Galera, estou iniciando este tópico afim de registrar passo a passo a substituição do meu câmbio (c10 3 marchas) por um Clarck 240f 4 marchas proveniente de uma Chevrolet D20 87.

Em primeiro lugar adianto a todos que se o câmbio da C10 se mostrava superdimensionado ao jeep sendo praticamente 'indestrutível' a diferença entre este e o 240f é gritante! No que diz respeito a robustez do conjunto o visual ja diz tudo, as engrenagens e eixos do 240f são realmente muito parrudos, realmente é um cambio para serviços pesados, haja visto que ele equipou os caminhões Chevrolet e a propria Ford F4000.

O primeiro passo foi a retirada do câmbio e t-case original willys que estavam no meu Jeep, em seguida a desmontagem dos mesmos e nesse exato momento estamos estudando como faremos a adaptação do eixo entalhado na engrenagem da t-case willys e a folclórica emenda entre as duas caixas.

Lembro a todos que palpites inteligentes serão muito bem vindos.

A partir de agora vou começar a registrar com fotos os detalhes do serviço.

Segue daqui a pouco algumas fotos após a desmontagem.

Um forte abraço.