x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1

    motor BF esquentando




    Olá pessoal,
    Preciso de uma luz, vamos ver se alguém tem uma dica. Desde que reformei meu jeep, há dois anos, só andei em perímetro urbano. Nunca tive problemas de aquecimento. O ponteiro nunca passa dos 3/4 da escala mesmo andando com trânsito intenso. Normalmente fica pouco acima da metade. Outro dia peguei um pedaço da rodovia dos imigrantes e ele ferveu, o ponteiro chegou quase no fim da escala. Parei e esperei uns 15 minutos para esfriar. Voltei para a estrada e ferveu de novo. Uma nova parada e completei a água do radiador que havia vazado. Resolvi andar mais devagar e não ferveu mais.
    Resumindo: Quando ando com o motor na casa dos 4000 rpm ele ferve, quando ando nos 3000 rpm não. Lembrando que o contagiros é da marca wiltec e não podemos confiar muito na marcação dele. Com certeza marca errado.
    Chegando em casa resolvi trocar toda a água e colocar aditivo novo. A água velha estava com aspecto de ferrugem (não em exagero). Verifiquei que dentro do radiador havia pequenas placas de ferrugem que se soltaram do bloco. Lavei todo o circuito e retirei o bujão que fica ao lado do distribuidor. Também troquei o suporte do alternador que era um pouco fino e vibrava. Tive a impressão de que com a vibração a correia estivesse girando em falso e não acionava a bomba d’água na velocidade correta. Coloquei também um vaso expansor.
    Hoje fui fazer um teste. Entrei na marginal do rio Pinheiros por um acesso ao lado da ponte do Jaguaré indo na direção de Interlagos. Acelerei até chegar aos 4000 rpm e mantive a velocidade. Na altura da ponte Euzébio Matoso (+ - 5km) o ponteiro estava chegando no fim da escala quando de repente começou a descer rápido. Baixou tanto que chegou até a metade. Pensei comigo:
    _A termostática deve ter aberto toda e passou mais água, por isso esfriou rápido. Caso resolvido.
    Resolvi ir mais adiante e continuar o teste. Já na altura da ponte do Morumbi a temperatura começou a subir. Até chegar próximo da ponte João Dias o ponteiro já estava no final da escala novamente. Reduzi a velocidade, mas ele não baixou. Quando comecei voltar pela marginal oposta tive que entrar em uma travessa, parar e esperar esfriar. Depois de uns 10/15 minutos voltei para a marginal e fiz o percurso de volta a 3000rpm. Não ferveu mais.
    Já verifiquei o ponto e está certo.
    Será que estas pequenas placas estão entupindo o sistema em algum lugar e diminuindo o fluxo de água? Por exemplo, na termostática, na bomba d’água, etc. Me dá a impressão que sim, pois teve uma hora que a temperatura baixou bastante. Ou seria outro motivo.
    Já aconteceu isso com alguém. O que sugerem.

    Grato

    Mauro
    (desculpe o texto tão longo)

  • #2
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,411
    Agradecimentos: 0
    Mauro
    Parpites:
    O ponteiro tá marcando certo?
    Será que tem alguma mangueira ruim que murcha e interrompe o fluxo.
    Sei que alguns são contra...mas EU retiro sempre a valvula termostatica de todas viaturas.
    Uma varetada no radiador não ia fazer mal...

    []s
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Pelo teu relato, eu também acredito estar nessa ferrugem a causa do problema, como tu relatou "havia pequenas placas de ferrugem que se soltaram do bloco" isso deve estar impedindo a circulação.

    []'s
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Verifique se o ponteiro está marcando certo, como Alexandre falou!

    Na hora em que o ponteiro sobe, vc sente um calor forte (as vezes até insuportável) dentro do jeep, nos pés?? Se tiver sentindo, ele realmente está esquentando.

    verifique se o radiador tem vazamentos, e se a tampa dele está vedando bem!

    []'ss
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #5
    Mauro, vc já fez o famoso chá de termostato pra ver se ele está abrindo?

    [s],

    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #6

    motor BF esquentando

    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira Ver Post
    O ponteiro tá marcando certo?
    Será que tem alguma mangueira ruim que murcha e interrompe o fluxo.
    Sei que alguns são contra...mas EU retiro sempre a valvula termostatica de todas viaturas.
    Uma varetada no radiador não ia fazer mal...[]s
    O ponteiro está marcando certo. Esquenta mesmo, o óleo afina e vaza um pouco pelo pé do distribuidor. Também chega e encher o vaso expansor até a boca e vazar para fora. As mangueiras antigas eram ruins e realmente murchavam, comprei nova de boa qualidade e não murcham mais. O radiador foi comprado zero bala, acredito que ele ainda esteja bem, não tem vazamento. Já andei sem válvula termostática antes, mas nunca peguei estrada. Vou tirar e ver o que acontece.

    Citação Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Pelo teu relato, eu também acredito estar nessa ferrugem a causa do problema, como tu relatou "havia pequenas placas de ferrugem que se soltaram do bloco" isso deve estar impedindo a circulação.

    []'s
    Vou retirar a válvula e ver se as placas não estão entupindo o fluxo antes dela. Podem ter se acumulado lá. (?????) vai saber.

    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Verifique se o ponteiro está marcando certo, como Alexandre falou!

    Na hora em que o ponteiro sobe, vc sente um calor forte (as vezes até insuportável) dentro do jeep, nos pés?? Se tiver sentindo, ele realmente está esquentando.

    verifique se o radiador tem vazamentos, e se a tampa dele está vedando bem!

    []'ss
    O ponteiro realmente está certo. Calor nas pernas eu não sinto (não estou na menopausa, hehe), mas a gente vê a água vazando, antes pela tampa do radiador, e agora pela do vaso expansor. A tampa do radiador não é aquela padrão que se compra nas lojas, aquelas que enferrujam logo, ela foi feita pela CLICK (se não me engano) com materiais inoxidáveis. Não enferrujou nada até agora.

    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    Mauro, vc já fez o famoso chá de termostato pra ver se ele está abrindo?

    [s],

    Cacá
    Ainda não. Tinha pensado em fazer...mas e a preguiça. Eu quero evitar a fadiga...hehe. Vou tirar hoje e fazer o famoso chá de termostato...mas isso só lá pelas 5:00.



    Depois eu digo os resultados...

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    mauro, será que um tempo com Rad clean , mais uma boa lavada e por fim um pouco de aditivo, nem que seja anti-ferrugem.
    Outra coisa : 4000 rpm num BF161 ? É muito, o máximo deveria ser 3500 rpm.

  • #8

    Talking 4000rpm é muito

    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    mauro, será que um tempo com Rad clean , mais uma boa lavada e por fim um pouco de aditivo, nem que seja anti-ferrugem.
    Outra coisa : 4000 rpm num BF161 ? É muito, o máximo deveria ser 3500 rpm.
    Eu sei, mas como eu disse, o contagiros é da marca wiltec. Não é lá essas coisas, deve marcar muito errado. Quando o contagiros está em 4000 rpm o jeep está andando a uns 80km/h. A gente sente que dá para pisar mais ainda, mas não faço para não forçar. No jeep do meu irmão na mesma velocidade o contagiros marca uns 3000 ou 3500, não me lembro.
    Para vc ter uma idéia, a marcha lenta que deveria marcar uns 600rpm, fica por volta de uns 800rpm. Se desacelerar para chegar nas 600rpm o motor não se mantem funcionando. Isso é que dá comprar acessório barato.
    Eu citei a rotação somente como referência. Certo?
    háááá!!! e esse RAD CLEAN? funciona mesmo? já tinha visto algo do gênero mas fiquei com receio de comprar. o que eu ví diz que retira a ferrugem de dentro do bloco, funciona como um aditivo. tem muito produto que promete mundos e fundos, a gente não vê os mundos e recebe nos fundos.
    4X4 Brasil

  • #9

    peças retiradass

    Olá pessoar,
    Retirei a termostática. Fiz o chá dela, que por sinal estava uma delícia, principamente com torradas. Ela abriu normalmente. Em uma das fotos dá para ver as cracas de ferrugem junto com a válvula. O bolo da esquerda estava no radiador, o da direita estava embaixo da válvula. Repare como são maiores que o da esquerda. Eu imagino que por serem maiores são mais pesados, também por serem maiores não conseguem passar por ela. Provavelmente devem se agrupar e fechar a passagem da água. Mas isso é pura suposição minha, eu imagino que deva acontecer isso. Segue as fotos abaixo.
    Alguém sabe como remover essas cracas de ferrugem? Qual produto usar? Será essa ferrugem chega a entupir o radiador?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos motor BF esquentando-fria.jpg   motor BF esquentando-comecando-ferver.jpg   motor BF esquentando-aberta.jpg   motor BF esquentando-cracas.jpg   motor BF esquentando-tampa-radiador.jpg  
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Mauro, deve ser essa craca que não deixa a agua circular.
    Tente limpeza quimica com o rad clean , e , se não resolver ...
    Vai ter que fazer uma boa limpeza de bloco e radiador. Talvez até varetar o radiador.

  • #11
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,411
    Agradecimentos: 0
    Mauro

    E em que temperatura ela abriu

    []s
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #12

    temperatura

    Boa pergunta...eu sei lá!!!!! Ela começou a abrir pouco antes de começar a aparecer as bolhas da fervura. Deveria estar em torno de 80º, eu acho. Infelismente eu não tenho um termómetro para medir. Vou ter que comprar. Na foto do link abaixo ela está bem aberta e a água já ferve de leve.
    Tem alguma idéia da temperatura?
    O Rad Clean por enquanto eu não achei. Achei o Radiator Flux, ou algo assim, da marca Wins. A marca eu sei que é boa, mas e o produto? Alguém conhece?
    O frasco sai por R$9,00.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...2&d=1177269462

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade