x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23

Tópico: Painel do Jeep

  • #1
    Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    63
    Posts
    226
    Agradecimentos: 0

    Painel do Jeep




    Possuo um cj-5 ano 72; estou querendo trocar o velocímetro original por outro e acrescentar outros medidores.
    Qual os mais adequados?
    A Cronomac possui uma linha para jeep do ano de 1942 a 1952, e o velocímetro marca somente até 100 km/p.
    Qual o contagiros que devo colocar (final de escala) ? O motor e câmbio do meu jeep e 6 cilindros originais.
    Desde já agradeço a ajuda.

  • #2
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Painel para Jipe

    Sergio,
    Segue em anexo, duas sugestões.... Uma delas, usando Cronomac
    []'s
    Gustavo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Painel do Jeep-painel_1.jpg   Painel do Jeep-painel_2.jpg  
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,336
    Agradecimentos: 7

    painel

    Sérgio, uma solução que o pessoal tá usando é o velocímetro da 608.

    Aqui está a sugestão do painel do Grilo... achei interessante.

    []'s

    Eugênio

    Sujestão de painel.


    Fonte: Trilha4x4 http://www.trilha4x4.com.br


    Esta é uma solução que eu encontrei para a falta de instrumentos do Jeep CJ5. Aproveitando que o relogio original estava quebrado, montei então este painel:

    A primeira coisa foi arrancar e jogar fora o relogio/velocimetro original.

    Comprei os seguintes marcadores:

    Medidor de combustivel (7ohms),

    Temperatura da Água (elétrico),

    Voltimetro,

    Vacuometro,

    Pressao do Oleo,

    Pressão da bomba de gasolina.

    Todos da Cronomac (http://www.cronomac.com.br), de fundo branco com iluminação também verde

    Já que agora eu tinha todos os intrumentos externos e muito mais precisos, decidi por um velocimetro simples, somente o velocimetro e o odometro.

    Fui na Takvel (http://www.takvel.com.br) e comprei um velocimetro usado do Mercedez 608, que é do tamanho exato do velocimetro original do CJ, e barato.

    O velocimetro é com fundo preto, a iluminação é verde, e usa somente duas lampadas.

    A aferição eles mesmo fizeram lá, e me entregaram pronto.

    Como eu queria reposicionar os relogios, e já existia o buraco do velocimetro original, comprei uma chapa de aluminio, cortei do tamanho necessario e fiz os furos com serra-copo na disposição que eu tinha desenhado.

    Aumentei então o buraco no painel original para caber a chapa com os relogios, lembrando que deixar pelo menos 1cm de cada lado para poder fixar com os parafusos.

    Inclui ainda externo ao painel, um contagiro, o Compass, GPS e um termometro com temperatura interna e externa.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Painel do Jeep-painel2_185.jpg   Painel do Jeep-painel1_134.jpg  
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #4
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    48
    Posts
    3,735
    Agradecimentos: 6
    Pessoal

    Alguem poderia me informar sobre estes instrumentos da Cronomac? São Bons? Quanto custam? Aguentam o tranco das trilhas? E este velocimetro de 608, quanto custa?

  • #5
    Citação Postado originalmente por fugger
    Pessoal

    Alguem poderia me informar sobre estes instrumentos da Cronomac? São Bons? Quanto custam? Aguentam o tranco das trilhas? E este velocimetro de 608, quanto custa?
    Fugger,

    São os melhores nacionais, na minha opinião. Aguentam o tranco fácil fácil. Outro ponto forte deles é a preocupação com o cliente. Eu tive problemas e eles fizeram de tudo pra resolver, e resolveram.

    Eu uso em meu CJ, conta giros e velocímetro. Pretendo colocar mais pressão de óleo e voltímetro.

    Não são muito baratos não, mas ficam longe do preço absurdo dos autometer. Por uns 300 ou um pouco mais vc compra conta giros e velocímetro.

    Só não recomendo o uso de relógios elétricos baseados em variação de resistência (p.e. temperatura da água), se vc usa guincho elétrico. Os marcadores variam muito, e vc perde o controle. Nesse caso, use os mecânicos (por mercúrio, éter, etc...).

  • #6
    Citação Postado originalmente por dptucunduva

    Não são muito baratos não, mas ficam longe do preço absurdo dos autometer. Por uns 300 ou um pouco mais vc compra conta giros e velocímetro.

    Só não recomendo o uso de relógios elétricos baseados em variação de resistência (p.e. temperatura da água), se vc usa guincho elétrico. Os marcadores variam muito, e vc perde o controle. Nesse caso, use os mecânicos (por mercúrio, éter, etc...).
    Apenas como referência, acabei de comprar nesta terça-feira passada:

    - conta-giros
    - temp água elétrico
    - temp óleo elétrico
    - press óleo mecánico
    - vacuómetro
    - voltímetro
    - horímetro

    todos Cronomac, linha Street. Comprei da Garra, tudo por 3x de R$ 197,00 (ato, 20,40 dias). Como sempre, o Fonseca e o Rodrigo deram atendimento 10.

    Recomendo.......

    Quanto o uso de instrumentos elétricos em conjunto com guincho elétrico, é uma questão de isolamento. Se os circuitos foram bem desenhados e instalados, não há porque ter interferência.......


    Abraços,

  • #7
    Citação Postado originalmente por billj
    Quanto o uso de instrumentos elétricos em conjunto com guincho elétrico, é uma questão de isolamento. Se os circuitos foram bem desenhados e instalados, não há porque ter interferência.......

    Abraços,
    Bill,

    Disconcordo...

    O problema não é interferência do guincho. O problema é a variação de voltagem gerada pelo uso do guincho. Quando estamos usando normalmente o carro, a voltagem é X. No meu caso, algo em torno de 13,5V. Quando usamos o guincho, ela vai lá pra baixo, chegando a 10-10,5V. Imediatamente quando paramos de utilizar o guincho, a voltagem é maior, pois o alternador tá recarregando a bateria. Chegou a 14,5V uma vez que medi.

    Os relógios comuns usam como tensão de referência a voltagem que vem da bateria. Ou seja, são calibrados pra uma voltagem fixa. Com a variação, eles medem tudo errado.

    Isso não é defeito nem nada, é característica de projeto desses marcadores elétricos.

    Agora, se vc pegar os mais modernosos, eles tem um circuito regulador de tensão interno pra voltagem de referência. Ou seja, a voltagem que é jogada no sensor pelo relógio não é a que vem da bateria diretamente, ela é trabalhada antes e, estando dentro da faixa normal na entrada, sai sempre o valor fixo. Com isso praticamente não existe alteração no "ponteiro" com a variação de tensão da bateria/alternador.

  • #8
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    48
    Posts
    3,735
    Agradecimentos: 6
    Pessoal

    Enteri no site www.acessoriosoffroad.com.br e vi tais instrumentos a preços bem convidativos. Pergunto os preços são estes mesmos ou ainda acho mais barato em outros lugares?

  • #9
    Usuário Avatar de MARCELO DONINI
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    FLORIANÓPOLIS/SC
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0

    cronomac

    8)
    Fugger:

    Sou irmão do Giovani, lá de Santa Rosa-RS, que está quebrando a cabeça para fazer a primeira parte do meu futuro CJ 5 e algo mais.

    Quanto aos relógios da CRONOMAC, forma por mim testados e aprovados em 02 VITARAS E 01 PAJEIRINHO que utilizei em Raid aqui no Rio Grande do Sul. Para o meu furuto Jeep, já adquiri uns 10 reloginhos CRONOMAC para dar o ar da graça à criatura, além, é claro, da eficiência no desempenho. (OBS.: Gastei uns 1.1oo,oo reais).

    Saudações Jipeiras.

  • #10
    Citação Postado originalmente por dptucunduva

    Bill,

    Disconcordo...

    O problema não é interferência do guincho. O problema é a variação de voltagem gerada pelo uso do guincho. Quando estamos usando normalmente o carro, a voltagem é X. No meu caso, algo em torno de 13,5V. Quando usamos o guincho, ela vai lá pra baixo, chegando a 10-10,5V. Imediatamente quando paramos de utilizar o guincho, a voltagem é maior, pois o alternador tá recarregando a bateria. Chegou a 14,5V uma vez que medi.

    Daniel,

    Fui infeliz na palavra "interferência", pois queria dizer exatamente o que você descreveu.

    De qualquer maneira, de acordo com um técnico da própria Cronomac, os instrumentos deles podem trabalhar entre 10 e 14 volts sem sofrer desvio de leitura apreciável. Agora, só instalando e testando que vou saber de verdade. Mas se acontecerem variações grandes, vou meter um regulador no circuito de alimentação dos instrumentos para limitar a voltagem em 10 V o tempo todo.

    Abraços,

  • #11

    Interferência

    Bill,

    Acho que essa história de 10 a 14V é meio lenda, ou então meu marcador veio meio zuado.

    Quando está carregando a bateria, depois de usar o guincho, o bixo vai pra mais de 100 graus, enquanto deveria estar marcando 90 mais ou menos. Quando o guincho está sendo usado (voltagem lá pros 10,5V), ele baixa pra 80.

    O que deu pra aferir, eu aferi com termômetro de mercúrio.

    Quando vc instalar, avisa nóis o que aconteceu.

  • #12
    Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    63
    Posts
    226
    Agradecimentos: 0

    Agradecimentos

    Oi, Pessoal.

    Antes de mais nada quero agradecer a todos pelas respostas, dicas e fotos.

    Quanto a interferência nos instrumentos elétricos, eu particularmente acredito que somente uma variação muito grande de tensão para causar leitura errada, já que eles foram feitos para trabalhar com as variações normais da bateria.
    Realmente se esse for o caso um regulador de voltagem para 10V deve solucionar o problema e é fácil de fazer . Um filtro de linha também pode ajudar em caso de ruídos.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 31
      Última resposta: 06/12/2018, 11:51
    2. Capota de fibra - Jeep conceito
      Por Alexandre.S no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/06/2011, 20:04
    3. Relato de um sábado agitado
      Por monge no fórum Trilhas
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/03/2003, 21:30

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade