O que eu perguntei de detalhes, era se jateou o chassis, ou escovou; tipo de solda usada; como você fez o reforço (tipo de material e método de solda). Além disso, era a medida da emenda.
Jateado, escovado, reparado e os reforços, principalmente nas áreas de tração: são tiras de aço 1020 de 2"x1/4".
No entre eixos, tem um perfil L de 3"x3" x1/4".
Solda elétrica com eletrodos OK46, cordões de 10 a 15 cm, paralelos, intercalados como mesmo espaço em vazio.
Os espaços em vazio foram preenchidos com selante não acético.
A emenda no entre eixos é de 51 cm, mas isso eu já descreví.
Postado originalmente por Graffino
Com travamento, me referia a fixação do chassis a carroceria. Com com os feixes, tudo trabalha junto. Com a nova suspensão, pensei em "agarrar" melhor a carroceria no chassis, mas fiquei em dúvida se isso acabaria por prejudicar o conjunto, levando a sobrecargas e rachaduras na fibraria (não vou chamar de lataria, porque quero usar fibra).
Fiz um chassis intermediário interno e externo, perfil O 50x50 x 5 mm, e 50x50 x 4 mm, acho que dá para ver nas fotos. A carroceria de fibra é muito mais rígida que a de aço ( ainda mais a minha que é tipo militar) e racha, principalmente nos suportes trazeiros das extremidades, além de arrombar os furos de fixação.
Postado originalmente por Graffino
A oficina de inspeção, é relativamente perto da minha casa, vou tentar me informar com eles. Parece que precisa de nota fiscal, até das passagens de ônibus que precisar para ir buscar material.
Antes, leia na íntegra o documento que está neste site. Tem todo o roteiro de inspeção. Assim você saberá se estão falando na mesma língua.
Em termos de documentação, convém guardar TUDO !
Até as contas telefônicas dos telefonemas para as gatas pedindo desculpa porque está sempre atrasado (no mínimo 6 horas) e vai chegar cheirando graxa, tinta, óleo de diferencial (esse é bom) e vai estar todo ralado, esmagado, queimado, cortado e
.......com as unhas sujas !
e ainda pior:
.......gastou todo o salário em peças de jeep.
[quote="leopoldo... A carroceria de fibra é muito mais rígida que a de aço ( ainda mais a minha que é tipo militar) e racha, principalmente nos suportes trazeiros das extremidades, além de arrombar os furos de fixação.[/quote]
Que eu saiba: todas, especialmente as tipo militar.
No CJ6, por ser mais longo, é pior a versão 2 portas. No 4 portas, as tensões de torsão são aliviadas pela falta de um pedaço da carroceria: onde fica o outro par de portas.
Preste atenção nos pontos extremos das carrocerias de fibra de todos ods CJ's (nas de aço também, mas duram mais):
Os suportes são arrancados ou quebram.
Mas isso acontesse mais em jeeps que fazem muito fora de estrada, o que tende a torcer a carrocaria com mais vigor. As pontas não aguentam muito tempo.
Outra sobrecarga danada é a instalação de suportes de estepe e galões.
Não precisava repetir o tamanho da emenda. Eu só quis explicar o que eu quis dizer com detalhes de projeto. Mesmo assim, muitíssimo obrigado.
As suas fotos, tem algumas que não deram para ver, porque minha conexão é discada, e a linha telefônica é um lixo. Por isso que eu fiz algumas perguntas meio bobas, sobre coisas que poderiam ser vistas nas fotografias.
Quando a criança já for algo que já se possa chamar de viatura, eu te dou para batizar.
Por enquanto, eu vou dar uma sossegada, melhorar os esboços da suspensão, e em caso de emenda, decidir se eu alongo 32cm ou 51cm. De quaquer forma, acho que para começo, vou usar molas de band, até ter certeza de que o projeto não vai me matar.
Uma coisa eu tenho certeza. A carroceria vai ser de fibra. Só achei a Agromotor fabricando a de CJ6. Tem mais alguém que faça? No Rio de Janeiro, talvez?
Antes que eu me esqueça, aquela idéia da ponteira foi demais. Excelente!
Abraços venerantes.
Bruno.
PS: Como é que eu faço citações?
Uma coisa eu tenho certeza. A carroceria vai ser de fibra. Só achei a Agromotor fabricando a de CJ6. Tem mais alguém que faça? No Rio de Janeiro, talvez?
Eu ainda não perdi a esperança de achar um legítimo chassis de bernardão , mas eu tenho que testar a viabilidade (Lt$) de várias idéias.
Como bom geneticista, uma das possibilidades, no caso de emenda é clonar a idéia do Luís, com o CJ Roberta Close dele (nasceu CJ5, e virou CJ7, que aliás, parece estar ficando lindo). Nesse caso, tenho que cotar a construção da "banheira" (traduzi ao pé da letra do inglês, porque não me lembro o equivalente em português), com algum profissional de fibra de vidro. Achar carroceria de wrangler a venda, acho meio difícil. Até que é simpática, mas CJ é CJ.
No final, o que ficar mais em conta (não só financeiramente, é claro), ganha.
Uma coisinha, com relação a solda dos reforços. Eu vi uma sugestão, num tópico recente que falava alguma coisa sobre bacalhaus, sobre "colar" os reforços. Passeando pelo site da 3M, achei um produto chamado JET WELD. Seria esse o adequado?
Já que eu falei no CJ7, tenho uma curiosidade. Por que, os sites americanos dizem que o último Jeep de verdade era ele? Para nós, que tivemos o fim da fabricação do Jeep, na linha CJ, mesmo, isso não faz muita diferença.
Tem não.
Tem o telefone, mas para mim, fica meio difícil. Meus horários são muito loucos.
Nova pergunta. Alargamento de carroceria, necessariamente envolve alargamento do chassis? Eu vi uma matéria na seção downloads, que se chamava "Bernardão fermentado", e fiquei curioso.
Uma coisinha, só para não ter que abrir novo tópico. Alguém sabe me dar informações sobre o adesivo JET WELD, da 3M?