x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13

Tópico: 3ª Escapando

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Agradecimento: 1

3ª Escapando

Então, estou com preoblemas no meu câmbio...alias no cambio do Quindim.
    Quando engato a 3ª e mantenho a velocidade ou acelero ela se mantem normal, porém ao reduzir a velocidade ou tirar o pé do acelerador a alavanca dá uma tremida e uns socos até desengatar a terceira. O que poderia ser isso?????

Aa foi revisada há menos de dois meses, tenho uma caixa 3 marchas com 1ª seca.

Alguem poderia me socorrer?????????????

Valeu desde já.

Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 0
    O meu já passou por um problema parecido na segunda marcha, quando abri a caixa, vi que estava toda gasta, por isso escapava, daí eu troquei por um câmbio 4 marchas revisado. Segundo o mecânico, dependendo do fabricante, a troca daquela engrenagem poderia ocasionar na quebra na primeira volta no querteirão.

to com o mesmo problema o meu escapa a 2º!!

Ja ouvi dizer aqui no forum que tem uma mola com uma esfera se vc tirar a tampa do cambio da pra ver, tem que substituir esta mola!! não me lembro o topico que era agora!

Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Citação Postado originalmente por Rodrigo59 Ver Post
    to com o mesmo problema o meu escapa a 2º!!

Ja ouvi dizer aqui no forum que tem uma mola com uma esfera se vc tirar a tampa do cambio da pra ver, tem que substituir esta mola!! não me lembro o topico que era agora!

Pois me disseram a mesma coisa soh que eu nunca vi a tal mola...so se o meu jah estiver sem...agora hoje um meca me disse que pode ser a luva...verei neste fds.
    Depois posto aqui .

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    As molas/esferas estão dentro da tampa e trava as hastes nas posições das marchas. ficam dentro dos parafusos grandes que tem a chapinha de trava.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG

Problemas que podem ser ...

Camaradas , de tanto eu fazer melhorias no meu Niva , aprendi a montar e desmontar o cambio dele e do chevette também , acho que são todos parecidos .
    Também ja tive toyota e arrumei o seu cambio , virou robi

A marcha escapa por algum desajuste mecânico, podem ser :

1- basta um rolamento ter quebrado ou quebrar parcialmente que desalinha o eixo primário ou secundário , aí a luva de engate não acopla direito e a marcha escapa .

2- se o garfo estiver gasto, na hora de engatar , a luva entra torta , a conexão da marcha não engata direito e aí escapa .

3- Se o anel sincronizado estiver gasto ou ruim, a luva também não engata direito e a marcha escapa . Geralmente costuma arranhar antes .

4- Se a engrenagem estiver muito ruim , o movimento de engrenamento fica oscilante , vibratório e aí a luva desengata .

5- Os garfos de engate , que movimentam as luvas de engate , são fixados em eixos deslizantes , uma esfera e mola faz o "click "do engate .

Se a molinha gastar ou quebrar , ao passar num buraco a marcha pode vir escapar . O sintoma característico é a alavanca mole . Mas se cambio estiver bom , mesmo com a mola gasta a marcha não escapa .

6- Adaptações são um problema . Se o eixo piloto entrar um pouquinho desalinhado com relação ao rolamento de agulha do volante , na hora que voce aperta os parafusos da caixa seca , ele se desalinha( fica forçado ) , aí se o cambio for de quarta ou quinta marcha a quarta que vai escapar .

Nesse caso , as vezes retirar 0,05 mm do diametro da ponta resolve .

7- luva de engate é difícil estragar ou desgastar pois esta sempre em contato com o anel sincronizado de bronze .

Moral da História : o cambio tem que estar justinho para não escapar marcha .

Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Amanha verei se podem ser as ditas molas agora que sei onde estão...e se forem elas o problema?????????/Como consertar?

Outra coisa que eu pensei agora...quando foi revisada meia boca a caixa, tinham uns negocinhos que o meca chamou de CACHORRETES ...os que estavam eram quadradinhos e tinham um ressalto de uns 2 mm de comprimento...mas como estavamos fazendo o serviço em casa e num fds acabou ficando com uns cachorretes de aproximadamente 1 mm de comprimento.
    Pergunta:

Pode ser esse o motivo do desengate?

Banido
    Entrada
    06/09/2007
    Agradecimentos: 0
    Eu estou querendo comprar um jeep e fui ver um para comprar ele estava com o mesmo problema só que estava arranhando a quarta eu levei ele no mecanico ,ele me falou que com o tempo a4 marcha começaria a escaapar,
    foi esse o problema que vc teve tbem?

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    MILTON,

sua explicação ficou meio que estranha. os cachorrinhos ou macaquinhos como uns chamam são parte do sistema de frenagem conica dos sincronizadores, que permitem o engate sem arranhar. São estes que arrastam o sincronizador para acoplar as antes diferentes velocidades das engrenagens.

A sua falta pode causar o arranhar das marchas e esta explicação serve parcialmente também para a questão do DESKY-(Caso não seja isto, é o proprio sincronizador).

Quando a marcha escapa, é típico de mola/esfera ou rolamento da ponteira do entalhado com muita folga.

Quando digo avalie as molas/esferas, é o 1º passo de tentar solucionar o problema, antes de obrigatóriamente DESMONTAR o cambio, porque é o que resta a fazer.

Normalmente todos resolvem reformar o cambio mas poucos, ou mesmo ninguém olha a tampa e seus componentes.

Aproveveite e com a tampa removida, coloque a mão em volta do entalhado e puxe para cima e veja se não nota alguam folga absurdo.

Certa vez, olhando o cambio de um colega, ao puxar o entalhado para cima, quase todo ele subiu do cambio .... não restou muito a fazer .....

Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    MILTON,

sua explicação ficou meio que estranha. os cachorrinhos ou macaquinhos como uns chamam são parte do sistema de frenagem conica dos sincronizadores, que permitem o engate sem arranhar. São estes que arrastam o sincronizador para acoplar as antes diferentes velocidades das engrenagens.

A sua falta pode causar o arranhar das marchas e esta explicação serve parcialmente também para a questão do DESKY-(Caso não seja isto, é o proprio sincronizador).

Quando a marcha escapa, é típico de mola/esfera ou rolamento da ponteira do entalhado com muita folga.

Quando digo avalie as molas/esferas, é o 1º passo de tentar solucionar o problema, antes de obrigatóriamente DESMONTAR o cambio, porque é o que resta a fazer.

Normalmente todos resolvem reformar o cambio mas poucos, ou mesmo ninguém olha a tampa e seus componentes.

Aproveveite e com a tampa removida, coloque a mão em volta do entalhado e puxe para cima e veja se não nota alguam folga absurdo.

Certa vez, olhando o cambio de um colega, ao puxar o entalhado para cima, quase todo ele subiu do cambio .... não restou muito a fazer .....
    Pois eh ...este entalhado eh que eu estou em duvida...saum aquelas valas que tem no eixo dos garfos?

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Não.

É o eixo onde estão todas as engrenagens, sincronizadore e luvas .... aquelas onde os garfos da tampa se encaixam.

As "valas" estão nas engrenagens que ESTÃO .... no entalhado

Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Ah tah...este eu conhecia ...achei que fosse "outro" entalhado...kkk

Ontem desmontei uma caixa de 3 marchas como a minha, na desmontagem notei que o entalhado que vai a engrenagem da reduzida eh bem móvel, ele sai um bocado de dentro da caixa quando a mesma esta desacoplada da reduzida...isso é normal?
    Esta folga que disseste eh no sentido oposto do eixo neh?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem