x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 98

adaptação de feixes de molas

Pessoal, estou querendo uma suspensão mais mole, porém boa pra trilha, conservando o sistema de feixes de molas. Andei num jeep com molas de toyota e adorei porem um mecânico me disse que tem mil problemas com jiming. Meu jipinho é um cj3b, poderia alguem me orientar mais detalhadamente nas modificações que devo realizar, assim como que peças devo utilizar; tipo: modelo e ano do feixe, suportes, tamanho do alongamento de chasis se for necessario, etc... e por último. Será que as de ranger, estrada ou blazer ficam melhor do que as de toyota?????????? muito obrigado.

O quê que é "jiming"?!?!

Se for "shimmy" o prroblema que está falando, isso tem poquíssimo haver com os feixes em si, o seu mecânico está cheirando escapamento........

O seu Jeep é SPOA?!? Se não, o primeiro passo é esse.

Quanto os feixes, o Melecão está vendendo um jogo Rancho........

Bill muito obrigado pela tua resposta. Eu sou novo no off road faz uns anos que tenho meu jeep e fui mal é shimmy do que eu falava, desculpa. Respeito ao SPOA não sei o que é. Preguntei por aquí e ninguém conhece essa expressão. Não quero amolar vcs, mas agradeceria o esclarecimento.
    Muito obrigado.

diego.

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por diego marcelo
    Bill muito obrigado pela tua resposta. Eu sou novo no off road faz uns anos que tenho meu jeep e fui mal é shimmy do que eu falava, desculpa. Respeito ao SPOA não sei o que é. Preguntei por aquí e ninguém conhece essa expressão. Não quero amolar vcs, mas agradeceria o esclarecimento.
    Muito obrigado.

diego.
    Diego, não se preocupe em perguntar, no máximo vai levar uns esporros do Bill ás vezes

SPOA é Spring Over Axle = Feixe de molas sobre o eixo..
    Se você der uma boa Pesquisada, use o ali em cima, você vai achar muita coisa sobre isso..
    Pesquise também sobre feixe de molas toyota, a maioria dos cjteiros que fez adaptou esses feixes.. tem também feixes de pick-ups e outros, dando uma pesquisada você encontra

[ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Keko obrigado pelo apoio.... Vou ter que me acostumar com o Bill.
    Pesquisei o site só que o que estou procurando é ajuda mais precisa, exemplo: alonga o chassi xxx cm na dianteira e xxx na traseira. Coloca os suportes tal em tal lugar etc....
    Por favor, me expliquem como se tivesse 3 anos.
    Valeu a força. Toda informação é útil pra mim. Foto mais ainda, uma imagem vale mais do que mil palavras.
    Um abraço.

Diego.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2

Re: adaptação de feixes de molas

Citação Postado originalmente por diego marcelo
    Pessoal, estou querendo uma suspensão mais mole, porém boa pra trilha, conservando o sistema de feixes de molas. Andei num jeep com molas de toyota e adorei porem um mecânico me disse que tem mil problemas com jiming. Meu jipinho é um cj3b, poderia alguem me orientar mais detalhadamente nas modificações que devo realizar, assim como que peças devo utilizar; tipo: modelo e ano do feixe, suportes, tamanho do alongamento de chasis se for necessario, etc... e por último. Será que as de ranger, estrada ou blazer ficam melhor do que as de toyota?????????? muito obrigado.

Uma receita fácil e relativamente barata.
    Coloque fitas de radiografia ente as molas com bastante graxa.
    coloque um calço entre a segunda e a terceira mola,no meio ,aonde elas ficam fixadas ao eixo (conte de baixo pra cima), pra que elas só funcionem quando o Jeep arriar bem.
    Use amortecedores mais moles, tipo ranger, 608, s 10.
    Use jumelos um pouco maiores."
    Foi o q fiz no meu.Acho otimo, se for fazer trilhas mais radicais não deve funcionar bem.Nas leves e no asfalto fica show.

Billy, não perdoua MATA.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Oi Sérgio !!!

Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    coloque um calço entre a segunda e a terceira mola,no meio ,aonde elas ficam fixadas ao eixo (conte de baixo pra cima), pra que elas só funcionem quando o Jeep arriar bem.
    Qual a espessura desse calço ???? Manteste o n° de lâminais original???

Use jumelos um pouco maiores.
    Obs: Jumelos maiores deixam mais duro

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Olá amigos!

Tenho um cj-3b, a pouco tempo me quebrou uma mola mestra dianteira, troquei a mola quebrada e mandei arquear todas as molas do jeep e troquei os jumelos pelos ORIGINAIS. Embora eu saiba que o recomendável é trocar as molas ao invés de arquear, o próprio dono do posto de molas (trabalha com caminhôes e empresas de ôbinus, é o melhor que tem por aqui) disse para eu trocar as quebradas e arquear as outras, que ficaria bom... achei o cara bem "camarada" pois eu disse a ele que queria trocar as 4 molas mestras e ele disse que não precisava.... não faço trilhas pesadas, até pq me jeep é ORIGINAL...

PERGUNTA: Notei que o jeep ficou bem mais duro...o rapaz do posto de molas disse que talvez eu precisa-se trocar os amortecedores... QUAL A MELHOR OPÇÃO? vi aqui sugestões de amortecedor da ranger, 608, s10, QUAL O MELHOR CUSTOXBENEFÍCIO?

Aguardo comentários.

sds. Fabiano

Oi Fabiano,

Infelizmente você deveria ter trocado as molas.
    Arquear danifica a mola e realmente tende a deixar mais dura.
    Tocar os amortecedores por mais moles só vai fazer as molas arqueadas terem que ser trocadas mais rapidamente.
    Se eu fosse você voltaria lá e informaria que o serviço não ficou bom e que você gostaria de molas novas... claro que você só deve pagar a diferença.
    Lembre-se do ditado... arquear nunca.

Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Ola Wallace!

O serviço (arqueamento) foi feito a frio, em uns rolos (máquinas)... me disseram para não fazer (esquentando as molas). Por isso optei por este posto de molas que faz com equipamentos e não esquentando as molas e "marreteando".

Será que mesmo desta forma (arqueamento nos rolos) danifica a mola e ela volta para o lugar mais cedo? Devo trocar só as mestras, certo? sei que o ideal serial trocar tudo, mas a grana, bhá.... insisto, não faço trilhas pesadas, só leves e ando na cidade (se bem que eu não sei o que é pior, andar na cidade esburacada ou fazer trilhas pesadas... hehehe)

E amortecedor qual o melhor? pois de qualquer forma irei trocá-los, pois acho que já estão em final de carreira....

aguardando mais dicas..

sds.
    Fabiano

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ

Qual a espessura desse calço ???? Manteste o n° de lâminais original???

Aproximadamente o dobro da espessura da mola.E'só pra que a prim. e seg. mola não fiquem encostadas nas outras e com isso, quando o Jeep arria elas encostam e só aí é q funcionam.Assim, em pequenas ondulações no chão, elas não funcionam fazendo a suspensão ficar mais macia.
    Não eu tirei a terceira mola.Mas veja bem eu uso o Jeep em trilhas leves.

Com os jumelos maiores vc faz uma alavanca maior, o que amolece o cjto.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Com os jumelos maiores vc faz uma alavanca maior, o que amolece o cjto.
    Sérgio, com um jumelo maior o que acontece é ao contrário: para um mesmo deslocamento vertical do chassis, o feixe terá que trabahar (flexionar) mais. E isso ocasiona um endurecimento da suspensão. Pensando de outra maneira, para um mesmo trabalho (flexão) do feixe, a carroceria deslocará menos. Isso significa que ficará mais difícil para o chassis flexionar o feixe, pois seria como dizer que a constante elástica do feixe aumentou (do ponto de vista de quem está sobre o chassis)!

Explicar isso por palavras é meio difícil, mas se vc fizer um desenho irá perceber. Faça primeiro um desenho com um jumelo pequeno, depois um com um jumelo bem grande(mesmo!). Ficará fácil de visualizar.

Ah, outra coisa: com um jumelo maior, vc estará aumentando o deslocamento horizontal do feixe!

Os dois fatores juntos significam que vc perderá curso de sua suspensão com um jumelo maior.

Eu fui testemunha de que jumelo grande deixa mais duro, pois já cheguei a substituir os jumelos originais (7,6cm) por uns de 16cm ! Não preciso nem dizer que troquei logo! :P

Ah, esqueci de dizer: essa alavanca maior que vc disse deixa o jipe mais "bamba" lateralmente, mas não mais macio!

[]'s menos desconfortáveis!
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem