Meu Cj5 com motor de opala 4cc não passa de 5Km/l na cidade e 7Km/l estrada, qdo faço trilha ai a coisa piora acho que cai até pra 3,5/4Km/l com o 4x4, e o carburador é 0km, regulado na bancada do Jotinha, Jeep bebe, mas cavalo que trabalha, come. Boas trilhas.
Qdo vejo estes tópicos sobre consumo, quase choro... minha viatura, apesar de ser à álcool (é 4 canecos OHC e 4 marchas) está fazendo 2km/l na cidade, sem pisar, andando na manha... gostaria de algumas dicas sobre o que regular, pois sou marinheiro de primeira viagem e preciso de uma ajuda dos irmãozinhos da lama... se possível!!!
Não que não seja possível , mas regulagem completa de motor não é uma coisa que quem não sabe possa fazer em casa, não é como trocar o pneu.
Precisa de lâmpada de ponto, manual do motor e carburador, no mínimo.
Regular ponto, regular abertura de válvulas, ponto, checar o avanço, volume injetado do carburador, e verificar velas, distribuidor, platinado, etc......
Primeiramente, cheque com algum conhecido, que tenha esse motor, qual a media de consumo.
Depois procure alguém que tenha mais experiência e que possa te ajudare depois, mão na massa.
Não faça sózinho ou você pode se machucar, por fogo no carro ou no mínimo deixá-lo pior.
Ok Leopoldo, vou fazer conforme recomendou... prefiro o bicho gastão do que a vtr queimada!!!
1 semana antes de adquirir a vtr, o ex-proprietário tinha trocado o carburador , e acho que todos os problemas que a vtr está apresentando (qdo esquenta e é desligada, não pega nem f..., tenho um tópico sobre isso) e o alto consumo são todos referentes à esta troca de carburador... preciso saber qto é também pra colocar uma ignição eletrônica e trocar os cabos das velas por uns melhorzinhos , pois os que tenho são os pretinhos ainda...
Acho que tudo contribuirá pra que acabe o alcoolismo do meu cj...
Quando comprei minha viatura ela estava a alcool, motor 4 Cil opala, e tambem estava fazendo 2/3 Km/l, ai foi facil resolver o problema dele... voltei ele para gasolina, pois quem tinha feito a conversão, estou sendo bonzinho chamar aquilo de conversão, fez sim uma mer.... agora estou aguardando sobrar uns R$ para trocar o motor e colocar um original a alcool.... (opala ou AP 1.8)
Pois é Joselito... só que no meu caso é o OHC original, sem adaptações, apenas o câmbio do maveco. Mas creio que seja a bomba, como a galera me alertou antes 8) . Vou fazer os testes, e espero mesmo resolver este impasse neste fim de semana. A patroa que espere um pouco...
Grande mestre Leopoldo!
Vou pegar a vtr hoje no mecânico... o problema todo era o bendito CARBURADOR, conforme vc tinha dito antes. Foi trocado as velas e regulado o carbura, agora preciso fazer alguns testes. Antes preciso colocar óleo pois neste tempo em que ele estava xaropão o danado do óleo baixou que foi uma beleza... estava empoçando próximo ao filtro de ar... até estragou o filtro... alguma recomendação para um marinheiro de primeira viagem sobre qual óleo utilizar, e se preciso colocar algo para engrossar o óleo e minimizar o vazamento, que eu sei que é impossível zerar de vez??