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  • #1
    Usuário Avatar de edwint
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    freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?




    Percebi que varios jeep's que utilizam o freio a disco nas 4 rodas ficaram com dificuldade p/ frenagem.

    foi colocado :
    - pinça dianteira da kombi
    - pinça trazeira kadet
    - servo da f1000
    - cilindro mestre da f1000
    - fluido de freio dot4
    - tubulação de aço nova.
    - tubulação de vácuo entre motor e hidrovacuo 1/2"
    - pedaleiras do opala.

    não sei mais no que mecher , incluzivel foi colocado o cilindro mestre do gol e piorou mais ainda.

    existe algum macete? por favor SOCORRO...

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Esse aí tá estranho, mas no Cascão aqui, após colocar o SBD na dianteira, ele não tá eficiente.
    Descobri que são os canduítes que tem diametro pequeno, e não tem mta pressão. Assim que puder vou levar no meca pra melhorar isso!
    Até!!
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  • #3
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    Ola Edwint,
    Vamos por partes :
    - Quando se compara o esforço necessário para freiar um veiculo com freio a disco e um veiculo com freio a tambor, o esforço para o freio a disco é bem maior devido a area de atrito Pastilhax Disco e Tamborx lonas ( compare a area de atrito(veja o tamnho da pastilha e o tamanho das lonas). Ta bom alguem vai dizer que o coeficiente de atrito é diferente, e é mesmo mas não o suficiente para que as lonas tenham 4 vezes mais area, dai vem o esforço maior. Bom o sistema a disco tem muitas vantagens sobre as lonas, que não vou descrever aqui então para contornar esta situação usamos sistemas que aumentam o esforço no cilindro mestre e consequentemente a pressão no sistema, esse sistema é o servofreio.Pelo que li em seu sistema esta tudo ok, eu uso o mesmo, mas não sei se voce não desceveu ou não existe a valvula de corte de pressão para as rodas traseiras, esta valvula até determinada pressão no cilindro mestre não deixa "passar" pressão para as rodas de traseiras e quando a pressão aumenta muito ( frenagens mais fortes) a valvula deixa "passar" uma pressão menor para as rodas traseiras, isso para evitar o travamento das rodas traseiras antes das rodas dianteiras, pois se as rodas traseirsa travarem antes das dianterias com certeza voce ira rodar.
    Então voce deve checar se a valvula esta montada no sistema e se somente esta ligada as rodas traseiras, este pode ser o motivo de seu veiculo não estar freiando conforme esperado.

    []' esperando que freie melhor.

  • #4
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    Edwint,
    Só mais um lembrete: a mangueira que voce usa para conectar a tomada de vacuo no coletor e o servofreio deve ser apropriada para vacuo. Se usar uma mangueira que não é adequada para vacuo quando voce pisa no freio esta mangueira pode estrangular a passagem de vacuo para o servo devido a pressão ser maior na atmosfera que no interior da mangueira ( pegue um canudinho de refrigerante tampe um dos lados com o dedo e com a boca sugue o ar pelo outro lado do canudinho que voce vai entender o que estou falando ) ....

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
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    Talvez seja obvio, mas, ja andou quantos km com as pastilhas novas ? normalmente num carro pequeno vai uns 500 km para ficar bem assentado.
    Outra coisa tambem é comparar a distancia de frenagem de um carro de 600kg e um de praticamente o dobro do peso, usando praticamente as mesmas pastilhas.
    Da uma olhada na qualidade dos flexiveis, creio que a tubulação de aço, ou funciona, ou esta entupida ou explode. Mas o flexivel incha muuuuito pouco em cada um e isto rouba uma baita pressão !

  • #6
    Usuário Avatar de tio
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    01/08/2004
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    Edwnt

    Coloque uma válvula equalizadora na saída do cillindro mestre ,que vai para as rodas traseiras.....resolve o problema.

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    É sempre assim.

    misturar alho e laranja não dá um bom suco.

    Se vc não tem a minima ideia do que vc está fazendo, ou tem sorte e dá certo ou nada mais funciona.

    Se o servo não tem depressão correta, não funciona direito.

    Se o volume deslocado não é compatível, ou o pedal fica baixo ou o pedal fica duro.

    Vejamos seu caso:

    Diametro do cilindro da F.1000= 28,57 mm
    Diametro do cilindro da Gol = 22,22 ou 20,64

    O que temos aqui?

    Se diminuímos o mestre, aumentamos a pressão na pinça, na pastilha e sobre o disco ..... o pedal até ficaria mais leve, porém, dependendo do jeep X pedaleira X outros fatores, o pedal fica muito baixo.

    Se o caso antes fosse pedal duro (é esse o seu fator rendimento????), poderia mudar o servo para um de maior "pressão".
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário Avatar de edwint
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    ja utilizo a valvula equalizadora p/ freio trazeiros, o jeep quase ainda não rodou, mas pela eficiencia que esta apresentando não acredito que seja por falta de assentamento das pastilhas,

    estou tirando o servo freio e colocando um maior, o da ranger e tambem verificando a qualidade das pastilas de freio, podem ser mais duras e conseguentemente "agarrar" menos.

    a diferença entre a freagem com freio a tambor e o a disco esta muito grande
    e pude notar que não é somente eu que esta tendo este problema no mínimo mais uns 5 jeeps aqui na minha região.

    vamos ver no que dá estas alterações.

    e logo posto os resultados.

    obrigado pelas respostas.

  • #9
    Usuário Avatar de edwint
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    [QUOTE=leopoldo;443083]É sempre assim.

    misturar alho e laranja não dá um bom suco.

    Se vc não tem a minima ideia do que vc está fazendo, ou tem sorte e dá certo ou nada mais funciona.


    Diametro do cilindro da F.1000= 28,57 mm
    Diametro do cilindro da Gol = 22,22 ou 20,64



    Sei exatamente o que estou fazendo, neste caso coloquei o cilindro do gol exatamente p/ verivicar se com uma presão maior do fluido sobre as pastilhas ele freiaria melhor, daí posso saber se o problema é o cilindro mestre , pinças ou o proprio material das pastilhas ....

    Mas este problema parece ser cronico, pois varias pessoas "sofrem" deste mal. daí posso até pensar que o kit de freio a disco vendidos no mercado, estão subdimensionados p/ o uso no jeep.
    4X4 Brasil

  • #10
    Citação Postado originalmente por chapolin colorado Ver Post
    Quando se compara o esforço necessário para freiar um veiculo com freio a disco e um veiculo com freio a tambor, o esforço para o freio a disco é bem maior devido a area de atrito Pastilhax Disco e Tamborx lonas ( compare a area de atrito(veja o tamnho da pastilha e o tamanho das lonas). Ta bom alguem vai dizer que o coeficiente de atrito é diferente, e é mesmo mas não o suficiente para que as lonas tenham 4 vezes mais area, dai vem o esforço maior.
    Tem uma regrinha da física que diz o seguinte:

    Força_de_atrito = Normal x Coeficiente_de_atrito

    ('Normal' é o nome da força aplicada entre os materiais)

    Ou seja, o atrito não depende da área de contato, e sim da força e do coeficiente de atrito entre os materiais envolvidos.

    Pode parecer estranho à primeira vista, mas é só pensar em como a força se dispersaria sobre uma área grande e uma pequena, e como isso influenciaria a força de atrito (menor área, mais força sobre cada ponto / maior área, menos força sobre cada ponto). Aí é até fácil demais.

    Abraços.

  • #11
    Usuário Avatar de Zepi
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    Bem acabo de adquirir do nosso colega Fabiano,meu conterâneo,um par de pinças de S-10 novas com pastilhas...e como já tinha em casa os discos de f-1000 ventilados,nem preciso deizer o resto né...hehehehe
    Com freio não vou me preocupar..é claro depois do servo dimensionado!

    Abs

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Leonardo,

    Não seria ... coeficiente de atrito = independe de área?

    mas não tem uma regrinha da física que diz que pressão = força /área ?

    no caso, pressão aplicada x área de aplicação da força = força.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

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