarck 240f 4 marchas proveniente de uma Chevrolet D20 87.

Em primeiro lugar adianto a todos que se o câmbio da C10 se mostrava superdimensionado ao jeep sendo praticamente 'indestrutível' a diferença entre este e o 240f é gritante! No que diz respeito a robustez do conjunto o visual ja diz tudo, as engrenagens e eixos do 240f são realmente muito parrudos, realmente é um cambio para serviços pesados, haja visto que ele equipou os caminhões Chevrolet e a propria Ford F4000.

O primeiro passo foi a retirada do câmbio e t-case original willys que estavam no meu Jeep, em seguida a desmontagem dos mesmos e nesse exato momento estamos estudando como faremos a adaptação do eixo entalhado na engrenagem da t-case willys e a folclórica emenda entre as duas caixas.

Lembro a todos que palpites inteligentes serão muito bem vindos.

A partir de agora vou começar a registrar com fotos os detalhes do serviço.

Segue daqui a pouco algumas fotos após a desmontagem.

Um forte abraço.

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Seguem as fotos agora do início da montagem do quebra cabeça. Na primeira foto o antigo e valente cambio 3 marchas da C10, na sequencia o inicio das medições para o acoplamento entre t-case e 240f, logo após o primeiro problema: a haste das alavancas de acionamento da tração e reduzida encostaram no novo câmbio e terão que ser reposicionadas. Notem a animação de mestre "O Zéia" e seu discipulo Guilherme!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s3010156.jpg   -s3010157.jpg   -s3010158.jpg   -s3010159.jpg   -s3010160.jpg  

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Percebam o tamanho deste cambio... A t-case Willys ficou pequena junto ao parrudo cambio da Clarck/GM.

Decidimos pela confeccção da chapa que vai unir dos dois cambios em bitola de 5/8, o proximo passo será tornear as bases onde os rolamentos serão assentados nos dois lados, em seguida será feita nova medição e seguinte emenda no eixo entalhado para fixação na engrenagem da t-case.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s3010161.jpg   -s3010162.jpg   -s3010163.jpg  

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Após extensos estudos decidimo-nos a não cortar o eixo entalhado e sim de refazer o centro da engrenagem da t-case adequando-a ao entalhado original do Câmbio 240f. Amanhã recomeçaremos a empreitada com muita parcimônia e pouca pressa.

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Começamos hoje a confeccionar a flange que fará a união entre as duas caixas. Minha dúvida reside no fato de o óleo ter livre passagem entre o Cambio e T-case, sim ou não? Eu preferiria que os óleos não se comunicassem, ja mestre 'O Zéia' prefere que a passagem seja livre... Irei acatar a opinião dele, a contra gosto mas vou, será que alguém mais gabaritado pode dar um palpitinho?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s3010164.jpg   -s3010166.jpg  

Banido
    Entrada
    21/09/2007
    Local
    Jarinu/SP
    Agradecimentos: 0
    Se me permite opinar, melhor não, pois as engrenagens helicoidais do 240 irão sempre forçar o óleo para trás, a exemplo do que acontece com os câmbio Willys, mesmo quando se coloca o último mancal com o furo de passagem para cima, fazendo com que o câmbio trabalhe com menos lubrificante do que a reduzida, e ainda forçando os retentores das saídas da reduzida, haja visto que uma quantidade muito maior de lubrificante estará dentro deste componente. E ainda tem mais, excesso de lubrificante superaquece o conjunto de transmissão, diminuindo sua viscosidade e perdendo sua lubricidade.

Se possuirem lubrificação independente, lubificam-se melhor e é bem mais fácil manter o controle do nível do lubrificante de cada uma.

E se alguma das duas caixas apresentar problema e pártículas provenientes de alguma quebra, estas ficam onde estão, ou seja, não há risco de um componente contaminar e danificar o outro.

Veja, é o meu ponto de vista e é o que eu faria, sinta-se à vontade para discutir as probabilidades e possibilidades com o pessoal aqui do Forum.

Abraços

Renan

Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Agradecimentos: 7
    Mauricio, entre em contato com o pessoal da recuperg (www.recuperg.com.br), talvez eles tenham a engrenagem pronta já com o centro no estriado no 240F... comprei uma engrenagem deles com o estriado do cambio da C10, é provável que eles tenham pra esse cambio tbem... fica bem melhor e bem mais barato comprar a engrenagem pronta... abs...

Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Após extensos estudos decidimo-nos a não cortar o eixo entalhado e sim de refazer o centro da engrenagem da t-case adequando-a ao entalhado original do Câmbio 240f. Amanhã recomeçaremos a empreitada com muita parcimônia e pouca pressa.

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Putz, hoje trabalhei o dia todo no Jeep, aproveitando q o serviço na firma está uma baba acelerando o trampo no Jeep pra poder acelerar nesse fim de semana.

Os terminais de direção estão ficando show de bola, acho q é uma modificação que todo mundo deveria fazer. To com vontade de patentear até... Vamo ver no dia a dia como vai ficar.

Estranho mesmo é ninguem se interessar por essa minha adaptação já que é inédita por aqui e muito eficiente e mais barata.

Acho que isso tem explicação né, pois os tópicos que fazem sucesso aqui são aqueles onde as ''vedetes'' do fórum dão seus palpites. Me desculpem o desabafo é que hoje to puto da cara.

Usuário
    Entrada
    20/05/2008
    Local
    Joinville/SC
    Mauricio,

Parabéns pelo tópico. Tenho um jeep com V8 302 e caixa clark 260T (3 marchas) e estou querendo instalar a caixa 240F. pois com penus 38,5" a caixa 3 marchas fica pedindo 1 nas subidas mais pesadas.
    Tem mais fotos da sua adptação? Por que precisou mexer no eixo piloto? O eixo da caixa pelo que entendi permaneceu o mesmo, ou seja sem corte, após acrescentar a flange de 5/8, correto?
    Abraço

Citação Postado originalmente por IarzaJr Ver Post
    Mauricio,

Parabéns pelo tópico. Tenho um jeep com V8 302 e caixa clark 260T (3 marchas) e estou querendo instalar a caixa 240F. pois com penus 38,5" a caixa 3 marchas fica pedindo 1 nas subidas mais pesadas.
    Tem mais fotos da sua adptação? Por que precisou mexer no eixo piloto? O eixo da caixa pelo que entendi permaneceu o mesmo, ou seja sem corte, após acrescentar a flange de 5/8, correto?
    Abraço
    que relação está usando?? de repente somente a troca de coroa e pinhão já resolve seu problema.

kidão
    F75 V6 "VERDEC".
    \\XTERRA TDIe 2006 192CV//

Usuário
    Entrada
    20/05/2008
    Local
    Joinville/SC
    8X43... Pelo que pesquisei precisa alterar o comprimento do eixo piloto e fazer uma flange para adptar na capa seca do 302. Caso não consiga mantar o eixo piloto sem solda irei manter a 260T.

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Desculpa a demora em responder, o câmbio 240fs é muito maior que o três marchas, muito mais reforçado, na realidade é um exagero para o Jeep, mas fica ótimo, o jeep fica um trator. qto a ter que soldar o piloto acredito que seja necessário sim, a não ser que numa coincidência muito grande as estrias e comprimento batam. Só desmontando pra saber. A primeira desse câmbio quase nunca é usada, na maioria das vezes vc arrancar de segunda cantando pneu e manda pra terceira e quarta. Como seu Jeep tem um V8 debaixo do capu acho muito salutar a utilização desse câmbio, inclusive você poderá até trocar os seus diferenciais para um modelo mais longo, já que a primeira desse câmbio não te deixa nunca na mão.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem