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Tópico: 3ª Escapando

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  • #1
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    3ª Escapando




    Então, estou com preoblemas no meu câmbio...alias no cambio do Quindim.
    Quando engato a 3ª e mantenho a velocidade ou acelero ela se mantem normal, porém ao reduzir a velocidade ou tirar o pé do acelerador a alavanca dá uma tremida e uns socos até desengatar a terceira. O que poderia ser isso?????

    Aa foi revisada há menos de dois meses, tenho uma caixa 3 marchas com 1ª seca.

    Alguem poderia me socorrer?????????????

    Valeu desde já.

  • #2
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
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    O meu já passou por um problema parecido na segunda marcha, quando abri a caixa, vi que estava toda gasta, por isso escapava, daí eu troquei por um câmbio 4 marchas revisado. Segundo o mecânico, dependendo do fabricante, a troca daquela engrenagem poderia ocasionar na quebra na primeira volta no querteirão.

  • #3
    to com o mesmo problema o meu escapa a 2º!!

    Ja ouvi dizer aqui no forum que tem uma mola com uma esfera se vc tirar a tampa do cambio da pra ver, tem que substituir esta mola!! não me lembro o topico que era agora!

  • #4
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo59 Ver Post
    to com o mesmo problema o meu escapa a 2º!!

    Ja ouvi dizer aqui no forum que tem uma mola com uma esfera se vc tirar a tampa do cambio da pra ver, tem que substituir esta mola!! não me lembro o topico que era agora!

    Pois me disseram a mesma coisa soh que eu nunca vi a tal mola...so se o meu jah estiver sem...agora hoje um meca me disse que pode ser a luva...verei neste fds.
    Depois posto aqui .

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    As molas/esferas estão dentro da tampa e trava as hastes nas posições das marchas. ficam dentro dos parafusos grandes que tem a chapinha de trava.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
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    Problemas que podem ser ...

    Camaradas , de tanto eu fazer melhorias no meu Niva , aprendi a montar e desmontar o cambio dele e do chevette também , acho que são todos parecidos .
    Também ja tive toyota e arrumei o seu cambio , virou robi

    A marcha escapa por algum desajuste mecânico, podem ser :

    1- basta um rolamento ter quebrado ou quebrar parcialmente que desalinha o eixo primário ou secundário , aí a luva de engate não acopla direito e a marcha escapa .

    2- se o garfo estiver gasto, na hora de engatar , a luva entra torta , a conexão da marcha não engata direito e aí escapa .

    3- Se o anel sincronizado estiver gasto ou ruim, a luva também não engata direito e a marcha escapa . Geralmente costuma arranhar antes .

    4- Se a engrenagem estiver muito ruim , o movimento de engrenamento fica oscilante , vibratório e aí a luva desengata .

    5- Os garfos de engate , que movimentam as luvas de engate , são fixados em eixos deslizantes , uma esfera e mola faz o "click "do engate .

    Se a molinha gastar ou quebrar , ao passar num buraco a marcha pode vir escapar . O sintoma característico é a alavanca mole . Mas se cambio estiver bom , mesmo com a mola gasta a marcha não escapa .

    6- Adaptações são um problema . Se o eixo piloto entrar um pouquinho desalinhado com relação ao rolamento de agulha do volante , na hora que voce aperta os parafusos da caixa seca , ele se desalinha( fica forçado ) , aí se o cambio for de quarta ou quinta marcha a quarta que vai escapar .

    Nesse caso , as vezes retirar 0,05 mm do diametro da ponta resolve .

    7- luva de engate é difícil estragar ou desgastar pois esta sempre em contato com o anel sincronizado de bronze .

    Moral da História : o cambio tem que estar justinho para não escapar marcha .

  • #7
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Amanha verei se podem ser as ditas molas agora que sei onde estão...e se forem elas o problema?????????/Como consertar?

    Outra coisa que eu pensei agora...quando foi revisada meia boca a caixa, tinham uns negocinhos que o meca chamou de CACHORRETES ...os que estavam eram quadradinhos e tinham um ressalto de uns 2 mm de comprimento...mas como estavamos fazendo o serviço em casa e num fds acabou ficando com uns cachorretes de aproximadamente 1 mm de comprimento.
    Pergunta:

    Pode ser esse o motivo do desengate?

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