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  • #13
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Dê uma olhada nos dados desse 3.6, porque potência máxima a 1700 RPM nem o Scania...

    E esse 4.1 de 118 cv é o da C20, o do Opala até 89 é 3 cv mais "fraquinho" (grande diferença...), vai ficar perto do 3.6.
    Se a rotação de pot. máxima do 3.6 for 3700 rpm, vai acontecer mais ou menos o seguinte, o 3,6 e o 4.1 vão ficar mais ou menos empatados, o GM pouco mais forte, até esse giro. Daí pra frente o 3.6 não cresce mais e o GM ainda dá os 10 cv restantes.
    Em baixa, apesar do torque do 3.6 vir antes, a diferença de quase 10% pode ser bem interessante.
    Repare que dos 1400 rpm em diante o GM é sempre mais forte. Mas a uns 1500 giros as curvas dos dois ainda devem estar bem juntas.

    Detalhe, ainda existem peças para o 3.6?

  • #14
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Mas o 4.1 também não é plug'n play não. Se for pra sofrer, não compensa sofrer por um 4.9?

  • #15
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    Dê uma olhada nos dados desse 3.6, porque potência máxima a 1700 RPM nem o Scania...

    E esse 4.1 de 118 cv é o da C20, o do Opala até 89 é 3 cv mais "fraquinho" (grande diferença...), vai ficar perto do 3.6.
    Se a rotação de pot. máxima do 3.6 for 3700 rpm, vai acontecer mais ou menos o seguinte, o 3,6 e o 4.1 vão ficar mais ou menos empatados, o GM pouco mais forte, até esse giro. Daí pra frente o 3.6 não cresce mais e o GM ainda dá os 10 cv restantes.
    Em baixa, apesar do torque do 3.6 vir antes, a diferença de quase 10% pode ser bem interessante.
    Repare que dos 1400 rpm em diante o GM é sempre mais forte. Mas a uns 1500 giros as curvas dos dois ainda devem estar bem juntas.
    Ola Marcelo:
    avaliando por esse aspecto vc tem razao.

    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    Detalhe, ainda existem peças para o 3.6?
    se tiver sorte acha sim, principalmente em sp.

  • #16
    Usuário Avatar de marco cruz
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    Essas info sobre o 3.6 foram obtidas com a Ford (se não me engano é reprodução do manual do proprietário).
    Sei que soa estranho, mas se vc dirigir o bicho vai perceber que nem precisa encostar o pé para o motor "empurrar".

    qto ao 4.9 é injetado (me corrijam se estiver errado) e rola aquela lenda da queima do modulo no meio da trilha... Particularmente, não acredito em lendas, pero que existen, existen...

  • #17
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por marco cruz
    Essas info sobre o 3.6 foram obtidas com a Ford (se não me engano é reprodução do manual do proprietário).
    Sei que soa estranho, mas se vc dirigir o bicho vai perceber que nem precisa encostar o pé para o motor "empurrar".

    qto ao 4.9 é injetado (me corrijam se estiver errado) e rola aquela lenda da queima do modulo no meio da trilha... Particularmente, não acredito em lendas, pero que existen, existen...

    oi Marco:

    eh injetado sim, nunca vi relatos sobre esses modulos queimando, mas todo modulo de qquer carro esta sujeito a queimas.
    este modulo esta com o mesmo motor desde 1998, ja foi chipado pra rodar com alcool e ate agora ta beleza.
    acerdito que seje mais sorte do que lenda.

    []´s

  • #18
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Como eu tenho catálogos de 99% dos carros fabricados no Brasil, de TODOS os anos de fabricação, peguei a ficha do 3.6, e do 2.3 para comparar, nos manuais de engenharia da F100 e da F1000 (vocês me fizeram fuçar nuns arquivos em que eu não mexia a uns dois anos...):

    Motor 3.6 a gasolina: 108 cv ABNT a 3700 rpm (potência líquida)
    Motor 3.6 a álcool: 112,2 cv ABNT a 3800 rpm (potência Bruta)
    Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
    Motor 2.3 Georgia a gasolina, carduração dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
    Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).

    Acho que há mais um fator favorável a se usar um motor 3.6 ou um 4.9, ao invés do GM4.1:
    Você estará usando um motor Ford, num carro Ford...pessoalmente acho muito mais bacana.

  • #19
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    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    Como eu tenho catálogos de 99% dos carros fabricados no Brasil, de TODOS os anos de fabricação, peguei a ficha do 3.6, e do 2.3 para comparar, nos manuais de engenharia da F100 e da F1000 (vocês me fizeram fuçar nuns arquivos em que eu não mexia a uns dois anos...):

    Motor 3.6 a gasolina: 108 cv ABNT a 3700 rpm (potência líquida)
    Motor 3.6 a álcool: 112,2 cv ABNT a 3800 rpm (potência Bruta)
    Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
    Motor 2.3 Georgia a gasolina, carduração dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
    Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).

    Acho que há mais um fator favorável a se usar um motor 3.6 ou um 4.9, ao invés do GM4.1:
    Você estará usando um motor Ford, num carro Ford...pessoalmente acho muito mais bacana.
    ola Marcelo, tudo bem?

    cara ja que vc tem esses catalogos, vc por acaso conseguiria o da F1000 4.9i, por favor.
    sei que nao foi fabricado por aqui, apenas montado, sendo assim talvez vc consiga.
    tow precisando MUITO disso.
    falew cara.

    []´s

  • #20
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Temos mas não posso ceder pois é material de uso exclusivo da empresa, por terem sido cedidos a nós pela engenharia da Ford e pelo Instituto Ford de Marketing.
    Já tentou com o call center da Ford? Costumam atender bem e enviar o que pedimos.

  • #21
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    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    Temos mas não posso ceder pois é material de uso exclusivo da empresa, por terem sido cedidos a nós pela engenharia da Ford e pelo Instituto Ford de Marketing.
    Já tentou com o call center da Ford? Costumam atender bem e enviar o que pedimos.
    Ola Marcelo:
    esta foi a 5ª resposta da ford apos a solicitaçao deste manual:

    "Senhor Elcio

    No momento, não dispomos do manual do proprietário do veículo ano/modelo citados.

    Obrigado pelo contato.

    Ainda assim, nos colocamos à disposição.

    FordServiço ao Cliente
    Bom atendimento é original de fábrica" (sic)

    como vc pode ver , ta dificil.
    outra forma de conseguir este manual eh informando o nº do chassi e a placa do carro, porem, como nao tenho F1000, apenas o motor, entao ja era.
    na verdade nao pretendia que vc me enviasse o manual impresso, um doc, pdf, jpg ja basta.eu imprimo na laser aki da empresa mesmo.
    cara, nao tenho mais a quem recorrer, se vc puder me ajudar te garanto umas cervejas, liquido ou moeda corrente se desejar

    []´s desesperados.

  • #22
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Infelizmente, por serem materiais não convencionais, alguns até de uso restrito, o contrato nosso com a Ford impede a divulgação de cópias, etc.
    O problema é que o material que tenho da 4.9 é desse tipo.
    Dependendo do modelo nós temos aqui os manuais do proprietário, ou folhetos, daí eu poderia ceder algo.

  • #23
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    Infelizmente, por serem materiais não convencionais, alguns até de uso restrito, o contrato nosso com a Ford impede a divulgação de cópias, etc.
    O problema é que o material que tenho da 4.9 é desse tipo.
    Dependendo do modelo nós temos aqui os manuais do proprietário, ou folhetos, daí eu poderia ceder algo.
    Marcelo:

    o que vc puder arrumar pra mim ta bom, apenas o motor me interessa.
    4.9i 1997/8.

    []´s

  • #24
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    04/07/2003
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    Pessoal,

    O que vcs me dizem disso ? ? ? ?

    Bem, encontrei um motor GM 4.1 ano 1994 que está em uma BONAZA ( acho que é a C20 modificada né ! ! !), bem isso não importa, o que importa é que este motor está completinho:

    Motor de arranque;
    Distribuidor;
    Ignição eletrônica;
    Velas;
    Cabos de vela;
    Suporte do motor;
    Coxim do motor;
    Embreagem completa;
    Capa seca;
    Carburador;
    Motor e si
    Mangueira que liga o filtro de ar ao carburador ( tipo um funilzão )


    Bem ele está funcionando perfeitamente e roda a álcool originalmente e o cara tá pedindo R$ 700,00.

    O que vcs acham ? ? ? ?


    Tá numa boa brecinha? ? ? ? ? ?

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