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  • #1

    Jeep Willys com motor diesel




    Olá,gostaria de saber a respeito de adaptar um motor diesel Perkins 4.203 em um Jeep Willys.É possível? tem vantagens em relação ao 4cc do opala? É muito complicado em relação a documentação? Desde já agradeço a ajuda de todos.

  • #2
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    Quanto à documentação, essas são as exigências do DETRAN de São Paulo (imagindo que sejam as mesmas para os outros Estados):

    Alteração da Característica do Veículo
    Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.
    1. Quando a Alteração envolver a substituição de componentes de segurança ou modificação da estrutura do veículo, não especificados pelo fabricante, exigir-se-á comprovante de segurança veicular, expedido por instituto técnico credenciado pelo INMETRO, conforme normas e procedimentos aprovados para seu registro e licenciamento.
    2. Não serão permitidas modificações de suspensão e do chassi do veículo, classificado como misto ou automóvel.
    3. Também é proibido a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos, para aumentar a capacidade de carga ou de sua lotação, visando obter benefício para modificar o combustível para “ óleo diesel” (Res. 25/98 – Artigo 5º e parágrafo único).

    Procedimento:

    · Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).
    · Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.
    · Montar processo de transferência (ver transferência).
    · Vistoria do veículo.
    · Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).

    Obs.: É importante que, efetuada a modificação da característica do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

  • #3
    Usuário Avatar de Denilsom
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    Citação Postado originalmente por ANTIGOSMANIA Ver Post
    Olá,gostaria de saber a respeito de adaptar um motor diesel Perkins 4.203 em um Jeep Willys.É possível? tem vantagens em relação ao 4cc do opala? É muito complicado em relação a documentação? Desde já agradeço a ajuda de todos.
    Bom dia colega, este motor e muito pesado para o Jeep,alem de ser um motor antigo, de baixa rotaçao, o pessoal usa muito no Jeep aquele que saiu na kombi Diesel, fica otimo, eu tenho o maxiom HS 2.5 na minha RURAL e um motor leve tbem, apesar de muitos nao gostarem pra mim e um otimo motor.

  • #4
    Usuário Avatar de Varela
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    Denilson,

    Qual o problema que pode causar um motor muito pesado?
    Quantos kg pesa um motor desses? e um de opala 6 cilindros?
    Alguém já fez esta comparação?
    Será que a diferença de peso é tão grande assim?

  • #5
    Usuário Avatar de DJunior
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    A galera tá pondo V8 nas viaturas. Não vejo nada mais pesado que isso!!!!!!

    O único problema do Perkins 4203 é que as peças de reposição estão meio escassas...

    Abraços,

    Dirceu

  • #6
    Usuário Avatar de Varela
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    Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    A galera tá pondo V8 nas viaturas. Não vejo nada mais pesado que isso!!!!!!

    O único problema do Perkins 4203 é que as peças de reposição estão meio escassas...

    Abraços,

    Dirceu
    Eu vejo outro problema, a altura do motor, se não tomar cuidado o carter fica calçado no eixo...

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    eu acho uma péssima opção... tanto o Pk4203 quanto o Kombi diesel...

  • #8
    Usuário Avatar de Varela
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    eu acho uma péssima opção... tanto o Pk4203 quanto o Kombi diesel...
    Concordo com voce...
    Na verdade eu acho interessante a discussão sobre a questão do peso...

  • #9
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    E a vibração? Esse danado vibra e faz barulho que dói. É pesado e pouco elástico. A favorura a vida toda.

  • #10
    Usuário Avatar de Denilsom
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    Citação Postado originalmente por fmoura2000 Ver Post
    Denilson,

    Qual o problema que pode causar um motor muito pesado?
    Quantos kg pesa um motor desses? e um de opala 6 cilindros?
    Alguém já fez esta comparação?
    Será que a diferença de peso é tão grande assim?
    Esse motor pesa ums 390kg,o chassis do Jeep nao e tao forte, pode causar trincas, tbem existem 2 tipos de carter neste motor dependendo pega no diferencial, vai ter que mudar jumelos molas reforçadas, o BF161 pesa 200kg. o 6c do opala e nesta faixa tbem,eu optaria por um mais leve e moderno.

  • #11

    to desistindo

    Puxa vida....to desistindo da idéia de tirar o opala 4cc e por esse diesel.Na verdade o que me chamou atenção foi o preço em relação a outros que eu vi.O cara quer R$3300,00 pelo motor + caixa do 4.203...mas se faz muito barulho e pode tricar o chassis não compensa...obrigado a todos..

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Lembre-se que não basta ter motor e cambio, após escolher o motor vem reforço no chassi, berço do motor, reposicionar cambio, acoplar Tcase, up-grade na suspensão, adequar relação coroa & pinhão, refazer cardans, burocracia pra legalizar, etc, etc, etc.

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