Eu havia postado sobre minha adaptação de servofreio de Opala no meu CJ5. Depois de muito trabalho, conseguiu-se fazer o Jeep frear mas agora fiquei com outro abacaxi. É o seguinte, o mecânico colocou os pedais do Opala sem fazer a devida adaptação. Sendo assim o pedal de freio ficou longe do acelerador e perto da embreagem. O acelerador está de um lado da barra do volante e o freio do outro o que é muito arriscado. O freio tem que estar próximo para casos em que a frenagem tenha que ser repentina. Além disso existem manobras em que o pé direito tem que pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo e do jeito que tá isso se torna impossível.
Estou precisando de um desenho de um pedal de freio do Opala ou que alguém me dê uma ajuda detalhando como funciona, como é preso ao eixo etc. Abusando um pouco, alguém conhece alguém aqui no Rio que faça esse serviço??? Desisti definitivamente do meu mecânico, pessoa que tantas vezes elogiei aqui no forum. Mas em fim...
Vejo duas soluções possíveis:
1 - Tirar a pedaleira, entortar o pedal de freio para a direita, passando-o para o mesmo lado do acelerador. Isso vai depender do quanto sua pedaleira está para a esquerda. No pior dos casos, vc pode cortar o pedal e soldar um prolongador. O serviço tem que ficar bem feito porque, se quebrar, já viu... .
2 - Desmontar a pedaleira e chegar todo o conjunto pra direita. Vc vai ter que furar de novo a parede corta-fogo e reforçá-la, porque o excesso de furos vai enfraquecê-la. Além disso, pode ser que o servo e cilindro-mestre não caibam mais no espaço que cabiam e tenham que ser reposicionados. Fica um pouco mais caro, mas acho esta segunda opção melhor.
Tem um pessoal em N. Iguaçú que costuma fazer este serviço:
Rod. Pres. Dutra, Km 17.5
Tels.: 3764 4660/8872 4106/8888 1944/8657 1465/3764 4847
Carlos, a coluna permanece sem alteração. A embreagem e o freio (os pedais) são do Opala. Não estou utilizando mais as originais do Jeep.
Esqueci de dizer; mantive o pedal de acelerador original. Tens alguma sugestão quanto a ele?
Felipe, sua primeira opção é sem dúvida a melhor das duas que você me deu. Chegar todo o conjunto para a direita não tem como pois o motor OHC utiliza o carburador do lado esquerdo do motor e com razoavel afastamento do bloco. Eu teria que fazer realmente esta empenagem no pedal do freio mas pense bem, se eu fizer curvas no original, ele ficará bem mais curto. O ideal seria manter todo o conjunto no mesmo lugar em que foi instalado e mandar fazer um outro pedal já com as curvas necessárias de modo que ele ficasse no lugar correto e alinhado (na mesma altura do pedal de embreagem). O que acha? Me dá uma opinião aí! Anotei os telefone lá de Nova Iguaçú. Vou tentar ver com eles.
Aguardo seu retorno quanto ao que te falei. Será que dá pra fazer assim sem riscos?
Djunior, eu quero exatamente fazer isso que você sujeriu. A única dúvida, na verdade nem é dúvida, é certeza; se eu entortar o pedal original ele perderá altura. Ficará mais curto. O que você acha de eu mandar fazer outro pedal completo (desde a haste até o pisador)? É justamente esse desenho que preciso pra mandar fazer numa metalúrgica. Vou mandar uma mp pra você e aí a gente troca idéias. Te agradeço muito.
Djunior, eu quero exatamente fazer isso que você sujeriu. A única dúvida, na verdade nem é dúvida, é certeza; se eu entortar o pedal original ele perderá altura. Ficará mais curto. O que você acha de eu mandar fazer outro pedal completo (desde a haste até o pisador)? É justamente esse desenho que preciso pra mandar fazer numa metalúrgica. Vou mandar uma mp pra você e aí a gente troca idéias. Te agradeço muito.
Na verdade, pelo que você descreveu você precisa somente entortar o pedal do freio. Normalmente o pedal do freio possui duas curvaturas. Uma superior e uma inferior. Deixa uma delas reta, aí o seu pedal de freio vai ficar maior que o da embreagem. Depois entorta e mantem a proporção.
Se mesmo assim ficar curto, deixa reto as duas curvaturas, o pedal de freio vai ficar ainda maior e depois faz duas dobras em ângulo e nivela com a embreagem.
Lendo este tôpico e tendo pedaleira suspensa do Opala, porém com acelerador original. Gostaria de saber como ficou o acionamento do pedal, por cabo ou você aproveitou o mecanismo do original ?? Ficou muito bom o acelerador de Maverick pela foto do seu tôpico.
Vou mudar o meu, pois ficou muito ruim a pedaleira com o acelerador original....
Obrigado
Abraços,
Regis
4X4 Brasil
Tractor - Engesa Fase 1 - 200% bloqueada
Zurzão-CJ5-OHC 2.3-4 marchas-DH-Freio a Disco-Roda15x10+33x12 Tatu
Normalmente o pedal do freio possui duas curvaturas. Uma superior e uma inferior. Deixa uma delas reta, aí o seu pedal de freio vai ficar maior que o da embreagem. Depois entorta e mantem a proporção.
Não vi como está a pedaleira dele. Mas, se estou certo (meu jeep tá na oficina, não consigo ver nada), olhando de cima pra baixo, a curva mais em cima é pra direita e ainda fica à esquerda da coluna de direção. Pra chegar o pedal mais pra direita, teria que refazer esta curva, realmente encurtando o tamanho do pedal. Por isso sugeri aumentar o tamanho do pedal, mas com isso, vc vai gerar um esforço de torção que não existia antes. Com freio não se brinca, e tenho receios de aconselhar alguém a soldar a haste do pedal.
Felipe, sua primeira opção é sem dúvida a melhor das duas que você me deu. Chegar todo o conjunto para a direita não tem como pois o motor OHC utiliza o carburador do lado esquerdo do motor e com razoavel afastamento do bloco.
É mais trabalhoso o outro jeito, mas tem uma maior chance de dar certo. Meu caso é parecido com o seu (estava com motor de chevette), fiz uma única chapa que serviu de reforço da parede corta-fogo e suporte do servo-freio. Tive que fazer uma porque o suporte original é longo demais, não caberia por causa do carburador e coletor. Fiz um mais curto, mas talvez no seu caso tenha que fazer um bem mais longo, pra colocar o servo na frente do carburador. Lembre-se que, neste caso, a haste do pedal ao servo terá que ser bem apoiada pra evitar flambagem (deformação por compressão). Segue foto da minha adaptação (ainda estava montando o conjunto).
Em tempo, uso o pedal do acelerador do Uno. É furar e aparafusar!
Veja se te ajuda esta foto, é do meu jeep, pedaleira de opala tbm, alias o conjunto todo, pedaleira + servo, a pedaleira ta no meio de um emaranhado de fios, mais acho q da pra ver algo, não posso tirar mais fotos pois a viatira esta na elétrica, talvez fique pronto essa semana..