Ivo: Eu utilizo as quatro lâminas da Toy, só que a mola de baixo é "reta" para que atue somente em caso de maior peso (utilizo as outras 3 porque o Falcão é muito pesado). Quanto aos amortecedores, utilizo os da Band curta com o suporte inferior reposicionado em cima do eixo e com inclinação lateral bem próxima da que vc postou nas fotos. Gostei muito do resultado que obtive. Já na dianteira, que está com os amortecedores na vertical, percebo uma espécie de tranco, quando passo em uma lombada por exemplo, antes da suspensão começar a atuar. Estou aceitando sugestões para corrigir a dianteira (viu Elmer?).
[ ]'s
Meu amigo, eu uso tres laminas da band na dianteira e pretendo instalar somente duas atras, pois ainda nao conclui toda a alteração... (com uma barra estabilizadora atras). Pelo que imagino, seu jeep deve estar "meio" duro com tantas laminas nao? outra coisa, aquela lamina reta que vc usa, ela nao serve como uma espécie de "ancora" no barro? imagino que aquelas laminas retas devam ir catando tudo que é mato pelo caminho nao? por isso nao instalei nada além das tres laminas na posição normal na dianteira e duas atras....
quanto ao "tranco", será que os jumelos nao estao travados? quando estao muito apertados, eles "trancam" a mola por instantes antes de trabalhar... verifique isso primeiro ok?
Pelo que imagino, seu jeep deve estar "meio" duro com tantas laminas nao? outra coisa, aquela lamina reta que vc usa, ela nao serve como uma espécie de "ancora" no barro? imagino que aquelas laminas retas devam ir catando tudo que é mato pelo caminho nao?
A idéia foi essa mesmo: Deixar o Falcão mais duro (antes, pra ligar a RL bastava dar uma balançada no volante que meu braço alcançava sem descer do Jeep, hehe ) ficou ótimo, principalmente nos facões em trilhas, mas a lâmina reta eu só utilizo na trazeira e, como já disse, o Falcão é muito pesado tem muita tralha embarcada (adivinha porque o nome FALCÃO OFF-ROAD?). Agora, quanto ao mato, acho que é por isso que tem um monte de coelho rondando ele .
Postado originalmente por Marcos ET
quanto ao "tranco", será que os jumelos nao estao travados? quando estao muito apertados, eles "trancam" a mola por instantes antes de trabalhar... verifique isso primeiro ok?
Baseado na sua observação, fui conferir os jumelos e estão O.K., porém notei que eles estão muito retos (praticamente perpendiculares ao chassi) será que é isso? eles poderiam dar um tranco antes de se inclinarem para permitir a ação das molas.
[ ]'s
fui conferir os jumelos e estão O.K., porém notei que eles estão muito retos (praticamente perpendiculares ao chassi) será que é isso? eles poderiam dar um tranco antes de se inclinarem para permitir a ação das molas.
[ ]'s
Exatamente, isso também aliado às buchas de PU que nesse caso tem o shore (grau de dureza) dimensionado pra um veículo (band) bem mais pesado que um CJ...
A posição de trabalho ideal do jumelo está no desenho 1. (foto em anexo)
Sobre o CJ do seu amigo que ficou passarinhando basta corrigir o angulo de cáster, tem um tópico sobre isso que o Dirceu postou na primeira página.
Exatamente, isso também aliado às buchas de PU que nesse caso tem o shore (grau de dureza) dimensionado pra um veículo (band) bem mais pesado que um CJ...
A posição de trabalho ideal do jumelo está no desenho 1. (foto em anexo)
[]'s
Elmer: não estou disposto a mudar o suporte de lugar porque ficou muito bem feito (acho que errei ! ) e estava pensando em utilizar um jumelo em "L" para compensar o ângulo. Será que vira?
[ ]'s
Deixa eu dar a minha contribuição. Dependendo da inclinação dos amortecedores e se esta mesma inclinação permanece por muito tempo, existe a possibilidade de entrada de ar no tubo de pressão. Se existe ar dentro do amortecedor, a função hidraulica vai pro buraco e dá a impressão de não existir amortecedor.
Explicando um pouco melhor, tubo de pressão é um tubo interno do amortecedor, não visivel, (o tubo externo que faz parte da estrutura do amortecedor é chamado de tubo reservatório) que deve permanecer sempre cheio de óleo. Quando da movimentação da haste, o embolo com suas válvulas e passagens entram em ação, gerando o amortecimento do jeep. Caso existe bolhas de ar no sistema, estas válvulas e passagens perdem a função.
Meu amigo expert, quero te agradecer à sua preciosa informação sobre a posição de funcionamento dos amortecedores. Percebi que os amortecedores dianteiros, que originalmente são verticais, nessa posição os amortcedores da Ranger turbogás funcionam perfeitamente no meu jipe. Os traseiros, eles estão instalados numa inclinação de aprox 50 graus. Nesse caso é como se não houvesse amortecedores ali. Não funciona mesmo.Já falei para o meu mecânico sobre essa dica e vamos corrigir. Muitíssimo obrigado.!!!!!!!!!!!!!!!!
Vale ressaltar que os amortecedores COFAP ou MONROE foram projetados para trabalhar o mais vertical possível.