É Lucas depois desse passo a passo seu, eu achei mais fácil o sistema do eixo chavetado!!:mrgreen:
Ah, já que vai mexer no seu, tomará que não esteja igual ao meu...hehehehehe.
[ ],
:concordo::concordo:
Versão Imprimível
Pessoal, já li vários tópicos sobre o assunto mas ainda restou dúvida quanto ao diferencial traseiro.
Meu jeep é canela fina e bengala sem chaveta.
O rolamento está disposto conforme foto.
O retentor externo está instalado na flange que fecha o sistema.
Pergunta: Existe outro retentor na tubeira? Se sim, próximo à caixa satélite ou na ponta da tubeira encostado no anel trava?
Estou perguntando porque quando desmontei não tinha nada e percebo que o alojamento da capa do rolamento da roda é mais profundo que a própria capa, aproximadamente 0,7cm, fazendo com que a bengala fique com folga.
Desde já obrigado
Fábio,
estou surpreso, pois já vi muito eixo de jeep mas nunca vi nada parecido com isto! Para mim isto é uma mistura de dois sistemas: o rolamento do eixo chavetado antigo no eixo flutuante dos mais modernos. Gostaria de saber que sistema é este.
Abraços
Um amigo meu daqui de PL tem um Willys 67 modelo militar, que tem eixos canela fina, porém com semieixos tipo "prato", sem chaveta. Os rolamentos eu não sei como são, mas devem ser blindados, pois na carcaça do eixo não existe o pino graxeiro, igual tem o eixo canela fina chavetado (que usa rolamentos cônicos).
Também achei "estranho" esse eixo..é a mistura do eixo canela fina com o canela grossa. :pensativo:
Veio, o seu eixo é desse modelo "meio um meio outro". O retentor externo é assim mesmo. Pra trocar ele, você tem que tirar o anel trava (olha olha como você vai tirar isso), tirar o rolamento e ter acesso ao retentor. Na hora de instalar, a dica que li aqui no Fórum é para não aproveitar o anel trava. :concordo:
Já na carcaça do eixo, existe um outro retentor sim. Vai logo atrás do rolamento, na ponta da tubeira. Pelo que você falou, seu Jeep deve tá sem esse retentor, já que essa medida de 0,7cm é a medida aproximada da espessura do retentor.
Em anexo vai a foto do semieixo que usava no meu Jeep (canela grossa). O retentor externo é localizado no mesmo lugar que o seu (atrás do rolamento, que no meu caso é BLINDADO). A foto 2 mostra um dos calços que tem no semieixo. Essa folga que o seu tem, pode ser a falta de calço bem como a falta do retentor interno. :putz: Tem que analisar pra ver.
E na última foto, mostra onde fica localizado o retentor interno (azul - ORION).
:concordo:
Bão vamos lá, já desmontei o meu eixo e também tive muitas duvidas....
a principio sugiro que leia este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=cuidado+eixo
é fundamental, tem que ter paciencia....
depois já adiantando algumas respostas, aqui nesse mesmo tópico citado tem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+eixo&page=47
e por ultimo os tipos de eixos aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=472
sds,,,
Bem, meu jeep é 1966. Lembro de ter lido que esse período de fabricação do jeep foi meio conturbado. Fabricaram muitos modelos diferentes no mesmo ano..
Putz, tinha que ser logo comigo???
Mais alguém aí usa esse eixo mosca branca e pode ver como é que está???
Lucas, valeu pela resposta, mas vamos à algumas considerações...
Olhei lá e a tubeira está com retentor interno. O que me intrigou foi o fato do óleo do diferencial poder chegar à tubeira. Mas com que finalidade?
Na foto 3, antes do retentor existem 2 pistas, certo? No meu só uma mais larga, aprox. 25mm.
As fotos que vc postou são do canela grossa. Seria muito interessante que eu pudesse colocar rolamentos blindados, mas não sei se conseguirei esses rolamentos nas medidas dos rolamentos da bengala de canela fina (rolamento 201047 e capa 201011).
Mesmo se conseguisse, acho que ele não seria largo suficiente para preencher toda a pista do rolamento na tubeira, ou seria?
Caso não preenchesse, entraria o tal calço que vc mencionou, mas não consegui identificá-lo na foto 2. De qualquer forma, esse seria o menor problema, pois qualquer torneiro poderia fabricar um calço para preencher esse espaço.
Help...
Pelo que sei, quando a carcaça do eixo não tem o pino graxeiro próximo às rodas traseiras, o óleo do diferencial vai até os rolamentos de roda para lubrificá-los. Daí não pode ter o retentor interno, senão os rolamentos ficam sem lubrificação.
Quando tem o pino graxeiro, aí sim pode ter o retentor, pois o rolamento é lubrificado por graxa, e o retentor serve para separar a graxa do óleo.
O seu eixo tem o pino graxeiro? Se não tiver, o rolamento pode estar trabalhando sem lubrificação, já que no seu aí tem o retentor interno.
O calço é esse que está ao lado direito da tampa do diferencial:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1280274462
Como falei, um amigo tem um Willys 67 com esse eixo "meio a meio". Teoricamente, era para o "Cascãozão" ter esse eixo também, mas graças a um bom ex-dono :mrgreen: o eixo antigo foi trocado por um canela grossa de 1971. :dance:
Esse calço eu tinha reparado.
Reparei que na ponta da tubeira tem um ressalto e ele só serve para melhor alojar a flange com o retentor externo à tubeira.
Me refiro à algum calço que elimine a folga do rolamento na pista, ou algum rolamento mais largo. O rolamento que está lá tem ~18mm e a pista tem ~25mm.
Minha tubeira não tem graxeira, mas tem retentor interno e externo. O único problema que vejo nisso é ter que abrir o sistema para engraxar os rolamentos. Posso intalar uma graxeira à qualquer momento.